15 de dezembro de 2016

Estratégias para desenvolvimento do turismo são apresentadas em Ilhéus


Sugestões para o desenvolvimento do turismo na Costa do Cacau foram apresentadas a empresários, gestores municipais e comunidades nesta quinta-feira (15), durante lançamento do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), proposto pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur) para a região. O encontro foi realizado no Praia do Sol Hotel, em Ilhéus, um dos municípios que integram a zona turística, formada ainda por Itabuna, Itacaré, Canavieiras, Santa Luzia, Una e Uruçuca.

“A Costa do Cacau é rica em diversidades cultural e natural. Com estratégias, como a inovação dos atrativos e a criação de novos produtos turísticos, poderemos atrair mais visitantes, fazendo com que eles também passem mais tempo vivendo a experiência de estar na Bahia. Tudo isso resulta no desenvolvimento econômico da região”, disse o secretário estadual do Turismo, José Alves, durante o evento.

Além de subsidiar o desenvolvimento da zona turística, o PDITS tem o objetivo de fornecer informações para atração de investimentos públicos e privados, considerando os atrativos de cada município. O documento traça um diagnóstico do turismo e infraestrutura da região - com 180 quilômetros de litoral - e apresenta sugestões de ações de curto, médio e longo prazo, que devem contribuir para o desenvolvimento da atividade turística na Costa do Cacau.
 
Entre as propostas estão a oferta de qualificação profissional e empresarial; gestão ambiental das áreas com potencial turístico; sinalização turística; construção de mercado de artesanato e fortalecimento da produção associada ao turismo; ampliação do sistema de abastecimento de água e de esgotamento sanitário; pavimentação de vias; e construção/recuperação de pontes, dentre outras.

Capitaneado pela Setur, o processo de elaboração do planejamento contou com a consultoria da Barcelona Media Inovação Brasil e participação do trade turístico, secretarias e departamentos de turismo das cidades e população local.
 
Fonte: Ascom/Setur

Nenhum comentário:

Postar um comentário