2 de agosto de 2016

Assistência Social comemorou o Dia dos Avós





Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida. Foi com esse objetivo que a secretaria municipal de Assistência Social de Floresta Azul, através do CRAS, promoveu na ultima quinta-feira, 28, das 14 às 16:30h, uma homenagem em comemoração ao Dia dos Avós, com o grupo de Idosos que fazem parte do programa de Atenção à Melhor Idade (AMI), da Casa Mário José da Rocha, localizada na Rua Tiradentes s/n.

O evento contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Eliana Alcântara; da psicóloga Fátima Ornelas, que fez uma palestra sobre os aspectos positivos e negativos do envelhecimento; da coordenadora do Cras, Soane Lima; da coordenadora pedagógica Resilis Barros; do educador físico Cyro Carvalho; da assistente social do Cras Isis Karoline; do grupo de apoio do Cras, além de aproximadamente 60 idosos vinculadas ao AMI e jovens vinculados ao SCFV.
A confraternização teve início com a palestra realizada pela psicóloga Fátima Ornelas. Em seguida o educador físico Cyro Carvalho aplicou uma dinâmica de descontração em grupo com a participação de dezenas de avós e jovens. Para os avós aniversariantes dos meses de maio, junho e julho, foram feitas uma homenagem especial com mensagem musical, cantadas por jovens do SCFV.
O momento envolveu entre outras coisas: a amizade entre o grupo, o abraço fraterno e amigo, além da importância do idoso no convívio social. Na parte final do encontro foi servido um lanche (bolos, doces e salgados) e entrega de lembrancinhas para todos os presentes.

O Dia dos Avós
Esse dia é comemorado em 26 de julho, data em que se celebrava o Dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. A data da festa de São Joaquim sofreu várias alterações ao longo dos tempos. Inicialmente era celebrada no dia 20 de março, associada a São José, tendo sido depois transferida para o dia 16 de agosto. E, finalmente, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima.











Nenhum comentário:

Postar um comentário