21 de outubro de 2016

Estudantes baianos apresentam veículo lançador de sementes em Pernambuco


Alunos do Colégio Estadual Maria José de Lima Silveira, em Sobradinho (a 550 quilômetros de Salvador), estão participando da Semana Nacional de Ciência e Teologia, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Petrolina, Pernambuco. Na ocasião, eles apresentam aos participantes detalhes sobre produção e execução do ‘Veículo Lançador de Sementes’, desenvolvido por eles no âmbito do projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado. O veículo, em formato de foguete, é feito com garrafa pet e papelão e, ao ser lançado, dispersa sementes pelo ar, contribuindo para a recuperação de áreas degradadas na região do Semiárido.

Outra experiência na área socioambiental, e que também está sendo apresentada pelos alunos, é sobre a aplicação da matemática para o uso racional da água de descarte de limpeza dos tanques da Empresa Municipal de Serviço de Água e Esgoto em Sobradinho (Emsae). O projeto simula, por meio de maquete, como a água seria direcionada para os pequenos agricultores, calculando o volume de água desperdiçado pela Emsae e o tamanho do perímetro em que este excedente pode ser utilizado. 

A estudante do 8º ano, Jadna Cristina, 12 anos, fala do aprendizado proporcionado pela participação em eventos como este. “Temos a satisfação de compartilhar nossas conquistas e incentivar que os outros estudantes também desenvolvam o seu trabalho. Com o lançador de sementes, estamos trazendo novas perspectivas para os agricultores”. Ela ainda comentou que a ideia é sempre aperfeiçoar o trabalho. “Além do banco de sementes, estamos incluindo, no projeto, o monitoramento por satélite, com parceria da Embrapa, dos locais recuperados para podermos estar analisando os resultados”, afirma.

Também participando da apresentação, a estudante do 9º ano, Ellen Moreira, 14, contou que a experiência de apresentar o trabalho é tão gratificante quanto produzi-lo. “Estamos muito satisfeitos com a apresentação dos projetos, principalmente quando podemos trocar experiências com profissionais da área e alunos com interesse no trabalho”, avalia.

A professora e orientadora, Cida Nunes, fala da intervenção social proporcionada pelos projetos. “Estamos trabalhando com estes projetos em comunidades e áreas rurais há bastante tempo, onde conseguimos premiações e destaques em feiras sobre o tema, além da imprensa nacional. Agora estamos desenvolvendo um banco de sementes em parceria com a Embrapa do Semiárido, o que está ajudando bastante no desenvolvimento do projeto Veículo Lançador de Sementes”, destaca.



Fonte: Ascom/Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário