15 de setembro de 2014

Colégios de Itabuna recebem Museu Itinerante




Visita do Museu de História Natural contribui para o desenvolvimento dos alunos nas escolas e despertam o interesse pelos estudos

Importante ferramenta para aprimorar e desenvolver o processo educacional dos alunos do ensino fundamental ao ensino médio, o museu tem como principal função o desenvolvimento científico, juntamente com a aquisição de novas informações e lapidando os conhecimentos já adquiridos.
Está acontecendo desde o final de agosto, em Itabuna, a turnê do Museu de História Natural Wilson Estevanovic, que irá percorrer 16 escolas particulares na cidade. A exposição de meteoros, lavas de vulcão, pedras preciosas, fósseis de animais pré-históricos, réplica de dinossauros, é uma grande oportunidade dos alunos poderem vivenciar a diversidade de cultura e de vida no planeta.

De acordo com Wilson Estevanovic Neto, Diretor do Museu, o projeto é vinculado ao museu fixo. “Nossa intenção é oferecermos cultura, arte, educação e ciências aos alunos. Um dos principais objetivos é popularizar o acesso aos museus, principalmente o de história natural, já que existem muitos poucos nessa área”, explica.
As crianças ficaram deslumbradas com essa vivência. A aluna Sofia Rosa, do 4º Ano do Ensino Fundamental I, ficou maravilhada com a abordagem de todo o material apresentado. “Foi uma aula show, que ampliou o meu conhecimento de forma clara, onde irei levar por toda a minha vida escolar. Ame. Eles estão de parabéns”, disse Sofia.
Para Cyntia Ferreira, coordenadora Pedagógica do Colégio Decisão Anglo, em Itabuna, uma das escolas que recebeu o projeto do Museu Itinerante, essas visitas são ferramentas extremamente importantes para propiciar aos alunos a vivência de atividades extracurriculares. “A intenção é propiciar aos alunos uma vivencia extracurricular sem sair da escola, ampliando o conhecimento de forma lúdica. Projetar na criança o desejo pela cultura, pelos museus e pelo teatro. Como se saltassem dos livros, uma experiência empírica, vivenciando na prática aquilo que só se vê nos livros”, explica.
Para especialistas, o Museu é um espaço de educação não-formal, já que os alunos começam a ter contato com termos e conceitos científicos, incentivando a partir da observação e manipulação dos objetos disponíveis, ampliando assim a bagagem cultural e desenvolvendo diferentes formas de aprendizagem. 


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