4 de julho de 2013

Wagner anuncia medidas para incrementar produção da região cacaueira no Festival de Chocolate em Ilhéus



O governador Jaques Wagner esteve nesta quarta-feira (3), no município de Ilhéus, no sul do estado, para participar do V Festival Internacional de Chocolate e Cacau. Durante o evento, que atraiu agricultores, políticos e lideranças locais ao Centro de Convenções, foram anunciadas medidas importantes para a região cacaueira, como a instituição do decreto que vai autorizar o manejo das árvores exóticas para aumento da produtividade e o estabelecimento de um preço da arroba do cacau que beneficie os produtores.
Foram destacados ainda assuntos como investimentos da ordem de R$ 1 milhão para a área de eventos, contemplando o Festival de Chocolate de Ilhéus. “Esperamos que tenhamos sempre mais cinco festivais desse. Esse é um evento que cresceu e já está com 15 expositores.”, disse.

Em atenção às dezenas de produtores da região, que estavam presentes ao evento, Wagner ressaltou que vai apoiar junto ao Ministério da Justiça o policiamento das terras dos agricultores. “Faremos o que for possível para ajudar nesse processo. Temos ajudado essa região com relação à renegociação das dívidas existentes, trabalho que vem sendo feito pela Ceplac e Ministério da Agricultura”.

Agricultura familiar

Após a abertura do festival, o governador, acompanhado de sua comitiva, visitou a área externa do Centro de Convenções, onde esteve, entre outros galpões, nos estandes da Bahia Cacau, primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar do país, e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), que fez parceria com a Bahiapesca.

O secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Wilson Brito, também presente ao evento, destacou a importância do festival. “Esse festival é de fundamental importância para a valorização da cultura cacaueira que encontra, agora, no chocolate, mais força para consolidar o desenvolvimento de toda essa região. Esse é um evento que atrai pessoas e especialistas de todo o mundo e a Sedir e a CAR participam, mais uma vez, mostrando o potencial dos agricultores locais e da qualidade do chocolate que é produzido, aqui, na Bahia”, destacou.

No estande da Sedir/CAR, os visitantes tiveram a oportunidade de comprar e degustar o chocolate da Bahia Cacau, localizada no município de Ibicaraí, em suas versões de 70% e de 55% de cacau. Foram também apresentadas as ações da CAR, através de seus programas de combate à pobreza e inclusão socioprodutiva, como o Produzir, Gente de Valor, Mata Branca e Quilombolas. O estande estará aberto à visitação até o dia 7 deste mês, das 15h às 22h.

Maria Augusta da Luz - ASCOM SEDIR/CAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário