27 de março de 2017

Exposição nas estações do metrô celebra aniversário de Salvador


Salvador completa mais um aniversário de fundação em 29 de março e, como parte das comemorações, o público poderá conferir gratuitamente, a partir desta segunda-feira (27) a exposição ‘Salvador 468 anos: Uma Viagem no Tempo’. A mostra itinerária celebra o aniversário da capital baiana levando fotos históricas e postais do acervo do Museu Tempostal, que fica no Pelourinho, para pontos de metrô da cidade entre os dias 29 de março e 7 de abril: Na Estação Lapa, de 27 a 29 de março, Estação Acesso Norte, entre os dias 30 de março e 1° de abril, na Estação Pirajá, de 2 a 4 de abril e Estação Rodoviária entre os dias 5 e 7 de abril. 

Para a coordenadora do museu, Luzia Ventura, o objetivo é apresentar à população uma visão panorâmica da cidade. “Os museus se responsabilizam em preservar e divulgar a memória material de nossa história. Estamos trazendo 10 totens e 20 lâminas com imagens dos séculos XIX e XX para mostrar às pessoas a arquitetura e o urbanismo dessa época, tornando possível que elas conheçam mais sobre a história e cultura de nossa cidade através das transformações que aqui aconteceram do passado ao presente”, afirma. 

Os painéis retratam momentos históricos como a Colônia e expansão do Centro Antigo, nos bairros do Comércio e Pelourinho e bairros do entorno, Nazaré, o Antigo Dique e Barra. A mostra é fruto de uma parceria iniciada em 2016 entre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), a Diretoria de Museus (Dimus) e a concessionária responsável pela construção e operação do Metrô, a CCR Metrô Bahia, que prevê a realização de uma série de atividades nas estações do sistema metroviário durante o ano de 2017.

De acordo com Fátima Soledade, responsável pelo Núcleo de Articulação da Dimus, as ações têm como objetivo aproximar as pessoas dos museus. “São ações educativas e culturais. Queremos que a população conheça mais a cidade e mais sobre os projetos e atividades que nós temos disponíveis. As estações são lugares interessantes para isso. As pessoas param e olham e acabam estimuladas a procurar e visitar nossas áreas”, explica.

Quem usa o metrô fica encantado com a possibilidade de conhecer mais sobre a cidade entre uma viagem e outra. É o caso da aposentada Maria das Graças, de 69 anos. “É algo muito legal. Às vezes a gente quer ver obras assim, mas na correria do dia a dia acaba não tendo tempo. Aqui é bem legal de ver, achei muito legal. Os maiores beneficiados são os jovens que vão poder ver como as coisas eram no passado”, afirma.






 


Repórter: Tácio Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário