12 de agosto de 2016

Agricultores familiares são orientados para acessar o crédito Pronaf Agroecologia


Acelerar os processos de transição agroecológica. Com esse foco, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), em parceria com o Banco do Nordeste, está somando esforços para aumentar o acesso ao crédito nas linhas de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Agroecologia.

A Bahiater está promovendo ciclos de debates sobre agroecologia, em diversos territórios de identidade do estado, voltados para agricultores familiares, técnicos extensionistas e agentes financeiros. Desta terça até quinta-feira (16 a 18), a atividade acontecerá no Território de Identidade Baixo Sul. A programação terá início no município de Taperoá, na Casa de Agricultura, das 9h às 12h.

Nos encontros são abordados temas como financiamento da produção com base agroecológica, linhas de crédito, condições necessárias para acessar o crédito, e realizada visita de campo para conhecer experiências agroecológicas. Também é apresentado um panorama histórico sobre agroecologia.

Transição

Os agricultores familiares estão sendo incentivados a investir na transição agroecológica, passando da maneira convencional de produzir com agrotóxicos e técnicas que agridem a natureza, para novas formas de fazer agricultura, com tecnologias de base ecológica, empoderamento de mulheres e jovens, agroextrativismo, valorização de povos e comunidades tradicionais. O objetivo é integrar à produção agrícola o respeito e a conservação da natureza, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos consumidores e aos agricultores.

A linha de crédito do Pronaf Agroecologia é concedida a pequenos produtores, que possuem Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP) e apresentem projeto técnico para sistemas de produção de base agroecologia ou em transição para sistemas de base agroecológica ou orgânica. 

O projeto deverá ser elaborado por técnicos cadastrados no Sistema Informatizado de Assistência Técnica e Extensão Rural (Siater). O agricultor deve possuir ainda toda a documentação necessária para o financiamento, a exemplo da carteira de identidade (RG), CPF, documento da propriedade do imóvel, entre outros.

PROGRAMAÇÃO

16 de agosto

Local - Casa de Agricultura do município de Taperoá 
Horário - 9h às 12h 
Municípios participantes - Nilo Peçanha, Taperoá, Valença, Aratuípe e Jaguaripe.

17 de agosto

Horário
 - 9h às 12h 
Local - Sindicato Rural do município de Camamu
Municípios Participantes - Ibirapitanga, Igrapiúna, Ituberá, Camamu.

18 de agosto 

Horário - 9h às 12h 
Local - Sítio Vibração, localizado a dois quilômetros da sede do município de Presidente Tancredo Neves. 
Municípios participantes - Teolândia, Presidente Tancredo Neves, Wenceslau Guimarães, Gandu, Piraí do Norte.


Fonte: Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário