Foi lançado, neste sábado (11), no assentamento Terra Vista, município
de Arataca, Território de Identidade Litoral Sul, o Programa de Desenvolvimento
Econômico e Social da Mata Atlântica. O evento, que teve a presença do
secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues,
representando o governador Rui Costa, é uma iniciativa da Teia dos Povos e do
Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA).
A ação tem como objetivo proteger o bioma Mata Atlântica no estado da Bahia, conservando as espécies nativas de plantas e a fauna e construindo um bem viver para os povos da floresta, os extrativistas, assentados da reforma agrária, pequenos e médios agricultores familiares e todos aqueles que acreditam no potencial do cacau cabruca (produzido em um sistema que preserva a Mata Atlântica).
“Este é um projeto de desenvolvimento e de mudança cultural, que já conta com a parceria do Estado e envolve indígenas, quilombolas, ribeirinhos, assentados e agricultores familiares de uma forma geral. É também uma iniciativa de valorização da cadeia produtiva do cacau e o Governo já vem realizando um trabalho de parceria nas áreas de regularização fundiária, por meio da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), de acesso à água e de apoio à cadeia produtiva do cacau, por meio do edital do projeto Bahia Produtiva com recursos na ordem de R$ 10 milhões, que está sendo executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), entre outras ações, que resultam na melhoria da renda e das condições ambientais e econômica dos territórios envolvidos”, afirmou o secretário Jerônimo Rodrigues.
O evento, que acontece até o domingo (12), tem programação que inclui o plantio simbólico de um hectare de Sistema Agroflorestal (SAF) e distribuição de mudas. Confira a matéria completa no site da SDR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário