17 de janeiro de 2014

Estado anuncia construção de sete unidades prisionais na Bahia

O sistema prisional baiano terá mais 3.822 vagas. O contrato foi assinado pelo governador Jaques Wagner e o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, nesta sexta-feira (17), na Governadoria, em Salvador. Estão previstas a construção de sete unidades prisionais e a ampliação de outras quatro na capital baiana e no interior.
As novas vagas serão disponibilizadas em Salvador, Itabuna, Vitória da Conquista, Barreiras, Irecê, Brumado, Paulo Afonso e Juazeiro. Atualmente, a população prisional é de 12.300 pessoas para nove mil vagas. Com as novas 3.822 vagas, o déficit de espaço nos presídios será superado, restando ainda 522 vagas que serão preenchidas com parte dos presos em delegacias.
“Com esta assinatura [do contrato], vamos dobrar o número de vagas que tínhamos em 2007 [aproximadamente 6.700]. Fizemos investimento de R$ 150 milhões e estamos abrindo mais vagas”, disse o governador.
O secretário destacou a importância da ressocialização, por meio de ações educativas e qualificação profissional, ao possibilitar ao detento poder retornar à sociedade com uma capacitação. “Saímos de 800 internos trabalhando ou estudando para cinco mil em dois anos e meio, [o que é] um número significativo. Todas as unidades, por determinação do governador, terão salas de aula e oficinas para que os presos possam trabalhar”.  

Gmm – GF

17.01.2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário