27 de outubro de 2014

Mesa redonda celebra centenário de Diógenes Rebouças nesta terça-feira





Com o apoio das secretarias estaduais de Cultura (Secult), via Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura (Ipac), e da Fazenda (Sefaz-BA), o Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia (IAB-BA), a Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Faufba) e a Organização Odebrecht realizam nesta terça (28), às 17h, no Palácio Rio Branco, em Salvador, a mesa redonda ‘Diógenes Rebouças: O artista plástico’. O evento comemora o centenário de nascimento do considerado o mais renomado arquiteto baiano.

O Ciclo de Mesas Redondas Temáticas acontece mensalmente desde maio deste ano, com temas específicos e em diferentes locais, reunindo pesquisadores da obra do arquiteto Diógenes Rebouças, além de antigos colaboradores, parceiros, clientes e alunos.
 A mesa será coordenada pela diretora geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Elisabete Gándara, e terá a presença dos arquitetos Francisco Senna, professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Alejandra Muñoz professora da Escola de Belas Artes da Ufba e curadora adjunta da III Bienal de Arte da Bahia, e Juciara Nogueira, professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Celebração - O centenário de nascimento de Diógenes Rebouças tem sido celebrado com um vasto programa de eventos técnicos e comemorativos, a exemplo de missas, exposições e oficinas, além de visitas guiadas às grandes obras assinadas pelo arquiteto.
 O estudante de arquitetura da Unijorge, Rafael Pedreira, foi um dos participantes, no último dia 16, da visita guiada pelo professor da Faufba, Nivaldo Andrade  à Escola-Parque e às escolas-classe que compõem o Centro Educacional Carneiro Ribeiro (CECR), no bairro da Caixa D’Água.
 "Achei bastante proveitoso. Acredito que superou as minhas expectativas e de todos que também participaram", disse Pedreira. Na opinião dele, nem com as novas tecnologias, os arquitetos contemporâneos conseguem fazer o que Rebouças fez. "Precisamos inovar, sair do ctrl+c, ctrl+v'..

Homenageado - Diógenes de Almeida Rebouças nasceu em 1914, no município de Amargosa. Teve importante papel na construção da paisagem de Salvador e de outras cidades baianas e na formação de novas gerações de arquitetos e urbanistas. Expoente da arquitetura e do urbanismo na Bahia, foi responsável por projetos como a antiga Fonte nova, o Hotel da Bahia, a Escola Parque, a Avenida Contorno e a Faculdade de Arquitetura da Ufba.

27/10/14
cas/is

Nenhum comentário:

Postar um comentário