4 de novembro de 2011

Interessados em participar do Afro XXI podem se inscrever até o dia 13

Estão abertas as inscrições para o Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes (Afro XXI), que acontece em Salvador, entre os dias 16 e 19 deste mês, no Centro de Convenções da Bahia. Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 13 no endereço eletrônico www.funag.gov.br/afro21

O evento reunirá líderes da sociedade civil, de governos e parlamentares de países ibero-americanos e africanos para refletir sobre a realidade da população negra nos países participantes e propor ações que assegurem os direitos dos povos afetados pelo racismo.

O Afro XXI também faz parte da comemoração dos dez anos da Conferência Mundial das Nações Unidas contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Intolerâncias Correlatas, realizada em Durban, na África do Sul. Desde então, as políticas públicas nessa área ganharam impulso em vários países, inclusive no Brasil, onde foi criada em 2003 a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), com uma série de ações efetivas.

Programação cultural - Durante o evento será produzida a Carta de Salvador, declaração que apontará uma agenda comum para os próximos anos, capaz de assegurar a inclusão plena de dezenas de milhões de cidadãos e cidadãs afrodescendentes.
          O documento resultará do debate entre os chefes de Estado com as contribuições do fórum das entidades da sociedade civil e das plenárias ocorridas durante toda a programação. São aguardados 12 chefes de Estado, dentre eles, a presidente Dilma Rousseff, e representantes dos demais países participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário