2 de junho de 2015

SDR, Seplan e MDA discutem importância dos Planos de Desenvolvimento Territorial para Bahia



Um grupo de técnicos das secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e do Planejamento (Seplan), da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), discutiu nesta segunda-feira (01), na sede da Seplan, no Centro Administrativo, em Salvador, a importância de articular políticas eficientes que viabilizem a elaboração dos Planos Territoriais de Desenvolvimento Sustentável (PDTS) e do Plano Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário da Bahia (PEDRSS-BA).

O encontro, que teve a presença do chefe de Gabinete da SDR, Ivan Fontes, do delegado federal do MDA, Welliton Rezende, teve como convidado o mestre em Economia e consultor internacional em Ciências e Técnicas de Governo, Irvin Herrera, conhecido pela atuação em Planejamento Estratégico em várias universidades públicas e privadas colombianas.
Em sua palestra, Herrera destacou princípios fundamentais para otimizar o planejamento territorial. “Precisamos construir a síntese, o plano livro do processo, e ter um sistema permanente de pensamento para alimentar as decisões. O planejamento deve se preocupar com o tempo, com a perspectiva - para onde vamos e  onde estamos, o cenário futuro que queremos construir, saber o projeto político e diferenciar governabilidade de participação, escutando a comunidade”, disse.
Antes da exposição do consultor, foi feita uma breve apresentação do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS) e mostrado os elementos que compõem o contrato do Plano Estadual. Na pauta, foi ainda discutida a integração do Estado à lógica de planejamento e gestão concebidas a partir do MDA, materializadas no Plano Nacional e a adesão ao Sistema Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, reaplicando a experiência na Bahia.

Foram abordados assuntos como a captação de recursos para elaboração dos Planos Territoriais, fortalecimento dos colegiados e disponibilidade de recursos do MDA para construir os planos.
Os participantes também falaram sobre a necessidade de utilizar como subsídios proposições feitas em conferências e planos territoriais já existentes, facilitando a elaboração e consolidação de novos planos, o papel do Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF) e do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) neste processo, entre outros aspectos voltados ao desenvolvimento rural baiano.


Fonte: Guta Barros


Nenhum comentário:

Postar um comentário