Texto e fotos: Ascom Floresta
Azul | Cultura
O Colégio Estadual Fred
Gedeon, de Floresta Azul, realizou na noite do último domingo, 14 de novembro, o
Projeto Olhares VI: Da África ao município de Floresta Azul – Novos Olhares:
Identidades e Ações Afirmativas. As comemorações tiveram início as 19:00h com peça
teatral, pinturas e desenhos alusivos à vinda dos negros escravos de países
como Angola e Moçambique para o Brasil, além de danças, músicas, comidas
típicas, esporte e toda a cultura negra. Foi uma
noite onde os alunos do ensino médio do CEFG mostraram talento, conhecimento e
muita arte, focando a verdadeira África escondida e que pouco se tem mostrado
no Brasil. Segundo o professor Genivaldo, o evento foi um sucesso de público,
onde a cidade se voltou exclusivamente para o projeto, que deixou toda a
direção do colégio muito orgulhosa, parabenizando os alunos e responsáveis pelo
brilho do projeto.
O professor
Genivaldo Pereira agradeceu a presença maciça de alunos e a comunidade
florestense que prestigiou o evento. "Conhecer a África e suas culturas é um processo de
autoconhecimento para o brasileiro, pois todos os seres humanos pertencem à
mesma espécie e tem a mesma origem. Nascem iguais em dignidade e direitos e
todos formam parte integrante da humanidade. Comemorar o Dia da Consciência
Negra e trazer um pouco do continente africano para o aluno florestense, com um
projeto belíssimo como esse, me deixa muito feliz e agradecido a todos",
disse Genivaldo.
Objetivos do Projeto Olhares IV
- Oportunizar aos educandos o
conhecimento e a valorização da história africana, tomando como ponto de
partida os países Angola e Moçambique, pontuando a presença negra no Brasil,
Bahia e o município de Floresta Azul rompendo com os mitos e as crenças histórico-culturais
reproduzidas pela sociedade eurocêntrica;
- Demonstrar,
através das várias linguagens artísticas, a presença da cultura negra no Brasil;
- Valorizar
a cultura africana construindo o senso de pertencimento étnico racial;
- Levar o
aluno a refletir sobre a arte africana como fator de influência na arte
brasileira;
- Levar o
aluno a interiorizar postura e ações onde o preconceito seja algo do passado e
que a cultura afro tem relações pertencentes com a do Brasil.
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