10 de fevereiro de 2017

Projeto Eco das Vozes do Povo Negro chega a Buerarema


Acontece até o próximo domingo (12), no município de Buerarema, no território Litoral Sul do estado, uma série de oficinas, apresentações culturais, dentre outras atividades, com foco na temática racial. A ação faz parte do projeto “Eco das Vozes do Povo Negro”, contemplado no Edital Novembro Negro, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi), em parceria com o Instituto Macuco Jequitibá. 

Um cortejo afro pelo respeito à diversidade e pela paz, com ampla participação de povos de terreiro e lideranças da capoeira, abriu a programação na última quarta-feira (08). No mesmo dia foram realizadas palestras com representações do executivo, legislativo e sociedade civil na Câmara Municipal. Cristiano Lima, da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial da Sepromi, acompanha as atividades no local. 

“O edital é uma das iniciativas do governo estadual para interiorizar a política pública, facilitando o seu acesso à população mais vulnerável: mulheres, homens e jovens negros”, ressaltou Lima. Nesta quinta-feira (09), no Terreiro Mãe Yemanjá, estão sendo realizadas oficinas gratuitas sobre combate à intolerância religiosa, culinária afro-brasileira e capoeira enquanto elemento de identidade cultural. 

“O público é diversificado, tanto na faixa etária quanto na classificação econômica, envolvendo desde beneficiários do programa Bolsa Família a empresários”, disse uma das organizadoras do projeto, Ligia Callaz, destacando, ainda, a importância da chamada pública. “Essa é a primeira vez que um encontro sobre consciência negra é realizado aqui, e o edital foi fundamental para concretizarmos, pois captar recursos é difícil. Logo, quando soubemos que podíamos concorrer não pensamos duas vezes”.

Para a sexta-feira (10) estão programadas oficinas sobre enfrentamento à violência doméstica e ao extermínio da juventude negra, além de empoderamento das mulheres negras. Já no sábado (11) será realizada uma eco trilha na Serra da Pedra, seguida de show de maculelê. O encontro termina no domingo (12) com exposição de artesanato, jogos, oficina das bonecas Abayomi e batalha de rap com o tema da consciência negra.



 


Fonte: Ascom/ Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário