Visita do
Museu de História Natural contribui para o desenvolvimento dos alunos nas
escolas e despertam o interesse pelos estudos
Importante ferramenta para aprimorar e desenvolver o
processo educacional dos alunos do ensino fundamental ao ensino médio, o museu
tem como principal função o desenvolvimento científico, juntamente com a
aquisição de novas informações e lapidando os conhecimentos já adquiridos.
Está acontecendo desde o final de agosto, em Itabuna, a
turnê do Museu de História Natural Wilson Estevanovic, que irá percorrer 16
escolas particulares na cidade. A exposição de meteoros, lavas de vulcão,
pedras preciosas, fósseis de animais pré-históricos, réplica de dinossauros, é
uma grande oportunidade dos alunos poderem vivenciar a diversidade de cultura e
de vida no planeta.
De acordo com Wilson Estevanovic Neto, Diretor do
Museu, o projeto é vinculado ao museu fixo. “Nossa intenção é oferecermos
cultura, arte, educação e ciências aos alunos. Um dos principais objetivos é
popularizar o acesso aos museus, principalmente o de história natural, já que
existem muitos poucos nessa área”, explica.
As crianças ficaram deslumbradas com essa vivência. A
aluna Sofia Rosa, do 4º Ano do Ensino Fundamental I, ficou maravilhada com a
abordagem de todo o material apresentado. “Foi uma aula show, que ampliou o meu
conhecimento de forma clara, onde irei levar por toda a minha vida escolar. Ame.
Eles estão de parabéns”, disse Sofia.
Para Cyntia Ferreira, coordenadora Pedagógica do
Colégio Decisão Anglo, em Itabuna, uma das escolas que recebeu o projeto do
Museu Itinerante, essas visitas são ferramentas extremamente importantes para
propiciar aos alunos a vivência de atividades extracurriculares. “A intenção é
propiciar aos alunos uma vivencia extracurricular sem sair da escola, ampliando
o conhecimento de forma lúdica. Projetar na criança o desejo pela cultura,
pelos museus e pelo teatro. Como se saltassem dos livros, uma experiência
empírica, vivenciando na prática aquilo que só se vê nos livros”, explica.
Para especialistas, o Museu é um espaço de educação
não-formal, já que os alunos começam a ter contato com termos e conceitos
científicos, incentivando a partir da observação e manipulação dos objetos
disponíveis, ampliando assim a bagagem cultural e desenvolvendo diferentes
formas de aprendizagem.
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