Itabuna, principal polo
comercial e de prestação de serviços do Sul da Bahia, será uma das maiores
beneficiadas com a implantação do Porto Sul, projeto de R$5,6 bilhões do
Governo da Bahia. A cidade foi palco, sexta-feira (13), de uma audiência
pública do Ibama, que apresentou à população o estudo de impacto ambiental
(EIA), relatórios complementares, caderno de resposta aos questionamentos e do
Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).
Na quinta-feira (12), a
audiência foi em Ilhéus.
Nas duas cidades, cerca de 2 mil pessoas participaram das
discussões e receberam informações das adequações ao projeto.
Na audiência em Itabuna, o
assessor da Casa Civil do Governo da Bahia, Eracy Lafuente, explicou o objetivo
do encontro: “nossa intenção não é cooptar, acelerar ou intensificar o processo
mas coletar críticas e colaborações como fizemos nas outras audiências que
resultaram na mitigação do impacto ambiental do projeto e na colaboração de
todos para que esse empreendimento tenha êxito”.
O Porto Sul favorecerá a
instalação de novos empreendimentos na Bahia e criará milhares de empregos. “O
alcance social dos investimentos mudará o perfil da região e trará
desenvolvimento para toda a região”, afirmou o prefeito de Itabuna, Claudevane
Leite.
O superintendente do Ibama na
Bahia, Célio Costa Pinto, destacou que ao todo foram realizadas dez audiências
com um total de 12 mil participantes.
“Este é, sem dúvida, o projeto
mais debatido e enriquecido de contribuições da sociedade organizada na Bahia”.
Para ele, esse modelo trouxe colaborações que servirão de referencial para
outros projetos no futuro. “As discussões em torno do Porto Sul foram um
exercício importante que gerou confiança de que as audiências são um espaço
sério, que aproveita e incorpora o debate. Isso prova que o projeto ficou muito
melhor economicamente, ambientalmente e socialmente”, ressaltou Costa.
Em estágio avançado de
licenciamento, o Porto Sul será o maior empreendimento portuário privado da
região Nordeste, que servirá para escoar minério de ferro e produtos agrícolas
do interior da Bahia para o exterior por meio da Ferrovia de Integração Oeste -
Leste (FIOL). O projeto acaba de receber autorização de construção da Agência
Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e aguarda, agora, a licença de
instalação (LI).
Vdt/af
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