3 de outubro de 2012

Comitê alerta para risco de epidemia de dengue em dez municípios


Dez municípios da Bahia foram listados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) como em situação de risco ou alerta para ocorrência de dengue no próximo verão. A relação foi divulgada nesta quarta-feira (3), durante a reunião do Comitê Estadual de Mobilização Social de Prevenção e Controle da Dengue na Bahia, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM).

Os dez municípios que correm o risco de enfrentar uma epidemia no próximo verão são: Salvador, Itabuna, Feira de Santana, Ilhéus, Senhor do Bonfim, Guanambi, Jacobina, Serrinha, Jequié e Teixeira de Freitas, por concentrarem 44,8% das notificações do estado. “Precisamos unir esforços, envolver a população para uma atitude cidadã”, ressaltou Elisabeth França, Coordenadora do Grupo Técnico Ampliado da Sesab.

Na reunião, representantes das instituições membro apresentaram o conjunto de atividades que vem sendo desenvolvidas nos últimos quatro meses. Dentre outras ações, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA), durante as fiscalizações nas obras, verificou possíveis situações de reprodução do mosquito, orientando os proprietários e funcionários.

Formado por representantes do poder público e da sociedade civil (empresas privadas, igrejas, instituições educacionais, associações, etc.), o comitê tem como finalidade a elaboração de novas propostas relacionadas à prevenção, por meio de mobilização social, e é presidido pela Sesab, com a assessoria técnica e operacional da FLEM.

Neste ano de 2012, até 29 de setembro, foram notificados 66.684 casos de Dengue na Bahia, correspondendo a um aumento de 30,81% em relação ao mesmo período de 2011, quando foram notificados 50.974 casos. Até o momento, 401 (96,2%) municípios notificaram a doença através dos sistemas de informação da vigilância epidemiológica.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário