Atendendo à demanda
aeroportuária em uma das regiões que mais crescem economicamente na Bahia, o
novo aeroporto em construção no município de Vitória da Conquista, no sudoeste
baiano, contará com sistema de operação por Instrumento IFR (Instrument Flight Rules).
O equipamento
segue um conjunto de regras utilizadas pelo piloto para conduzir uma
aeronave, se orientando pelos instrumentos de bordo, ao invés de referências
visuais exteriores à aeronave, que dependem das condições climáticas
para operar.
Essa qualidade do serviço
proporcionará voos noturnos com mais segurança e conforto para os usuários,
além de atrair novos investimentos para a região, de acordo com o secretário
estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti. Ele informa que as obras do novo
aeroporto já foram iniciadas, devendo ser entregues à população conquistense em
2016.
“Além de ser operado com
instrumentos, o novo terminal permitirá o pouso de aviões de grande porte, com
reflexo positivo inclusive nas tarifas, uma vez que aeronaves maiores têm
condições de cobrar mais barato. Outro beneficio é a ligação da cidade com
grandes centros urbanos sem precisar fazer escala em outro aeroporto, em função
da autonomia da aeronave”, explica Cavalcanti.
O projeto do novo aeroporto,
orçado em R$ 60,3 milhões, prevê uma pista de pouso e decolagem com 2.100 metros de
comprimento e 45 metros
de largura, em condições de operar aviões de grande porte. Terá também um pátio
para aeronaves de 193
metros de comprimento e 50 metros de largura, uma
pista para taxiamento de aviões, rampa de equipamentos, subestação elétrica,
balizamento noturno e acessos viários, além de tudo que existe de moderno em
termos de serviço de prevenção, salvamento e combate a incêndio.
Com as mudanças, o aeroporto
estará capacitado a receber aeronaves maiores, com capacidade de ampliar o
número de passageiros, a exemplo do Boeing 737-800, passando a atuar com
aviação regular (voos de linhas aeras e transporte de cargas) e também não
regular (voos executivos).
Limitações do atual - Nos últimos dez anos, o atual Aeroporto
Pedro Otacílio Figueiredo, localizado próximo à zona urbana de Vitória da
Conquista, sem condições de ampliação, quadruplicou o tráfego de aeronaves. Em
2013 o número mensal de passageiros foi de 24 mil, chegando tal número a ser
dez vezes maior se comparado ao ano de 2005, quando foi registrada uma média de
2.400.
Atualmente, o terminal é
homologado pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) para voo apenas
visual, o que limita as condições operacionais não só em relação à capacidade
da aeronave, como também em termos de segurança, com os voos sendo
automaticamente cancelados sempre que chove, uma vez que a visibilidade do
piloto é afetada.
06/08/14
kas/i
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