10 de setembro de 2015

Secretaria da Administração recicla oito mil pneus da frota estadual


A Secretaria da Administração (Saeb) realiza nesta quinta-feira (10) o quarto carregamento de pneus inservíveis oriundos da frota estadual e destinados à reciclagem, totalizando oito mil unidades recolhidas para o beneficiamento de derivados da borracha. A iniciativa – realizada desde 2011, por meio de convênio firmado com a Associação Reciclanip, entidade sem fins lucrativos formada por empresas fabricantes de pneumáticos – tem como objetivo promover a destinação adequada do produto.

Os pneus que já não apresentem condições de uso são abrigados em posto de coleta no Almoxarifado Central do Estado, que tem capacidade para abrigar dois mil pneus para carro de passeio ou 300 dos de caminhão. As associações ligadas à Reciclanip são responsáveis pela retirada do material. Os oito mil pneus que foram destinados à reciclagem têm rodagem acima dos 100 mil quilômetros e passaram pelos procedimentos padrão para conservação, como alinhamento, balanceamento e rodízio entre dianteiros e traseiros.

Benefícios 

A ação integra o Programa Compras Públicas Sustentáveis do Estado e o Programa Agenda Ambiental da Administração Pública - A3P. Além de promover práticas ecologicamente responsáveis, o projeto permite que diretorias administrativas e gestores de frota detenham um maior controle do consumo de pneumáticos, otimizando seu uso e ampliando seu ciclo de vida útil, além de promover seu descarte de forma correta e produtiva. A fiscalização é feita pelos gestores de frota de cada unidade e pela própria Saeb, gestora do projeto.

A borracha dos pneus pode ser reaproveitada como combustível alternativo na indústria de cimento, uma das principais destinações do material. Segundo informações da Reciclanip, a borracha tem capacidade térmica maior que a do carvão, ficando atrás apenas do coque de petróleo. O material ainda pode ser empregado na laminação de calçados, dutos pluviais, pisos industriais e de quadras poliesportivas, na fabricação de asfalto e artefatos de borracha, como tapetes para carros e componentes de vedação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário