8 de novembro de 2017

Ipac assina termo de cooperação com convento de 100 anos em Ilhéus


O Convento da Piedade, fundado em 1916, em Ilhéus, no sul da Bahia, assinou um termo de cooperação com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) nesta quarta-feira (8). “O Colégio de Nossa Senhora da Piedade de Ilhéus é tombado pelo Estado desde 2008, e a cooperação vai trazer assessoria ao bem patrimonializado, com vistorias e pareceres técnicos, assim como, atividades de educação patrimonial no local”, explica o diretor-geral do Ipac, João Carlos de Oliveira. 

O convento já foi beneficiado com o Edital de Museus/Ipac, em 2016, quando foram restauradas 18 obras de arte, entre elas as imagens das santas Joana D’Arc, Ângela, Teresinha de Lisieux e de Nossa Senhora da Piedade. O edital do Ipac tem recursos do Fundo de Cultura. 

Segundo João Carlos de Oliveira, o acervo integra a edificação inspirada em estilo arquitetônico neogótico francês. “A maior parte do acervo é composta de peças jesuíticas, vindas de São Paulo e Ribeirão Preto em meados do século XX”. Fundada em 1916 e concluída em 1928, a Igreja de Nossa Senhora da Piedade fica no Alto da Piedade, próximo à Baía do Pontal.
 
Museu, escola e igreja

No ato de assinatura, o diretor do Ipac foi representado pelo assessor de Relações Institucionais do Instituto, Andre Reis. O Instituto Nossa Senhora da Piedade, que administra o convento, possui museu, escola, igreja e laboratórios. Existe ainda uma poligonal de tombamento municipal que protege o entorno. 

A instituição é um símbolo religioso e educacional do município de Ilhéus e pertence à União Romana da Ordem de Santa Úrsula. A responsável pela criação do instituto foi a madre Maria Thaís do Sagrado Coração Paillart, uma ursulina francesa da comunidade de Quimperlé (Bretanha, França).
 
Ainda por meio do Edital de Museus/Ipac foram promovidas educação patrimonial e palestras no Convento, para contextualizar o acervo e socializá-lo. Além da igreja e museu, a edificação possui anexos, com duas escolas, um auditório para mais de 600 pessoas, quadra poliesportiva e o instituto ambiental Cabruca. Mais informações podem ser obtidas no telefone (73) 3221-8613 e site do convento.

 

Fonte: Ascom/Ipac

Nenhum comentário:

Postar um comentário