31 de julho de 2015

Árbitros da Uesc vão atuar nos Mundiais de Triathlon e Paratriathlon


A União Internacional de Triathlon (ITU) e a Confederação Brasileira de Triathlon (CBtri) convocaram um professor e quatro alunos árbitros da Associação dos Triatletas do Sul da Bahia (Astrisul) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) para compor a equipe de arbitragem dos mundiais de Triathlon e Paratriathlon.

Os eventos serão realizados neste final de semana, no Rio de Janeiro, e, desde desta inicio da semana, o professor Alberto Kruschewsky e os alunos Rory Wesley e Daniel Mazzutti, do curso de Educação Física, Neto Madureira, do curso de Enfermagem, e Cláudio Rosa, graduado em Educação Física na universidade, participam de um curso no Hotel Rio Othon Palace, no bairro de Copacabana, que formará árbitros com status para atuar em grandes eventos como as Olimpíadas de 2016. 

Para o professor Alberto Kruschewsky a cidade de Ilhéus e a Uesc vão estar representadas nos eventos-teste do Triathlon e Paratriathlon no Rio de janeiro em decorrência do apoio dispensado pela instituição. Ele enfatiza que tudo começou com a vinda a Ilhéus do árbitro e facilitador da União Internacional de Triathlon (ITU) e Confederação Brasileira de Triathlon (CBtri), Roberto Menescau, para ministrar na universidade, em 2012, o curso de Árbitro Internacional.

"A universidade, além de sediar o curso apoiou, por meio de sua Reitoria, do Departamento de Ciências da Saúde e do Colegiado de Educação Física, realizando parceria com a CBtri e possibilitando as viagens dos alunos para arbitragem em provas internacionais da entidade. A participação nas competições realizadas em outros estados era condição necessária à complementação da certificação".

O professor destaca a iniciativa do Colegiado do Curso de Letras em aderir à iniciativa, disponibilizando curso de inglês voltado para os eventos, com o material didático fornecido pela ACE Associates. Também a Associação dos Triatletas do Sul da Bahia (Astrisul), criada recentemente, realizou os simulados de triathlon, “construindo o ambiente necessário ao treinamento adequado para atuação na modalidade."

O evento-teste de Paratriathlon será realizado neste sábado (1°), em Copacabana, que conta pontos para o ranking classificatório para os Jogos Rio 2016 e reúne 60 atletas de 15 países. No domingo (2), ocorre a seletiva de Triathlon Olímpico, com 125 atletas de 25 países. Os três primeiros das disputas masculina e feminina garantem vaga nos jogos de 2016. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário