17 de dezembro de 2018

Comunidade no município de Itapé recebe habitações rurais


A vontade de ter uma moradia digna, segura e com área para um quintal produtivo se tornou realidade, na vida de 19 famílias da comunidade rural Estiva de Baixo, no município de Itapé, Território Litoral Sul, neste sábado (15), durante agenda de entrega de casas.


As habitações rurais foram destinadas as famílias que moravam em áreas de risco, próximo a construção da Barragem do Rio Colônia, inaugurada pelo Governo do Estado da Bahia em julho deste ano. A ação é voltada para regularizar as questões de acesso a água em cidades como Itabuna, Itapé, Uruçuca e toda a região.

O secretario de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, participou da cerimônia de entrega das chaves das casas e ressaltou que o lar é um espaço que ajuda na construção dos laços familiares: “Aqui nós temos dois aspectos a serem destacados: um é a Barragem do Rio Colônia, construção importante para economia, turismo e segurança hídrica local e territorial. E o outro, é a entrega dessas casas para as pessoas que seriam atingidas pela Barragem. Uma agenda valiosa pois a casa é um local sagrado onde se compreende o amor e a importância da família”.


Sobre as casas

As unidades habitacionais possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro, varanda e cisterna, tem metragem total de 44,78m2. As 19 casas somam um investimento total de R$ 798.000,00. A construção desses empreendimentos foi resultado de convênio firmado entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR, e a Cooperativa de Habitação Rural da Bahia (Coopehabitar).

“Vamos viver mais despreocupado. Quando a gente trabalhava e morava nas fazendas próxima a Barragem do Rio Colônia, caso a gente fosse despachado, ficávamos de cara para o ar, sem saber para onde ir. Agora não, com emprego ou sem, temos um teto onde morar”, celebrou Vanderli Silva, um moradores da Estiva de Baixo que recebeu a casa.

Tatiele Ferreira, esposa de Silva e mãe dos gêmeos Phelipe e Raphael, informou que a nova morada servirá também para tocar um empreendimento da família. “Lá na casa nova vamos ajeitar o salão e tocar os trabalhos e esperar melhora cada vez mais”, afirma a cabelereira.


Produção rural

As habitações rurais entregues têm espaço para um quintal produtivo, nesse sentido a SDR por meio do Instituto Biofábrica de Cacau, também doou 1000 mudas para fomentar o começo da produção rural, das famílias contempladas com as casas. “Distribuímos mudas de cacau, goiaba, abacaxi e cupuaçu. Mudas de qualidade, produzidas com tecnologia e inovação, que garantem a produção. Em março, na lua escura, início das chuvas, vamos ampliar a entrega de mudas não só para comunidade de Estiva, mas também para o município de Itapé”, contou o diretor-presidente da Biofábrica, Lanns Almeida.

Naeliton Rosa, prefeito de Itapé, ressaltou a agenda foi promissora para o desenvolvimento local. Segundo ele, “nosso município só tem a crescer e deslanchar com essa construção da Barragem e a entrega das casas, tudo isso contribui de maneira significativa para que Itapé tenha uma agricultura familiar mais forte e produtiva”, finalizou.




Fonte: Ascom/ SDR

Nenhum comentário:

Postar um comentário