25 de março de 2016

'Bloqueios' são feitos em diversas ruas de Ibicaraí para combater o Aedes aegypti





Texto: Arnold Coelho - Fotos: Antonio Lima

O combate ao mosquito (Aedes aegypti) transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika virou uma missão prioritária. Em Ibicaraí a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica tem intensificado campanhas de conscientização junto à população; mutirões de limpeza e orientação ao combate ao mosquito e bloqueios (fumacê, com aplicação de inseticida) feito através de uma equipe de Agentes de Combate as Endemias (ACE), pelos bairros e distritos da cidade.
O bloqueio a uma ou mais ruas tem acontecido com frequência a partir de dados da Secretaria de Saúde, que recebe notificações das Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde cada novo caso é notificado e as informações são repassadas à Secretaria de Saúde, que analisa a região e determina se precisa acontecer o bloqueio do local.

Na manhã da última terça-feira o bloqueio foi feito em parte da Rua 7 e em toda a extensão da rua Paraíso, no bairro Caxingó. Além da aplicação do inseticida os Agentes de Combate as Endemias (ACE) orientaram os moradores sobre os cuidados para eliminar o mosquito.
Segundo Priscila Araújo, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, o bloqueio de uma área (rua ou quadra) é uma determinação do Ministério da Saúde, que orienta as Secretarias de Saúde de cada município que dê preferência aos locais onde há infestação elevada de Aedes aegypti, com ocorrências notificadas de casos de Dengue, Chikungunya ou Zika.



COMO FAZER O BLOQUEIO DE UMA RUA OU QUADRA
- Quando houver notificação de um caso suspeito de Dengue, Chikungunya ou Zika grave com data de início dos sintomas nos últimos 15 dias;
- Quando forem notificados dois ou mais casos suspeitos de Dengue, Chikungunya ou Zika dentro de um raio de 100m, em um intervalo máximo de 15 dias de ocorrência entre eles;
- Quando houver um caso confirmado pelo bloqueio de referência do Estado (LACEN), com data de início dos sintomas nos últimos 15 dias;
- A aplicação de inseticida deverá ser feita na residência e /ou no local provável de infecção, de acordo com a investigação epidemiológica.



CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA EVITAR A DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA:

- Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje;
- Remova as folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;
- Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje;
- Lave periodicamente por dentro, com escovas e sabão, os tanques utilizados para armazenar água;
- Mantenha caixas d´água sempre fechadas;
- Coloque areia nas bordas dos pratos de caqueiros;
- Guarde garrafas com a boca para baixo;
- Tenha cuidado com pneus velhos, para não acumular água;

- Coloque o lixo em sacolas plásticas e mantenha a lixeira fechada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário