22 de outubro de 2016

Secretaria Municipal de Saúde realiza mutirão na UBS Oséas Peixoto




Texto: Arnold Coelho - Fotos: André Luiz Evangelista
A Prefeitura de Ibicaraí através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã de ontem sexta-feira (21), das 08:00 às 12:00h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Oséas Peixoto (antigo SESP), um Mutirão da Saúde para mulheres. O evento faz parte do cronograma de ações alusivas ao ‘Outubro Rosa’ e atendeu durante toda manhã dezenas de mulheres.

Segundo a Coordenadora da Atenção Básica Alessandra Mateus, uma equipe da secretaria de Saúde esteve de prontidão durante toda a manhã na UBS Oséas Peixoto. Foram realizados 30 testes de HIV, 30 de Sifilis e 30 de Hepatite C, exames das mamas, além da atualização do calendário vacinal (dentro do movimento nacional que visa a conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e da prevenção contra o câncer de mama). "A ação foi positiva e muitas mulheres compareceram na Unidade Básica de Saúde para realizar os exames gratuitos. A prevenção é sempre o melhor remédio. Toda mulher precisa procurar a sua unidade de saúde e fazer os exames de rotina", disse Alessandra.

Outubro Rosa                                          
Na década de 1990 nasceu o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente durante todo o mês de outubro, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário