15 de setembro de 2014

Centro de Cultura de Jequié reabre nesta terça-feira



Todas as atividades programadas para o espaço no restante deste mês e em outubro farão parte do Programa de Gratuidade de Pautas. O espaço vinculado à Diretoria de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), estava em manutenção desde o mês de julho, a fim de oferecer uma estrutura mais qualificada e segura para artistas, produtores e, principalmente, para o público.

A cidade de Jequié, no centro sul baiano, faz festa para celebrar o retorno às atividades do Centro de Cultura ACM, espaço vinculado à Diretoria de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), que desde o mês de julho passava por manutenção a fim de oferecer uma estrutura mais qualificada e segura para artistas, produtores e, principalmente, para o público. Foram investidos R$ 583 mil em serviços como conserto de telhado, forro, pintura e manutenção do ar condicionado, entre outros.


O Centro reabre as portas nesta terça-feira (16), em cerimônia com a presença do secretário de Cultura, Albino Rubim. A programação especial segue durante 15 dias. Foram preparados shows, rodas de conversa, exposições, circuito de cinema e espetáculos de dança e teatro, tudo pensado de acordo com a proposta de territorialização que baliza o Ocupe Seu Espaço, Programa de Dinamização dos Espaços Culturais da SecultBA.

“A reabertura do Centro de Cultura de Jequié tem uma grande importância para o desenvolvimento cultural, não apenas da Cidade do Sol, mas também demais 15 cidades que integram o território do Médio Rio de Contas, que ao todo conta com 16 municípios. Preparamos uma grande celebração envolvendo artistas e grupos de Jequié e possibilitando ainda ao público o acesso à produção cultural de outras regiões do estado”, pontua Chicco Assis, diretor de Espaços Culturais da SecultBA.

A programação do “Jequié – Reaberto” faz parte do Programa de Dinamização de Espaços Culturais da SecultBA – Ocupe seu Espaço, que conta com diversas ações ao longo de todo o ano. Integram o programa atividades de cessão de pautas gratuitas, programações temáticas, Circuito Popular de Cinema e Vídeo (CPCV), mediação e formação de plateia junto a escolas, organizações e comunidades, Circuito de Festivais, Credenciamento de Artistas, política de acesso com ingressos gratuitos ou a baixo custo, encontros da classe artística e produtores locais.


Integram a programação artistas locais e credenciados pela chamada pública lançada pela SecultBA para o ano de 2014, democratizando o processo. Para comemorar a reabertura junto com toda a comunidade cultural, todas as pautas do Espaço no restante do mês de setembro e durante todo o mês de outubro farão parte do Programa de Gratuidade de Pautas – Pauta Gratuita, independente de tema. Uma iniciativa que possibilita aquecer rapidamente a demanda por ocupação do espaço e um uso mais dinâmico, que contemple a diversidade de manifestações artístico-culturais da região.

Centro de Cultura de Jequié

O Centro de Cultura de Jequié é um dos 17 espaços geridos pela Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura, através da Diretoria de Espaços Culturais, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e tem capacidade para 524 espectadores sentados na plateia do palco principal, sendo seis destes assentos destinados a portadores de necessidades especiais. Conta ainda com três salas para ensaios, oficinas e cursos e um espaço exclusivo para exposições. Três camarins dão suporte aos artistas em seus espetáculos, que contam com um palco de mais de 140 m² e uma boca de cena de quase 10 metros de largura por 6m de altura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário