Na próxima segunda-feira (1º), as 123 unidades do Serviço de Intermediação para o Trabalho (Sinebahia) voltam a funcionar em todo estado, já com o sistema Mais Emprego. Durante toda essa semana, as equipes tiveram acesso à nova ferramenta, que tem como principal novidade o compartilhamento dos dados presentes nos cadastros do Sinebahia, com informações de outros sistemas federais.
A mudança permitirá, por exemplo, acesso direto ao histórico dos trabalhadores através do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e dados vinculados ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). É por esse motivo, que a numeração do PIS, PASEP ou do NIS passa a ser exigida para a realização de novos cadastros e para a pesquisa de vagas.
Outro ganho esperado está na integração das ações de intermediação, qualificação profissional e habilitação do seguro-desemprego. O sistema, considerado uma plataforma mais leve e simples de ser operada, deve reduzir ainda mais o tempo de espera do trabalhador. A expectativa do Sinebahia é de que, a médio prazo, o número de atendimentos cresça em até 20%.
Adaptação
O Sinebahia, no entanto, ressalta que será necessário um pequeno período para a adaptação das unidades ao uso da ferramenta. O serviço entende sua atual importância para os trabalhadores baianos, mas solicita a compreensão da população no início desse processo, para que, em breve, as melhorias trazidas pelo Mais Emprego sejam percebidas.
• Documentação cadastro: RG, Carteira de Trabalho, CPF, comprovantes de residência e escolaridade; além do número do PIS, PASEP ou NIS.
• Documentação pesquisa: Carteira de Trabalho e número do PIS, PASEP ou NIS.
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