1 de junho de 2012

Salon do Chocolat vai mostrar ao mundo qualidade do cacau da Bahia


Maior evento especializado em cacau e chocolate do mundo, o Salon du Chocolat da Bahia, programado para os dias 2 e 8 de julho deste ano, em Salvador,  será lançado na próxima terça-feira (5), na Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho, com a presença do governador Jaques Wagner, e representará um marco para a cacaicultura baiana.
 “É um grandioso evento internacional, que acontece nas maiores cidades do mundo, e agora, pela primeira vez, será sediado num país produtor de cacau”, disse o secretário da Agricultura do Estado, Eduardo Salles, durante o lançamento do Salon du Chocolat em São Paulo, que reuniu dezenas de jornalistas dos maiores veículos nacionais e convidados, no restaurante Mangiare Gastronomia, na Vila Leopoldina.
O evento foi organizado pelo coordenador do Salon, Diego Badaró, e o presidente da Câmara Setorial Nacional do Cacau e do Instituto Cabruca, Durval Libânio, com apoio e participação dos governos estadual e federal, por intermédio das secretarias da Agricultura (Seagri), do Turismo (Setur) e de Relações Internacionais (Serin), além Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

           Salles afirmou que o Estado vai “consolidar a tradicional região do cacau, no sul da Bahia, e avançar em outras áreas como o oeste, extremo sul e Chapada Diamantina, que já estão plantando, tendo condições, a médio prazo, de dobrar a produção e até mesmo fazer com que a Bahia deixe de importar cacau”.
O secretário ressaltou a qualidade do cacau produzido na Bahia, já premiado, por duas vezes consecutivas, no Salon du Chocolat de Paris como o melhor cacau do mundo. “Podemos também ter o melhor chocolate do mundo, e é isso que vamos mostrar aos principais chocolatiers internacionais que estarão na Bahia”.


A programação do Salon du Chocolat da Bahia envolve visitas técnicas a fazendas em Ilhéus (dias 2 e 3 de julho), para os participantes conhecer como o cacau baiano é produzido. Nos dias 4 e 5 será realizado o I Fórum Internacional do Cacau e Chocolate, em Salvador, no Palácio Rio Branco, tendo como tema o futuro do cacau.
Entre os dias 6 e 8 de julho, no Centro de Convenções, o evento será aberto ao público, que poderá conhecer toda cadeia produtiva do cacau/chocolate, desde a produção de amêndoas até as principais chocolateiras mundiais, passando pelos melhores chocolatiers artesanais. O ingresso custará R$ 20.
A expectativa é que aproximadamente 15 mil pessoas visitem o CCB e participem da programação, que inclui shows, desfiles e demonstrações gastronômicas, entre outras atividades, sempre tendo como estrela o chocolate.

01/06/12
Rãs/is

Nenhum comentário:

Postar um comentário