23 de agosto de 2016

Conjunto Penal de Vitória da Conquista tem funcionamento autorizado


O novo Conjunto Penal de Vitória da Conquista foi entregue na última segunda-feira (22), durante visita do governador Rui Costa ao município. A unidade contempla um módulo masculino com 533 vagas e um módulo feminino com 214 vagas. Com o investimento em torno de R$ 33 milhões, a unidade foi construída em dez meses e será gerida através do método de cogestão pela empresa Socializa, vencedora da licitação. 

"Seguramente vai desafogar toda a situação prisional e, sobretudo, as possibilidades de ressocialização, para que possamos devolver os pós pena à sociedade capacitados e melhorados", ressaltou o secretário estadual da Administração Penitenciária, Nestor Duarte.

Instalado na terceira maior cidade do estado, o Conjunto Penal tem 8.495,23 m2 de área construída e conta com uma infraestrutura moderna e de alta segurança. As paredes da unidade foram feitas com concreto de alto desempenho, com resistência de 80 Mpa, e a segurança da unidade conta ainda com um sistema CFTV, que é um sistema de vigilância e monitoramento avançado. Além disso, a unidade utiliza um controle de água, luz e celas pelo primeiro pavimento, que permite ao agente de disciplina controlar os comandos da unidade sem precisar ter contato direto com o interno.

Na área de saúde, o novo Conjunto Penal também traz inovações. A unidade conta com um Módulo de Saúde, que contempla consultórios médico e odontológico, cela psiquiátrica, farmácia e leito de cela. Esse módulo permite que os internos recebam todo tipo de atendimento e prevenção a doenças na própria unidade, reduzindo a necessidade de deslocamento do cumpridor a uma unidade hospitalar somente nos casos mais graves e específicos. A unidade também está apta para receber pessoas portadoras de necessidades especiais.

O projeto do novo Conjunto Penal de Vitória da Conquista abarcou ainda a necessidade de áreas específicas para ressocialização dos internos. A unidade oferece salas de aulas, biblioteca, salas de oficina e de informática. Além disso, os internos terão acesso a um pátio coberto e outro ao sol. A unidade conta ainda com cozinha industrial, panificadora, lavanderia e sala de parlatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário