O contrato para elaboração do projeto
básico de engenharia da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica foi assinado, nesta
sexta-feira (7), pelo Governo da Bahia com o consórcio internacional formado
pelas empresas Enescil (Brasil), Cowi (Dinamarca) e Maia Melo (Brasil). Na
licitação, que levou em conta as modalidades técnica e preço, o consórcio
vencedor apresentou o valor de R$ 22,5 milhões, um deságio de 15,4% em relação
ao inicialmente estimado.
De acordo com o Departamento de
Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), a ordem de serviço será emitida
na próxima semana e o consórcio deverá apresentar estudos intermediários e
finais até outubro deste ano. Entre os principais produtos destacam-se estudos
de alternativas para a ponte e a rodovia na ilha, anteprojeto de engenharia,
relatório que subsidiará o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), orçamento do
investimento na ponte e reconfiguração da BA-001, além dos projetos básicos das
alternativas selecionadas.
Segundo o secretário estadual do
Planejamento, José Sergio Gabrielli, diversos estudos serão necessários para a
elaboração do projeto básico. “Destaco as análises de traçado e tráfego para o
dimensionamento da ponte e rodovias do sistema viário, a elaboração de estudos
de navegação na Baía de Todos-os-Santos para avaliar os efeitos do
empreendimento, principalmente sobre o porto de Salvador, bem como orçamentos
em versões sintéticas e detalhadas”.
Impacto no
tráfego
O consórcio terá ainda que desenvolver
soluções que permitam a passagem de plataformas e navios para portos e
estaleiros, e de forma integrada aos estudos urbanísticos elaborar iniciativas
que minimizem o impacto no tráfego de Salvador e otimizem o fluxo de veículos
na Ilha de Itaparica.
O representante do consórcio, Catão
Ribeiro, diz que o empreendimento baiano será o maior do Brasil e do Hemisfério
Sul. A título de comparação, ele explica que “a ponte Rio-Niterói possui nove
quilômetros de extensão sobre o mar e 24 metros de largura. A nossa será maior e mais
larga, com 12 quilômetros
de extensão sobre a baía e 36
metros de largura”.
O contrato foi assinado pelo secretário
do Planejamento, o superintendente de Transportes da Secretaria de Infraestrutura,
Ivan Barbosa, e o diretor geral do Derba, Saulo Pontes. Representando o
consórcio internacional, assinou Catão Ribeiro.
Pas – GF
07.03.2014
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