20 de outubro de 2014

Primeira turma do Colégio Universitário da UFSB tem sete alunos de Floresta Azul






Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Educação

Sete dos 27 alunos que fazem parte da primeira turma do Colégio Universitário da Faculdade Federal do Sul da Bahia (UFSB) no prédio do Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães (CELEM), em Ibicaraí, são de Floresta Azul. Apesar de ter menos de 20 mil habitantes (requisito para ter um CUNI), a cidade está próxima de Ibicaraí e é um dos municípios que participa ativamente dos consórcios municipais, estando apta a mandar seus alunos com melhores notas no ENEM para concorrerem com os alunos de Ibicaraí por uma vaga no Colégio Universitário.

"É mais uma conquista para a educação local. Ter um "braço" ou sala de uma universidade federal há menos de 10 quilômetros de Floresta Azul (em Ibicaraí) e saber que nossos alunos irão poder disputar uma vaga e ingressar em uma Federal, morando em Floresta Azul, é maravilhoso. Estamos muito felizes e com a sensação de dever cumprido, pois Floresta Azul só está participando desse processo graças a administração responsável da Dra. Sandra Cardoso que participa ativamente de todos os consórcios para melhoria da nossa cidade e região, e essa participação credenciou Floresta Azul, podendo hoje ter sete florestenses fazendo uma faculdade Federal", disse Sayonara Leão, secretária de Educação de Floresta Azul.
As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 18:30 às 22:00 horas e aos sábados em horários alternativos. O primeiro ano de faculdade está sendo dividido em quadrimestres, com seis componentes curriculares (disciplinas) e a presença de cinco professores em uma sala de aula. Os alunos, além dos notebooks, ainda contam com um link de internet de 30 megas para suporte e a possibilidade de conferências online com professores ou alunos dos outros Campus.
A partir do segundo ano de ensino os alunos serão transferidos para o Campus de Itabuna, que hoje funciona de forma provisória no Campus Jorge Amado, rua Itabuna, s/n, Rodovia Ilhéus-Vitória da Conquista, no km 39, da BR-415, em Ferradas, no Distrito Industrial de Itabuna.

COLÉGIO UNIVERSITÁRIO
Os Colégios Universitários (CUNI) serão implantados em municípios com mais de 20.000 habitantes e situados a mais de 30 km do campus de referência. OS CUNI serão implantados em estabelecimentos da rede estadual de Ensino Médio Público ou de polos regionais de EAD (incorporado ao sistema UAB da região).
A entrada nos Colégios Universitários se dará mediante processo seletivo baseado no ENEM, sem utilizar o sistema SISU. As vagas serão destinadas exclusivamente para estudantes residentes no respectivo município ou em municípios participantes de consórcios municipais organizados para esse fim específico, que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas do município participante.

EDITAL
A universidade abriu edital de seleção para Bolsa de Auxílio Permanência, a qual destinará até R$ 450,00 / mês para o estudante. Link do edital: http://www.ufsb.edu.br/

CAMPI
Campus Jorge Amado - Itabuna
Reitoria: Campus Jorge Amado, Rua Itabuna, s/n, Rod. Ilhéus-Vitória da Conquista, km 39, BR 415, Ferradas, Itabuna, Bahia, CEP 45613-204
Fones: 73 3616-3180 / 3380
Centro de Formação em Ciências e Tecnologias Inovação (CFCTI)
Centro de Formação em Comunicação e Artes (CFCAr)
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Jorge Amado

Campus Sosígenes Costa - Porto Seguro
Avenida dos Navegantes,255 - Centro Comercial Brasil, Loja 8 (na rua dos Periquitos) - CEP 45810-970
Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais (CFCHS)Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCAm) Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Sosígenes Costa

Campus Paulo Freire - Teixeira de Freitas
Praça Joana Angélica, 250, bairro São José CEP: 45988-058
Fone 73 3291-2089 / 3292-5834
Centro de Formação em Ciências da Saúde (CFCS)
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Paulo Freire


Nenhum comentário:

Postar um comentário