22 de fevereiro de 2019

Bahia é referência no país em projetos de PPP


Referência nacional em parcerias público-privadas (PPPs), a Bahia tem dois novos projetos estratégicos de infraestrutura contratados com base neste modelo de gestão: o do VLT – Veículo Leve de Transporte no Subúrbio de Salvador e o da BA-052, este último com modelagem inédita no país, envolvendo a metodologia CREMA (Contrato de Recuperação e Manutenção), construída com a participação do Banco Mundial. Em fase de consulta pública, o projeto da Ponte Salvador-Itaparica (Sistema Viário Oeste) também será feito via PPP.

20 de fevereiro de 2019

Valmir critica reforma da previdência de Bolsonaro e dispara: “Governo sem credibilidade”




As críticas não foram poupadas pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) sobre o projeto de reforma da previdência apresentado ao Congresso Nacional pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL) nesta quarta-feira (20). Assunção considerou a peça “uma piada de mal gosto”. O parlamentar alerta que a proposta não passará e defende que o povo vá para as ruas defender seus direitos. “O que existe aí é um governo sem credibilidade e um presidente que mente a todo o momento. Essa nova proposta de reforma da previdência, por exemplo, é uma afronta ao trabalhador e, principalmente, à trabalhadora. Bolsonaro conseguiu piorar a proposta de Michel Temer [MDB], quando propõe, por exemplo, um período de transição de 12 anos e não mais 17 anos”.

19 de fevereiro de 2019

Projeto de Valmir quer que empregadas domésticas tenham direito ao abono salarial


Proposto pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), o Projeto de Lei Complementar 10/19 garante aos empregados e às empregadas domésticas o abono salarial proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano e equivale a, no máximo, um salário mínimo - atualmente R$ 998 - a ser pago anualmente. Essa peça tramita na Câmara Federal e destaca que o benefício é instituído pela Lei 7.998/90. De acordo com Assunção, até agora o abono salarial anual é inacessível aos domésticos porque a lei complementar não incluiu os empregadores domésticos entre aqueles que contribuem para o PIS/Pasep.

Prefeito de Ibicaraí Lula Brandão nomeia novos secretários e diretores




O prefeito de Ibicaraí, Luiz Jácome Brandão Neto, promoveu no último dia primeiro de fevereiro/2019, reforma no seu quadro administrativo de pessoal, fazendo alterações e remanejamento nas seguintes secretarias e diretorias:

18 de fevereiro de 2019

Chuva forte destrói telhado de escola, posto de saúde e diversas casas em Santa Cruz da Vitória





Uma forte chuva, seguida de raios, trovões e ventos, atingiu no final da tarde de ontem, domingo, dia 17, a cidade de Santa Cruz da Vitória, destruindo o telhado do Auditório Mariete Mâcedo, situado no Centro Municipal de Educação José Guedes (CMEJG). O CMEJG é a maior escola do município, atendendo mais de 900 alunos do Ensino Fundamental I e II, que com a destruição do telhado ficam sem local para estudar. Segundo a secretária municipal de Educação, Cristiane Rocha Silva, o auditório é o único espaço utilizado pela comunidade para realização de eventos cultural, religioso e pedagógico. O que vai inviabilizar o início do período letivo municipal naquela escola.

Teatro Popular de Ilhéus oferece curso de teatro e canto


Com o objetivo de ensinar a crianças e adolescentes a expressão através da arte, o Teatro Popular de Ilhéus (TPI), na região sul do estado, oferece, a partir de 11 de março, nas segundas e terças-feiras, sempre das 16h às 17h30, aulas de teatro e canto. As atividades são destinadas a crianças e adolescentes, de 8 a 14 anos, interessados na prática do teatro e do canto. As inscrições estão abertas até o dia 08 de março, diretamente no TPI, de segunda a sexta, das 14h às 18h. É necessário xerox do RG da criança e do RG do responsável.

Centros Juvenis estão com inscrições abertas para cursos e oficinas gratuitos na capital e no interior


Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC), localizados em Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras, Itabuna, Jequié e Feira de Santana, estão com inscrições abertas para diversos cursos e oficinas gratuitas, como Robótica, Piloto virtual, Inglês, Libras para iniciantes, Empreenda, Geometria em ação, Cosplay e outros. Os cursos e oficinas são direcionados aos estudantes da rede estadual matriculados no 9° ano, no Ensino Médio, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou Educação Profissional e Tecnológica. Veja abaixo a relação dos cursos ofertados por unidade do CJCC.