18 de março de 2016

Tempo quente e chuva passageira marcam final do verão na Bahia


As condições do tempo previstas para o final de semana na Bahia, que marcam o término do verão e o início da estação do outono, neste domingo (20), permanecem sem grande mudança. De acordo com informações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), a massa de ar quente e seco continua na maioria das regiões do estado.

Na faixa centro-oeste e norte, que inclui o oeste, São Francisco, norte e setor oeste da Chapada Diamantina, além do sudoeste, a massa de ar atua de forma mais intensa, com previsão de céu ensolarado na maior parte do período. Ainda assim, em algumas localidades do extremo oeste - próximo à divisa com os estados de Tocantins e Goiás - não está descartada a ocorrência de chuva isolada devido aos altos índices de umidade e temperatura.

Já no centro-leste, que abrange o Recôncavo Baiano, sul, nordeste e parte do sudoeste e Chapada Diamantina, mesmo com a influenciada da massa de ar, a umidade vinda do Oceano Atlântico pode contribuir para a ocorrência de chuva fraca e de curta duração, com mais frequência durante a noite e inicio da manhã.

A previsão também vale para Salvador e região metropolitana, onde predomina céu parcialmente nublado e possibilidade de chuva passageira. A temperatura permanece elevada na capital baiana, oscilando entre mínima de 24°C e máxima de 33°C. Nas regiões nordeste, norte, São Francisco e oeste devem ocorrer os maiores índices, variando de 33°C a 36°C. Já a temperatura mais amena está prevista para as áreas serranas da Chapada Diamantina e sudoeste, com a mínima podendo chegar aos 16°C.

Maré e radiação

Desta sexta-feira a domingo (18 a 20), a maré deverá atingir altura máxima, da zero hora às 3h e entre 12h e 15h, variando de 1,7 e 2,6 metros. Já a altura mínima deverá ser registrada entre 6h e 9h e das 18h e às 21h, oscilando de 0,3 a 0,9 metro. Em relação às ondas, a previsão é de agitação fraca com altura máxima alcançando a 1,5 metro.

No mesmo período, os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) deverão variar de 13 a 14, classificados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na categoria ‘extrema’, o que exige atenção quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente das 10h às 16h. Para evitar danos à saúde, é recomendado o uso de protetor solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupas leves.

Fonte: Ascom/Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema)

Nenhum comentário:

Postar um comentário