31 de agosto de 2016

Mutirão de Cirurgias tem início nesta sexta-feira em Ipiaú


Com expectativa de atender 13 mil baianos no período de um ano, o Mutirão de Cirurgias tem início na sexta-feira (2), em Ipiaú, atendendo também moradores dos municípios de Aiquara, Barra do Rocha, Dário Meira, Ibirataia, Itagi, Itagibá e Jitaúna. Com investimento de aproximadamente R$ 30 milhões, o objetivo da ação é reduzir a fila de espera para a realização de seis procedimentos médicos. A ação, inédita no País, foi lançada no dia 15 de agosto pelo governador Rui Costa. O projeto é vinculado ao programa Saúde sem Fronteiras, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

De acordo com o titular da Sesab, Fábio Vilas-Boas, “inicialmente o atendimento será para os pacientes que tenham o cadastro nominal completo no Sistema de Gestão de Cirurgias Eletivas – Lista Única, e necessitam de cirurgias de hérnias inguinal, umbilical, recidiva e epigástrica, vesícula (colecistectomia), miomectomia e histerectomia”.

Nos três primeiros dias do mutirão serão realizados exames pré-operatórios em uma unidade móvel, que ficará na Praça Rui Barbosa, em Ipiaú. Serão feitos eletrocardiograma, raio-x de tórax (maiores de 45 anos), ultrassonografia e consultas do cirurgião e anestesista. As cirurgias serão realizadas de 5 a 22 de setembro, no Hospital Geral de Ipiaú.

Ainda no mês de setembro, o Mutirão de Cirurgias começará os atendimentos nas cidades de Jaguaquara, onde, nos dias 12 e 13, a unidade móvel ficará na Praça JJ Seabra; e em Camaçari, onde os exames pré-operatórios serão feitos na unidade móvel instalada no Centro Administrativo de Camaçari, entre os dias 15 e 18. Ao todo, moradores de 18 municípios serão beneficiados com a realização da ação nestas duas cidades.

O Governo do Estado disponibilizará a equipe médica e toda a estrutura para os procedimentos, além do acompanhamento do paciente após a cirurgia. Os atendimentos médicos serão realizados nos hospitais estaduais e nas unidades complementares de cada região do estado. Isso permitirá que o paciente tenha maior comodidade e não faça grandes deslocamentos. As prefeituras serão responsáveis pelo cadastramento e por garantir o acesso dos pacientes às cidades onde serão realizados os procedimentos.


Fonte: Ascom/Sesab

Nenhum comentário:

Postar um comentário