27 de abril de 2012

Rede estadual baiana é a terceira no país em distribuição de vagas para Educação Profissional

A rede estadual de Educação Profissional da Bahia é a terceira maior no país - atrás, apenas, do Paraná e São Paulo - no oferecimento de vagas, segundo o Censo Escolar Inep/MEC. Isso se deve ao fato de o Governo do Estado ter expandindo em mais de 1.400% o número de vagas de cursos técnicos de nível médio. No primeiro semestre deste ano, já são 56.604 matriculados. Além disso, mais 8.038 estudantes fazem qualificação profissional pelo Proeja Fundamental (Trilha ProJovem Urbano e Saberes da Terra).

Esta oferta deverá ser ainda mais ampliada, com 12.405 vagas de qualificação profissional e três mil de cursos técnicos de nível médio pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 

Para alcançar este desempenho, o Estado criou 29 Centros Territoriais de Educação Profissional e 25 Centros Estaduais de Educação Profissional e ampliou a oferta de cursos para 104 unidades de ensino. Ao expandir a oferta para o interior, passou de 23 municípios, em 2007, para 119 municípios com cursos técnicos em 2012, abrangendo todos os 27 Territórios de Identidade.
Articulação 
O número de cursos técnicos de nível médio oferecidos passou de 15, em 2007, para 75, em 2012, em 11 Eixos Tecnológicos. Na rede, são oferecidas diferentes formas de articulação - Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, Proeja Médio, Proeja Médio e Fundamental em Regime de Alternância, Subsequente (Prosub) e Concomitante.

Esta evolução não é apenas quantitativa, afirma o superintendente da Educação Profissional, Almérico Lima. “Temos uma matriz curricular diferenciada, alinhada com as diferentes realidades socioeconômicas e ambientais da Bahia. O Governo do Estado está preparando os nossos jovens e trabalhadores para que sejam cidadãos plenos, sujeitos de direitos e profissionais aptos a se beneficiarem do crescimento da Bahia, com maiores oportunidades de inserção no mundo do trabalho e de permanecerem nos seus locais de origem”.

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