9 de março de 2013

Egípcio morre em confronto com a polícia após pena de morte a 21 réus


Um manifestante egípcio morreu neste sábado (9) em um confronto com a polícia perto da praça Tahrir, no Cairo, após um tribunal do país confirmar a sentença de morte contra 21 pessoas por participação em um motim no estádio de futebol de Port Said em 1º de fevereiro de 2012, quando 74 torcedores morreram.
A decisão já havia sido anunciada em janeiro, mas foi anunciada neste sábado. Fontes de segurança informaram à agência de notícias Reuters que a pessoa morreu pelos efeitos de uma bomba de gás lacrimogêneo. Outros 65 indivíduos envolvidos no protesto ficaram feridos, alguns por balas de borracha.
Segundo o chefe dos serviços de emergência egípcios, Mohammad Sultan, a vítima morreu asfixiada dentro da ambulância que a transportava após ter aspirado o gás usado pelas forças de segurança, que enfrentam centenas de manifestantes revoltados.
Segundo a agência France Presse, um manifestante teria sido morto por bala de fogo em um confronto com a polícia. Mas ainda não está claro se seria a mesma vítima.
A televisão estatal do Egito também exibiu imagens de manifestantes levados em ambulâncias.
O veredito anunciado nesta manhã enfureceu milhares de torcedores, que atearam fogo à Federação Egípcia de Futebol e a um clube da polícia próximo na manhã deste sábado. Dois helicópteros do Exército foram usados para apagar o fogo.
Apesar de o caso envolver torcedores de dois times de futebol rivais, o Al-Ahly e o Al-Masry, os protestos têm ganhado um caráter político, pois muitos moradores culpam a polícia de ter apoiado a violência no ano passado.
Os confrontos, que ocorrem entre grupos de jovens e policiais há várias semanas, foram retomados depois que um tribunal do Cairo condenou, além das 21 pessoas à morte, 24 a penas entre um ano de prisão e sentença perpétua. Outras 28 foram absolvidas.
Incêndios
A sede da Federação Egípcia de Futebol e parte de um clube da polícia foram incendiados por torcedores do clube Al-Ahly na manhã deste sábado (9) no Cairo, logo após a confirmação da sentença de morte para os 21 acusados.
Os bombeiros tentaram apagar as chamas que se propagavam pelo edifício da federação de futebol, localizado no mesmo bairro que o clube da polícia. Dois helicópteros do Exército também foram usados ​​para combater o fogo.
Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas nos protestos, segundo informou um funcionário do Ministério da Saúde egípcio à agência estatal de notícias Mena.
Entenda o caso
A tragédia aconteceu durante um jogo entre os times Al-Masry e Al-Ahli no estádio de Port Said. Quase no fim da partida, quando o Al Masry, mandante do jogo, vencia por 3 x 1, torcedores do Al-Ahli abriram cartazes com ofensas ao Al-Masry, e um deles entrou no campo com uma barra de ferro.
A torcida do Al-Masry reagiu invadindo o gramado e agredindo os atletas do Al-Ahli, e depois voltaram às arquibancadas para bater em torcedores rivais. Segundo testemunhas, a maioria das mortes foi de pessoas pisoteadas pela multidão ou que caíram das arquibancadas.

Jovem chora por colega morto em confronto com a polícia no Cairo neste sábado (Foto: Nasser Nasser/AP)
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário