O governo da Bahia inaugurou este ano um novo ciclo para a educação no estado. A escola foi colocada como ponto de convergência de todas as políticas públicas educacionais. O desafio é melhorar o desempenho dos estudantes das redes públicas, seja do Estado ou dos municípios. Para isso, a Secretaria da Educação (SEC) implantou o programa Todos pela Escola, pautado em dez compromissos para garantir aos estudantes o direito de aprender. As metas até 2014 visam elevar a aprovação em todos os níveis e séries e assegurar que as escolas alcancem, no mínimo, as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) estabelecidas pelo Ministério da Educação.
O primeiro compromisso é garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade. Para vencer esse desafio estruturante, a SEC firmou o Pacto com os Municípios e já está atuando, em regime de colaboração, este ano, com 217 prefeituras, atendendo a 191.718 estudantes. Recentemente, mais 112 prefeituras aderiram ao pacto, totalizando 329 municípios, que em 2012 vão iniciar o ano letivo aplicando a metodologia de alfabetização com letramento para 345.086 estudantes, incluindo também a alfabetização matemática.
Respeitando a autonomia municipal, a secretaria assume a formação dos coordenadores e professores alfabetizadores e a produção e distribuição de livros e materiais didáticos para as crianças e seus professores, assim como o monitoramento e a avaliação. “A alfabetização com letramento na idade certa é decisiva para diminuir o abandono, a evasão e aumentar a aprovação e o interesse pelos estudos, assegurando a base para o pleno desenvolvimento do estudante no seu percurso educativo”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto.
Na segunda fase do ensino fundamental, a prioridade na área pedagógica é fortalecer as aprendizagens prioritárias de língua portuguesa e matemática, como base para o sucesso escolar dos estudantes. Este ano, a Bahia inovou ao organizar livros didáticos específicos para a aplicação da metodologia do programa Gestar na rede estadual, beneficiando inicialmente 121.240 estudantes de 276 escolas. A meta, a partir de 2012, é atender a todos os estudantes do ensino fundamental. A iniciativa visa combater a repetência e o abandono escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário