6 de abril de 2015

Rede de atendimento a fornecedores do Estado será ampliada no interior



A Secretaria da Administração (Saeb) implantará um Posto Avançado de Cadastramento de Fornecedores na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, no sul da Bahia, ainda neste primeiro semestre. Além de fomentar a regionalização nas contratações e ampliar a participação das micro e pequenas empresas (MPEs) nas compras governamentais, a expansão da rede de fornecedores do Estado estimula a competitividade e a produtividade entre as empresas do interior.


Por meio de um convênio será formalizada a parceria com a Uesc estabelecendo as atribuições das partes e demais informações relativas à operacionalização do posto. Ocorreu o mesmo procedimento com os postos já implantados pelo Estado nas universidades estaduais de Feira de Santana (Uefs) e do sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Vitória da Conquista. Nessas instituições, a instalação de postos descentralizados do Cadastro Unificado de Fornecedores (CAF) ampliou a possibilidade de cadastramento de pequenas empresas, as quais têm aprimorado a qualidade de produtos e serviços oferecidos ao Estado a preços mais competitivos.
Segundo o diretor do Cadastro de Fornecedores da Saeb, Marcos Lopes, no processo de descentralização do cadastramento de fornecedores, ganham tanto o Estado, que agiliza o processo de registro cadastral, quanto as pequenas empresas que, “com a proximidade do posto, tem o acesso às compras governamentais facilitado, contribuindo com o programa estadual de desenvolvimento regional, já que as MPEs representam categorias numerosas e geram mais empregos”.
De acordo com ele, os postos descentralizados resultam em benefícios para as unidades compradoras do Estado nos municípios - onde as contratações tendem a ser mais ágeis - e para as empresas fornecedoras que, além da celeridade, ganham nos itens maior acesso e conforto. “A interiorização do atendimento incentiva a legalização das empresas, uma vez que o estabelecimento de melhores condições para a inserção do fornecedor no CAF torna as compras governamentais mais atrativas”, destaca.
A criação dos postos avançados surgiu como solução para o aumento da demanda de solicitações de registro cadastral de fornecedores, reduzindo a concentração do fluxo no núcleo central instalado na Saeb e nos 12 postos de atendimento ao fornecedor (SAF). Desses, cinco funcionam na capital e sete no interior do Estado, a maioria integrada à estrutura da rede do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

Os postos SAF são responsáveis por orientar os interessados em fornecer produtos e serviços para o Estado, além de receber, analisar e encaminhar os documentos relativos ao registro cadastral para a unidade central da Saeb ou aos postos de cadastramento. “Os postos instalados nas universidades reduzem a sobrecarga da unidade central, agilizando os serviços”, finaliza Marcos Lopes.
fonte: Secom- Ba.

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