25 de novembro de 2014

Lançado sistema para mapear casos de violência contra mulheres na Bahia




No Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres (25 de novembro), a Bahia deu um passo importante para o enfrentamento do problema social que assusta pessoas do gênero feminino em todo o mundo. Por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM-BA), o Governo do Estado lançou na manhã desta terça-feira, no Centro de Referência da Mulher Yolanda Pires, no município de Camaçari, o Sistema Estadual de Informação sobre a Violência contra as Mulheres (Sisprev), que vai permitir o mapeamento dos casos de violência de gênero em território baiano. 

O Sisprev é um sistema sobre dados das beneficiárias que acessam os 19 Centros de Referência da Mulher espalhados pela Bahia. Com a ferramenta, o Estado terá condições de gerar relatórios que contribuirão para o acompanhamento mais efetivo das ações desenvolvidas e, consequentemente, a expansão da Rede e da Política de Prevenção e Enfrentamento do problema.
“A gente vai ter dados de quantitativo e tipo de violência, entre outras informações difíceis de serem obtidas. Tudo isso será fundamental para que a gente possa traçar o perfil da vítima e adaptar as nossas ações para ela”, afirmou a coordenadora do Centro de Referência da Mulher Yolanda Pires, Cathilene Vieira.
Campanha mundial  
A ação desta terça-feira reforça a mobilização dos '16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a mulher', que acontece em 159 países. No Brasil, principalmente na Bahia, as manifestações começaram cinco dias antes, na última quinta-feira (20), por ser o Dia da Consciência Negra. O término das atividades está marcado para 10 de dezembro, quando é comemorado o Dia Universal dos Direitos Humanos.
“É um período em que a gente vai realizando muitas ações. Utilizamos como o mote a Lei Maria da Penha, com o objetivo de fortalecer essa lei, que é uma das mais conhecidas do Brasil. Aqui [Bahia], vamos ter mais do que 16 dias de visibilidade dessa luta para proteger as mulheres, mas a mobilização continua durante o ano todo”, enfatizou a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa.






Fonte: Texto e fotos-Secom-Ba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário