O evento é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, que deu início ao processo de realização da IV Conferência Estadual de Cultura, que acontecerá de 30 de novembro a 03 de dezembro de 2011, em Vitória da Conquista. E a primeira etapa desse processo já começou. A partir do mês de julho, a Secretaria Estadual da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), começaram a fomentar e apoiar a realização das conferências Municipais de Cultura. Para tanto, a Secretaria disponibilizou para todas as prefeituras e dirigentes de cultura dos 417 municípios da Bahia, DVDs multimídia, contendo vídeo elaborado com o passo a passo da metodologia de todas as etapas da IV CEC e com o Manual da Conferência, que apresenta orientações e todos os instrumentos necessários para realização de uma Conferência Municipal de Cultura.
Os debates realizados durante a II conferencia de cultura de ibicaraí, além de serem ouvidos e de levantarem as demandas de nossa região na área cultural, os agentes culturais e cidadãos participarão do processo de planejamento da ação dos poderes públicos, colaborando efetivamente na elaboração do Plano Estadual de Cultura a partir das prioridades definidas nos Planos Municipais, Esse roteiro de debates, construção de propostas e consolidação de planos buscam possibilitar que as ações do estado sejam fundamentadas nas demandas do cidadão, promovendo os meios para a democratização da produção e do acesso aos bens culturais. Após os debates realizados durante todo o dia, foram escolhidos como delegados, Josevan Dias, representante titular do poder publico, e como suplente, Rosiel dos Santos Oliveira, representando o poder civil, o artista plástico,Vicente Correa, e como suplente, Maria Antonieta de Assis.
Na Conferência Estadual, serão eleitas três propostas de projetos estaduais por grupo temático, que irão finalmente compor o Plano Estadual de Cultura. Também serão incorporadas à Conferência Estadual as propostas encaminhadas pelas 21ª Conferências Setoriais de Cultura, encontros divididos por linguagens e áreas, envolvendo as seguintes temáticas: Música, Teatro, Dança, Circo, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura, Livro e Leitura, Bibliotecas, Arquivos, Museus, Arquitetura e Urbanismo, Patrimônio Cultural, Estudiosos e Pesquisadores da Cultura, Serviços Criativos, Cultura Digital, Culturas Populares, Culturas Indígenas, Cultura Afro-brasileira e Culturas Ciganas.
Arlene Ferreira, Secretária de Cultura do Município
Nenhum comentário:
Postar um comentário