1 de dezembro de 2018

Praça Gastronômica da Feira da Agricultura Familiar traz sabores do interior baiano para a capital


O público da capital baiana tem a oportunidade de conferir, até este domingo (2), a diversidade dos sabores tradicionais de 22 regiões do estado, na Praça Gastronômica, da 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, no Parque de Exposições de Salvador. O espaço conta também com apresentações culturais a partir das 18h.

No local, que funciona para almoço, jantar e happy hours, o público poderá saborear pratos típicos, a exemplo da Malamba e do Godó (Chapada Diamantina); dos Cortes Especiais de Cordeiro, Escondidinho, Carré e Espetinho de Bode (Território Bacia do Jacuípe e Velho Chico); Carne Defumada de Caprino (Sertão Produtivo); Ostra (Recôncavo); Mariscada (Baixo Sul); Linguiça de Tilápia (Sertão do São Francisco); Moquecas (Extremo Sul); comidas elaboradas com Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs (Portal do Sertão); além dos tradicionais Beijus, Mingaus e petiscos variados.

Panc Gastrô

Um dos restaurantes é o do Portal do Sertão, o Panc Gastrô, que traz uma variedade de pratos feitos com plantas alimentícias e não convencionais como o pastel de Bredo, Bredo com Camarão, Galinha Caipira com ora pro nobis, carne de jaca, doce de palma e cocada de licuri cozido e talharim com almôndegas de Bredo.

A representante da Associação Comunitária do Saco dos Mulatos, em Santanópolis, e estudante em educação no campo, Emanuela Terra Nova, ressaltou o diferencial do restaurante: “Estamos trazendo um resgate cultural do consumo dessas plantas que foram esquecidas depois da proposta da revolução verde e maquinários na agricultura”.

O visitante da feira Edivagno Rios provou e aprovou o pastel de Bredo: “Este é um espaço maravilhoso de integração. A comida do Panc Gastrô, o pastel de camarão com bredo é nota 10. A feira traz música, cultura, artesanato, comidas típicas, para que toda população de Salvador e região possa ter o privilégio de usufruir de momento especial. Que a feira se repita por muitos anos”.

Cerveja e chopp de umbu


A Praça Gastronômica traz ainda quiosques com Cerveja e Chopp de Umbu, da Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), de Uauá, o Frozen de tamarindo e maracujá, da Cachaça Paramirim, da Cooperativa Dos Produtores de Derivados da Cana-de-açúcar (Coodecana).

A feira

A 9ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária é promovida pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).

O tema da feira é a Mulher Rural, que vem dando cara e forma para um rural mais humano, inclusivo e produtivo. Nos Armazéns da Agricultura Familiar, montados no espaço do evento, são comercializados mais de dois mil produtos, de 270 empreendimentos, entre cooperativas e associações dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.




 

Fonte: Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário