28 de agosto de 2011

Entrevista com o novo administrador do Hospital Arlete Marom de Ibicaraí


O Prefeito Lenildo Santana empossou no dia (01/o8), as 10h00min horas, o bioquímico e empresário Carlos Alberto Matos, como o novo diretor administrativo do Hospital Regional Arlete marom, em substituição a Jose Pinto que esteve à frente da administração por dois anos e meio. Pinto, como é popularmente conhecido, e tem larga experiência política, assumiu a assessoria de gabinete do prefeito junto com o atual assessor Janildo Marques na elaboração de novos projetos políticos para o município.

Carlos Alberto de Matos Ferreira (Carlinhos do Biovida), é natural de Ibicaraí, formado e graduado em Farmácia Comercial e bioquímica pela Universidade Federal da Bahia, Pós- graduado em planejamento educacional pela Universidade Salgado de Oliveira do Rio de Janeiro (Universo), especialista em Citologia Vaginal pela UFBA, é proprietário do Laboratório de Analises Clinicas Biovida, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Presidente local do Partido Socialista Brasileiro (PSB), e Professor de Biologia dos colégios Guedes e ETEI de Ibicaraí.

 Quando o Sr. assumiu a direção do hospital?

Carlos Alberto- Assumi oficialmente no dia 01 de Agosto a convite do Prefeito lenildo Santana que me pediu para fazer um trabalho de reformulação na área administrativa e organizacional.

Qual foi o seu primeiro ato logo após a posse?

C. A.- Comecei fazendo reuniões com cada coordenador separadamente para conhecê-los e saber a necessidade de cada setor. Após as entrevistas individuais fiz uma com todos, onde expus como eu vim para o cargo e esclareci como é minha maneira de administrar.

Qual foi à maior dificuldade que o Sr. encontrou ao assumir?

C. A.- Sinceramente, se lhe dissesse que tive alguma dificuldade eu seria um grande mentiroso, muito pelo contrario, a receptividade me surpreendeu. Devo lhe confessar que o hospital conta com um quadro de funcionários dedicados, competentes e de confiança, por isso não encontrei dificuldades, ate porque á administração de pinto foi muito boa.

Quais as especialidades medicas que o hospital oferece, e em que dia da semana temos acesso a esses especialistas?

C. A.- Na segunda-feira temos um Ginecologista-Obstetra, um Gastro, um Pediatra e um Clinico Ambulatorial, na terça-feira um Ginecologista, um Ultrassonografista, um Pediatra e um Clinico, na quarta-feira um Clinico, na quinta-feira, um ortopedista, um Psiquiatra, um Cirurgião, um Clinico e um Geriatra e na sesta, um Urologista e um Ginecologista.

Quantos médicos o hospital tem em seu quadro, digo, médicos efetivos?

C. A.- Nos temos sete médicos na escala plantonista sendo; segunda-feira Drª Najla Godoy, terça, Dr. Ricardo Ribas, quarta, Dr. Giovanni Almeida, Quinta, Dr. Paulo Meira e Ricardo Ribas, sesta, Dr. Pedro Roberto, sábado Dr. Paulo e domingo, Drª Luciana Leite.

Como funciona o plantão medico no hospital?

C.A.- Temos 130 funcionários na ativa, com um corpo clinico de 25 médicos, 06 enfermeiras, 24 técnicos de enfermagem,01 nutricionista,01 farmacêutico,06 motoristas de ambulância e funcionam 24 horas interruptas, pois existe uma atenção muito especial do prefeito Lenildo Santana por este Hospital e nosso objetivo é em breve voltar a funcionar o centro cirúrgico,inclusive o prefeito já encaminhou um projeto para a sua aquisição, pois este Hospital tem uma das melhores estruturas para uma cidade do porte de Ibicaraí.

Quais são os aspectos que mais preocupam atualmente a administração do Hospital?

C. A.- A falta de entendimento da população em relação aos médicos. Os pacientes quando chegam querem ser atendidos imediatamente, só que noventa por cento das consultas poderiam ser resolvidas nos postos, aí o que acontece, as recepcionistas ficam completamente indefesas perante o paciente que naquele momento quer resolver o seu problema. Por isso defendo uma melhor relação da recepção com a Secretaria Municipal de Saúde, ou seja, quando o medico do posto tiver qualquer problema, seja de saúde ou atraso que nos informe para poder informamos aos médicos do hospital.

O que o Hospital tem feito para melhorar o atendimento ao Cliente?

C.A.- Estou concluindo um relatório que será entregue ao prefeito ainda esta semana com todas as necessidades que o hospital tem. De imediato eu vou dar mais atenção ao pronto socorro e a recepção e esclarecer para a população que a prioridade nessa administração é os menos favorecidos.

O Hospital é proprietário de todos os Serviços Auxiliares de Diagnose e Terapia, por exemplo, Raios-X e Laboratório ou estes serviços são terceirizados? Por quê?

C.A. Só temos a ultrasonografia que é terceirizada. O raios-X, eletrocardiograma e o laboratório são próprios.

Quais são os planos do Hospital para o futuro?

C.A. - Não sei se conseguirei, porque depende de vários fatores extras ao meu comando, más, o que depender de mim e dá compreensão dos demais gestores, o hospital está pronto para entrar no futuro. Devemos investir no pronto socorro, no centro cirúrgico, fardamentos, câmaras, mudanças em alguns setores, informatizar a recepção e uma assistente social sem ter que alterar ou criar uma estrutura física, só completá-la.

Na parte social precisamos investir em capacitação, humanização, comunicação entre setores, avaliações por competência e uma melhor relação medico-hospital-paciente.


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