20 de junho de 2016

Governo reforça ações em prol da ampliação da oferta de água em Itabuna


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), reforça as ações em prol da ampliação da oferta de água na região de Itabuna, no sul da Bahia. Além de enviar 70 tanques de 10 mil litros para uso comunitário, a secretaria autorizou a Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb) a perfurar 12 novos poços em áreas estratégicas. Seis poços tiveram viabilidade de captação de água para consumo humano e vazão total de 33.980 litros por hora, o que possibilitará ainda a implantação de sistemas simplificados de abastecimento.

No Parque Boa Vista, a vazão foi de 1.804 de litros por hora, enquanto em Jaçanã II chega a 6.839. Em Ferradas (Fazenda Rancho), a vazão é de 2.955, em Serrado de 17.600, Conceição de 3.667 e a Vila Zara (Avenida Beira Rio) tem vazão de 1.115 litros por hora. A SIHS também viabilizou um convênio entre a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e a Prefeitura de Itabuna para a aquisição de produtos químicos para tratamento de água e a distribuição de 35 carros-pipa.

As medidas, de acordo com o secretário Cássio Peixoto, somam-se a outras já executadas, com o objetivo de resolver a crise hídrica em Itabuna, cujo aporte de recursos destinados é da ordem de R$ 3,8 milhões. Aliado a isso, o secretário destaca o início das obras da Barragem do Rio Colônia, “que viabilizará o abastecimento regular de mais 350 mil moradores da região". A construção da barragem representa investimento de R$ 36 milhões, com recursos provenientes do PAC 2 e do Governo do Estado. 

Fonte: Ascom/SIHS

Nenhum comentário:

Postar um comentário