25 de julho de 2016

IFBA: Labprosaud recebe acreditação do INMETRO





O Labprosaud (Laboratório de Produtos para Saúde) mais uma vez saiu na frente. No último dia 11 de julho, tornou-se o primeiro laboratório brasileiro a receber a acreditação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para realizar serviços de calibração em instrumentos de medição para radiações ionizantes, voltados para radiodiagnóstico e proteção radiológica.

A conquista também o qualifica como o primeiro no Brasil na realização de ensaios em luminárias cirúrgicas e de diagnóstico, bem como na realização de ensaios em vestimentas de proteção contra raios x.
Entre os equipamentos avaliados pelo Labprosaud, estão luminárias cirúrgicas e aventais utilizados para a realização de radiografias nos consultórios odontológicos. “É fundamental realizar o gerenciamento de riscos dessas tecnologias, para garantir procedimentos para a população com qualidade e segurança”, explica o coordenador do laboratório, Marcus Navarro.
Navarro ainda esclarece que a acreditação representa o reconhecimento do órgão oficial brasileiro e possibilita que os serviços também sejam realizados para outros países com validação legal. Empresas, instituições e pessoas, que utilizem qualquer tipo de medidor de radiação em radiodiagnóstico, podem solicitar os serviços.
O Labprosaud faz parte do Polo de Inovação Salvador (PIS), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), sendo resultado dos esforços e planejamento do campus Salvador, com apoio da Reitoria.
Credenciamentos
O Labprosaud ainda tem avançado em credenciamentos em outras instituições. Em maio, aderiu à Rede de Serviços Tecnológicos para Produtos para a Saúde (Prodsaude), do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), para atuação em equipamentos médicos. Desde 2015, também é o único em funcionamento credenciado no Brasil, pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), para realizar ensaios em vestimentas de proteção contra Raios-X.
Texto e Foto: Ass. de comunicação IFBA-Ilhéus

Nenhum comentário:

Postar um comentário