8 de abril de 2015

Setur apresenta Plano de Desenvolvimento do Turismo na região do cacau


Representantes de oito municípios da Costa do Cacau (Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Canavieiras, Santa Luzia, Una, Uruçuca e Pau Brasil), juntamente com os setores público municipal e privado, participam de articulação feita pela Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) para validação do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (Pdits). 

Apresentado pelo secretário do Turismo, Nelson Pelegrino, durante reunião em Ilhéus, nesta quarta-feira (8), o plano visa ao planejamento do turismo de maneira sustentável a curto, médio e longo prazos. Estabelece ainda as bases para a definição de ações e prioridades definidas após diversas oficinas públicas de debate e construção coletiva do planejamento. "Construímos aqui a coesão na busca de soluções de infraestrutura integradas, condições para o desenvolvimento da instância regional de governança para o turismo e fortalecimento da identidade regional”, afirmou Pelegrino.
O plano prevê ainda ações para a melhoria do produto turístico, infraestrutura para avanços na urbanização, tratamento de resíduos sólidos, capacitação de mão de obra, preservação ambiental e estratégias de marketing promocionais. Os prefeitos de Canavieiras, Almir Melo, de Itacaré, Jarbas Barbosa, e de Uruçuca, Fernanda Silva, e o vice-prefeito de Ilhéus, Carlos Machado, participaram da reunião, além dos secretários municipais de Turismo e representantes do trade da região. 

A Costa do Cacau é famosa por ter sido retratada nos romances de Jorge Amado, por meio da vida nas fazendas de cacau, com destaque para a cultura agrícola da região. Ainda neste mês haverá reuniões do Pdits na Costa do Dendê e na Costa dos Coqueiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário