6 de julho de 2015

ACS recebem tablets da Prefeitura para ajudar no trabalho diário em Ibicaraí


Texto: Arnold Coelho – Fotos: André Luiz Evangelista
O plenário da Câmara de Vereadores de Ibicaraí recebeu na manhã de hoje, segunda-feira, 6, a presença maciça dos Agentes Comunitários de Saúde de Ibicaraí (ACS). A reunião foi para entregar 73 tablets Samsung, de 7’ polegadas, Wi-Fi, com 8 GB, 1 MG de memória RAM, câmera de 2 mega pixel, com processador Dual Core de 1.2 GHz e GPS.

Estiveram presentes também o prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, o secretário Municipal de Saúde, Pinheiro Farias, o vereador Klaus Farias e parte da equipe da Saúde local.
A ação faz parte do plano de modernização dos ACS e está sendo feita com recursos próprios da Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde do município, que está recebendo o apoio logístico do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) do Ministério da Saúde. O PMAQ funciona por meio da indução de processos que buscam aumentar a capacidade das gestões municipais, estaduais e federal, em conjunto com as equipes de Saúde, no sentido de oferecer serviços que assegurem maior acesso e qualidade à população.
Em contrapartida o Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP) irá ministrar, nos próximos três dias, um curso para todos os ACS, com o objetivo de ensiná-los e qualificá-los a manusear o novo equipamento. “Daremos três dias de treinamento para todos os Agentes Comunitários de Saúde de Ibicaraí, nos períodos matutino e vespertino, onde ensinaremos como manusear o tablet, coletando e fornecendo informações atualizadas no banco de dados do Ministério da Saúde”, disse Jaildo Aboboreira, instrutor do IMAP.
“É um sonho antigo e uma promessa cumprida pelo prefeito Lenildo Santana. Assim que assumi deixei claro para o prefeito que precisávamos fazer esse esforço de qualificar e equipar nossos Agentes de Saúde. É uma conquista para a nossa Saúde local”, disse o secretário Municipal de Saúde, Pinheiro Farias.

“Qualificar nossos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) é mais um passo no processo de modernização do nosso sistema de saúde local. Esses equipamentos vão ajudar muito no levantamento de dados e informações de uma forma rápida e segura. São novos equipamentos, novas unidades de saúde e a certeza de que com investimentos teremos uma saúde melhor no futuro”, disse o prefeito Lenildo Santana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário