4 de fevereiro de 2012

Consumo de drogas legais e ilegais mata 8 mil pessoas por ano no País


O uso de drogas matou 40.692 pessoas no País entre 2006 e 2010, uma média de 8 mil óbitos por ano. Estudo sobre mortes por drogas legais ou ilegais, registradas no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, mostra que o álcool é o campeão na mortandade.

O levantamento feito na base de dados do Datasus, obtido pelo Estado, informa que a bebida tirou a vida de 34.573 pessoas 84,9% dos casos informados por médicos em formulários que avisam o governo federal sobre a causa da morte nesse grupo da população. Em segundo lugar aparece o fumo, com 4.625 mortos (11,3%). A cocaína matou pelo menos 354 pessoas no período.

Feita pelo Observatório do Crack, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a pesquisa aponta que, na comparação por gênero, há mais registros de morte de homens por álcool e fumo. Em cinco anos, 31.118 homens perderam a vida por causa da bebida. Outros 3.250 morreram em casos associados diretamente ao cigarro.

Na comparação da devastação por Estado, os mineiros lideram as mortes por álcool, com 0,82 morte para cada 100 mil habitantes, seguidos pelos cearenses, com 0,77 morte/100 mil pessoas. Depois aparecem os sergipanos, com 0,73/100 mil. São Paulo registra 0,53 morte para cada 100 mil habitantes.

O levantamento da CNM revela que em São Paulo houve 1.120 vítimas do uso abusivo do álcool em 2006. Em 2010, porém, o sistema registra uma queda de 14% nas informações. O SIM alcança 979 pessoas mortas por consumo de bebida. O Estado que menos apresenta perda de vidas por álcool é o Amapá: quatro em 2006, dez em 2009 e cinco em 2010.

Quando a causa do óbito é o fumo, o campeão de mortes de usuários é o Rio Grande do Sul. A taxa de óbitos pelo tabaco chega a 0,36 para cada 100 mil. A seguir aparecem Piauí e Rio Grande do Norte, ambos com 0,33/100 mil.

A duas principais drogas legalizadas no País, álcool e fumo, juntas, segundo o estudo, mataram 39.198 pessoas em cinco anos. ou 96,2% do total.


Fonte: Estadão

Jovem é suspeito de matar mulher em forno de pizzaria


A Polícia Civil de Cuiabá está à procura de Weber Melques Vernandes de Oliveira, de 22 anos, suspeito de matar ontem uma jovem, ainda não identificada. O corpo foi encontrado carbonizado, dentro de um forno de pizzaria, na Avenida General Melo. A polícia trabalha com a hipótese de que os fragmentos de ossos humanos encontrados no forno possam ser de uma moradora do bairro Tijucal.

O delegado responsável pelo caso, André Renato Gonçalves, confirmou que a vítima pode ser Katsue Stefany, de 25 anos. Porém, apenas exame de DNA poderá confirmar se a moça é mesmo a vítima do homicídio. A família da jovem disse que ela está desaparecida desde quinta-feira.

Segundo a polícia, o pai de Weber prestou depoimento no final da tarde de sexta-feira e contou que vizinhos ligaram para ele dizendo que ouviram gritos de uma mulher, na madrugada de ontem, por volta de 1 hora. Testemunhas disseram que viram o rapaz entrando sozinho na pizzaria e saiu pela manhã sozinho e sujo de sangue.

O empresário disse ao delegado que conversou com o filho e ele teria dito que havia matado uma pessoa, porém não contou quem e nem onde. Em seguida, pegou sua motocicleta e desapareceu, sem dar mais notícias. No forno da pizzaria, peritos recolheram restos de ossos, um anel e uma corrente. O material biológico da jovem será comparado com o material encontrado no local do crime, que havia sangue.

Fonte; Estadão

Sucuri de 19 metros é encontrada no Pará


Uma sucuri gigante foi encontrada na Serra da Velha Pobre, localizada entre os municípios de Monte Alegre e Almeirim, no estado do Pará. Segundo informações a cobre media cerca de 19 metros, uma verdadeira anaconda. Só na Amazônia encontramos animais tão incríveis assim. Pena que mataram o animal!

Algumas curiosidades:

De acordo com a lenda, Nabau era uma terrível cobra de mais de 100 pés de comprimento com cabeça de dragão e 7 narinas.
Mas agora nativos que vivem ao longo do rio Baleh em Bornéu acreditam no retorno da criatura mística após a divulgação de uma foto de uma cobra gigante nadando em um braço remoto do rio.

A foto, capturada de helicóptero por um membro de um time de resgate, que monitorava áreas de alagamento, gerou um intenso debate sobre sua autenticidade.
Até mesmo o respeitado jornal “New Straits” em Kuala Lumpur pediu aos leitores que fizessem seu próprio julgamento sobre as fotos.

Nativos que alegam terem visto o animal dizem que lhe deram o nome de Nabau, em referência à serpente marinha que pode se transformar em outras formas de animais.
Pessoas que analisaram a fotografia descartaram a possibilidade de ser um tronco.

Um colunista perguntou: “Um tronco não pode se contorcer, pode?”. Outros sugeriram que era uma lancha, o que foi descartado por conta da marola de arrasto estar torta.
A acusação mais comum é que a foto simplesmente foi manipulada digitalmente, enquanto outros dizem que o rio Baleh é de cor diferente da mostrada na foto.
Mas nativos que insistem que a cobra existe dizem que fotos da criatura em diferentes partes da selva provam que ela está se movimentado pelos braços dos rios.

Este outro caso se trata de uma famosa imagem que dizer ser no amazonas

Utilizando a ferramenta gratuita e aplicando um ceticismo bem saudável, o usuário “Fromage”, leitor do site Ceticismo Aberto descobriu e divulgou no BoingBoing que a fotografia original é do rio Congo, na África.
Nada de Bornéu, e presumivelmente, nada de Nabau gigante. Apenas uma foto do rio Congo, uma “serpente” adicionada digitalmente, e um monte de histórias. Confira a fotografia original do rio e a comparação abaixo:





Um dia antes de “Fromage”, Nuno, outro usuário, já havia identificado a origem da foto. A Internet pode ser uma ferramenta fabulosa, tanto para disseminar quanto para esclarecer boatos.

Portanto, cobra gigante em fotografia: FRAUDE! Trata-se de uma montagem. 
fonte: cacadordemisterio.blogspot.com


Salvador e região tem 29 homicídios em 30 horas, registra SSP-BA



Entre a 0h de sexta-feira (3) e as 6h deste sábado (4) 29 pessoas foram vítimas de homicídios em Salvador e região metropolitana. De acordo com o balanço registrado no site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), só na sexta-feira (6) foram registrados 28 homicídios, além de dez tentativas de homicídios. Neste sábado (7), mais um assassinato foi registrado no início da madrugada. Parte da Polícia Militar da Bahia está em greve desde terça-feira (3). Tropas do Exército foram deslocadas do Recife para Salvador para ajudar na segurança pública da capital baiana.

O caso mais recente aconteceu às 0h23 na Praça São Braz, no bairro de Plataforma, onde foi encontrado o corpo de um homem com identidade não identificada.

Na noite da sexta-feira, a SSP-BA registrou as mortes de dois homens em Cosme de Farias, outros dois homens em Canabravas, uma mulher que estava na Praça da Liberdade, e de mais um jovem em Itinga.

Na quinta-feira (2), segundo dia após anúncio da greve, o órgão somou 14 homicídios. Já no dia 1°, primeiro dia do movimento, foram confirmadas oficialmente sete mortes decorrentes de crimes.

Já na Avenida Jorge Amado, em Pituaçu, quatro corpos foram encontrados no início da manhã. De acordo com as informações da polícia, por conta da proximidade em que os corpos foram encontrados, a primeira hipótese levantada pelos investigadores é a de que possa ter acontecido uma chacina no bairro.

Já no bairro do Sete de Abril, uma mulher de 39 anos e um adolescente de 17 foram mortos na frente de casa. As primeiras informações da polícia dão conta de que se tratavam de mãe e filho, mortos por volta das 6h.

A greve de parte dos PMs foi decretada na noite de terça-feira (31). A Secretaria de Segurança Pública estima que 1/3 do efetivo total, de 31 mil, esteja parado. Os policiais grevistas são vinculados à Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra), que organiza a mobilização, e desobedecem ordem judicial que determina retomada às atividades.
G1-Ba.

3 de fevereiro de 2012

Usina de leite beneficiará mais de 300 produtores rurais do sul do estado

Mais de 300 pequenos e médios produtores rurais de oito municípios baianos serão beneficiados, até maio deste ano, com a inauguração de uma fábrica de leite no município de Coaraci, no sul do estado. O empreendimento, orçado em R$ 1,2 milhão, está sendo executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).

Os equipamentos e as obras de engenharia já estão em estágio avançado e vão garantir o processamento de dez mil litros diários de leite na fase inicial de produção. No total, 13 tanques de resfriamento, que permitirão o armazenamento do produto, estão sendo instalados nos municípios contemplados e serão administrados por associações locais de produtores.

Uma visita de supervisão às instalações da unidade  - que deve ser  inaugurada até maio deste ano -,  foi realizada na manhã desta sexta-feira (3), por uma comitiva integrada pelo titular da Sedir, secretário Wilson Brito, pelo diretor executivo da CAR, José Vivaldo Mendonça Filho, e outros representantes do governo estadual e da Cooperativa dos Produtores de Leite da Bacia do Almada e Gongogi (Coopragi), que administrará a fábrica.



Dinamizar a produção - Para o secretário Wilson Brito, a fábrica vai dinamizar a atividade leiteira na região. “Esse é um empreendimento construído com reuniões realizadas entre produtores, prefeituras e Governo do Estado. Temos certeza de que vai melhorar a vida de centenas de famílias que aqui vivem”. 

O diretor executivo da CAR, José Vivaldo Mendonça destacou que o início das operações da usina marcará uma nova fase para as famílias de pequenos produtores rurais do sul baiano. “Essa fábrica representa a concretização do sonho de centenas de produtores que contam com o apoio irrestrito do governo estadual para fortalecer o desenvolvimento regional”.

Rpresentantes da Coopragi também destacaram a importância da fábrica que vai garantir aos produtores uma melhor comercialização do leite. Construída num terreno de 13 mil metros quadrados, às margens da BA-262, a unidade é resultado de um convênio assinado entre o governo estadual, por meio da Sedir/CAR, e a Coopragi, para a aquisição de tanques de leite, no valor de R$ 78 mil cada.

Os produtores devem levar o leite produzido para conservação nos tanques e posteriormente, para a fábrica, onde será transformado em manteiga, iogurte e leite do tipo “barriga-mole”. Além de Coaraci, a fábrica de leite vai beneficiar os municípios de Itajuípe, Almadina, Itapitanga, Barro Preto, Ibicaraí, Floresta Azul e o distrito de Inema, em Ilhéus.



Ações da Sedir e CAR no sul do estado



Com a missão de atender as demandas de projetos de 45 municípios do Sul e do Extremo Sul do estado, o Escritório Regional da CAR, no município de Itabuna, vem desenvolvendo um trabalho articulado com as associações comunitárias e as populações rurais baianas.

As ações desenvolvidas na esfera do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR)/ Produzir envolvem obras como a construção de uma fábrica de fécula e farinha, implantação de sistemas de abastecimento de água e reformas de casas. As intervenções estão sendo executadas em áreas de assentamentos, situadas nos municípios de Arataca, Camacã, Ibicaraí, Itabuna, Itamaraju, Mucuri, Porto Seguro e Prado.

Os convênios envolvem também projetos de infraestrutura, como sanitários domiciliares e pontes, além de projetos produtivos, a exemplo da implantação de unidades de beneficiamento de café, leite e mel, no município de Santa Cruz da Vitória, e a construção de módulos de feira.

Para atender a linha de comercialização, a CAR trabalha também com projetos de mecanização agrícola, investe em equipamentos como despolpadeira de frutas e melhora a oferta de água, com a perfuração de poços artesianos e sistemas de abastecimento de água, entre outras obras.




Secom-Ba.

Sede da Aspra é lacrada por determinação da Justiça

A sede da Associação dos Policiais, Bombeiros e dos seus Familiares do Estado Bahia (Aspra), localizada na Rua da Forca, Edifício Barão de Cotegipe, 5º andar, sala 501, foi lacrada nesta sexta-feira (3) por determinação da Justiça. A ação ocorreu em cumprimento à decisão da juíza Janete Fadul de Oliveira, do Plantão Judiciário, que deferiu pedido feito pelo Ministério Público.

Com a determinação, fica proibida a realização de assembléias e reuniões entre os integrantes da entidade. O oficial de justiça responsável pela comunicação da ordem, Marcus Alexandre Moreira Araújo, do Plantão Judiciário do 1ª grau, encontrou a associação vazia no momento da apresentação da certidão, o que não impediu o isolamento do local. A ação contou com o apoio da Polícia Civil.

De acordo com o oficial de Justiça, a solicitação do Ministério Público visa à garantia da ordem em Salvador e no interior do estado, abalada a partir da declaração da paralisação, iniciada dia 1º deste mês.



03/02/12

nas/is


Mais de dois mil e trezentos militares federais já atuam nas ruas

As Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e a Força Nacional disponibilizaram quase 3 mil militares no apoio às ações de segurança pública em Salvador e algumas cidades do interior da Bahia. Hoje já estão no estado 2.350 homens e neste sábado (4) desembarcam outros 600 militares federais que vão se somar a esse contingente.

As tropas se deslocam por via aérea e terrestre de Sergipe, Alagoas, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também participam das ações contingentes do Corpo de Fuzileiros Navais (Marinha) e da Força Aérea Brasileira (Aeronáutica), baseados em Salvador.

As forças federais foram solicitadas à presidente Dilma Rousseff pelo governador Jaques Wagner para reforçar o policiamento nas ruas, colaborando com o trabalho das Polícias Civil e Militar.



Nas/af

03.02.12

Estado e associações de policiais militares dão continuidade a negociações

Após reunião, nesta sexta-feira (3), entre Governo do Estado e representantes de seis associações que representam policiais militares de Salvador e do interior do estado, foi elaborada e entregue ao governo uma pauta de reivindicações. A reunião dá sequência a uma série de encontros que vêm sendo realizados desde o final do ano passado, para a discussão de melhorias econômicas e nas condições de trabalho da corporação. Pelo Estado, participaram os secretários da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e de Comunicação Social, Robinson Almeida.

O representante da Associação dos Oficiais da Polícia Militar, coronel Edmilson Tavares, afirmou que as associações que estão envolvidas na negociação não participam deste movimento de paralisação, embora reconheça que alguns de seus associados podem ter, individualmente, parado de trabalhar. “A punição para estes policiais vai ficar a critério do Governo do Estado”, declarou.

Segundo o coronel Tavares, com a elaboração da pauta e respectiva entrega ao governo, a expectativa é de que a resposta seja rápida. “Há vários itens para negociação. Entre os principais, está a implantação da GAP V (Gratificação de Atividade Policial Militar), disse”.

O subcomandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Carlos Eleutério, disse que a reunião das associações e a consolidação de uma pauta para negociação são avanços. Ele considerou a legitimidade da pauta, afirmando que as associações envolvidas são representativas e defendem os interesses de todos os policiais militares da Bahia.

“Foram prevalentes, nas reivindicações, as questões econômicas e salariais. A partir desta pauta, teremos reuniões que começam nesta tarde (sexta-feira, 3) e continuam amanhã (sábado, 4), para chegarmos a um acordo”, afirmou o coronel Eleutério.

Segundo o subcomandante e os representantes das associações, o próximo passo é a negociação com a participação das Secretarias estaduais que lidam com esta questão. “Valores ainda serão discutidos nesta mesa. O governo rapidamente aceitou em receber esta pauta. Precisamos traduzir isso em uma coisa suportável para a sociedade que precisa de uma resposta imediata”, disse o subcomandante.



Nrr/af

03.02.12

Idoso morre após engolir a dentadura durante sexo com prostituta

Um homem de 74 homem morreu após engolir a dentadura durante sexo com uma prostituta de 62 anos em Taiwan.

De acordo com a "garota de programa", o cliente, identificado como Chen,
engasgou com a prótese após 30 minutos de sexo.

"Ele caiu atrás da cama. Os olhos dele estavam abertos, mas ele não se mexia, embora eu sacudisse o corpo dele e tentasse acordá-lo", disse a prostituta, de acordo com o "Star".

Paramédicos acharam a
dentadura presa na garganta do sujeito.
Fonte: G1

Número de homicídios chega a 17 em cerca de cinco horas em Salvador

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) confirmou mais quatro homicídios entre 1h45 e 6h41 desta sexta-feira (3) em Salvador e região metropolitana, totalizando 17 mortes em um período de cerca de cinco horas. Até o fim da manhã, a SSP tinha confirmado 13 homicídios, com suspeita de outros quatro.

As mortes registradas pela SSP ocorreram nos bairros de Vila Canária, Bom Juá, Sete de Abril, Engomadeira, Pituaçu, Baixa do Fiscal, Jaguaripe e Ipitanga. Do total de 17 vítimas, quatro corpos foram encontrados na região da Avenida Jorge Amado, no bairro de Pituaçu. De acordo com as informações da polícia, por conta da proximidade em que os corpos foram encontrados, a primeira hipótese levantada pelos investigadores é a de que possa ter acontecido uma chacina no bairro. 

Já no bairro do Sete de Abril, uma mulher de 39 anos e um adolescente de 17 foram mortos na frente de casa. As primeiras informações da polícia dão conta de que se tratavam de mãe e filho, mortos por volta das 6h.

Os 17 casos confirmados nas primeiras cinco horas desta sexta já superam todos os casos registrados nas 24 horas de quinta-feira (2), que teve 13 registros de homicídios. Já na quarta-feira (1) a SSP registrou sete homicídios.

Do G1 BA

2 de fevereiro de 2012

Gato com dois rostos vira xodó na Flórida

Recém-nascido com dois rostos, um gatinho preto se tornou o xodó de Port Charlotte, na Flórida. Apesar do nome de vilão (Harvey Dent, em homenagem ao malvadão Duas Caras, da série Batman), o bichinho não quer saber de outra coisa senão dos afagos do dono Nash Hand e de sua esposa Amanda Forsythe. O casal, aliás, ainda se mostra impressionado com a condição rara do novo membro da família.

- As duas faces trabalham juntas, simultaneamente. Quando ele come por um lado parece que está comendo pelo outro também - disse Forsythe

O início da vida de Harvey, no entanto, não foi dos mais fáceis. Ao pedir ajuda especializada para entender o que estava acontecendo, o casal foi aconselhado a sacrificar o animal.

- Disseram para matar o gato, que ele era uma besta, uma aberração - revelou a dona, indignada.

Força Nacional e Exército vão reforçar a segurança em toda Bahia


Um efetivo de 150 homens da Força Nacional de Segurança desembarca em Salvador às 22h desta quinta-feira (2), por solicitação do governador Jaques Wagner ao Ministério da Justiça. Outros 500 homens chegam à Bahia nas próximas 48 horas para reforçar o policiamento ostensivo em todo o estado. Também está prevista a presença de tropas do Exército, após entendimento do governador com a presidente Dilma Rousseff.

Ainda no exterior, desde quando foi deflagrada a paralisação de uma parcela dos policiais militares, Wagner vinha acompanhando e dirigindo as ações do governo baiano com o objetivo de por fim ao movimento. “Não admitirei que a segurança da população baiana seja colocada em risco por um pequeno grupo de pessoas, ainda mais porque estas desconsideraram a decisão judicial, que considerou a greve ilegal”, afirmou o governador, após se reunir com secretários de Estado, na manhã desta quinta.

Nesta sexta (3) à tarde, o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e o comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, se reúnem com o comandante da VI Região Militar, general Gonçalves Dias, para definir a participação do Exército no reforço à segurança no estado. "Vamos reforçar a sensação de segurança, já que a PM está nas ruas e apenas uma minoria vem promovendo atos de vandalismo", afirmou Barbosa, em entrevista coletiva no auditório da SSP, ao lado do coronel Castro e do delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge.

Wagner disse ainda que, “neste momento, o diálogo e o bom senso são as melhores formas de superar o impasse. Porém, na defesa dos interesses maiores da população baiana, continuarei usando medidas enérgicas, caso isso se faça necessário”.



Interior - Sobre a segurança no interior do estado, o secretário Maurício Barbosa disse que a maioria dos policiais também está trabalhando. “Mas, vamos fazer o reforço com as companhias especiais como a Caatinga, e as companhias que não aderiram à paralisação. Nós vamos procurar apoio onde tivermos que procurar. Não temos a pretensão de dizer, por vaidade, que não vamos querer todas as ajudas possíveis. Vamos lançar mão de tudo o que está à nossa disposição para devolver a sensação de segurança para a nossa população”.
Secom-Ba.

Família de gerente é feita refém durante assalto no interior da Bahia


Os familiares do gerente de uma agência bancária do município de Cândido Sales, no sudoeste da Bahia, foram feitos réfens na madrugada desta quinta-feira (2), após um grupo invadir sua residência, informou o coordenador regional da 10ª Coorpin de Vitória da Conquista, Odilson Pereira.

De acordo com Odilson, parte do grupo conduziu o gerente até a agência bancária, enquanto a outra parte sequestrou a família. "Ele [gerente] entrou sozinho no banco e fez o saque solicitado pelos assaltantes, que se comunicavam com ele por telefone", explica o coordenador.

saiba mais

A parte do grupo que se comunicava com o gerente recebeu o dinheiro na BR-116, liberando-o em seguida. Já os familiares do bancário só foram soltos no período da tarde, por volta das 14h, na zona rural de Itambé, localidade conhecida como Tomba.

Segundo Odilson, ninguém se feriu durante a ação e as vítimas devem ser ouvidas ainda nesta quinta-feira. A polícia faz buscas na região na tentativa de capturar os suspeitos. Ninguém foi preso.

Do G1 BA




 


PM reforça policiamento em Feira de Santana e Ilhéus‏

O Comando da Polícia Militar da Bahia reforçou o policiamento nas cidades de Feira de Santana e Ilhéus. A iniciativa foi tomada em virtude do clima de tensão gerado por atos de vandalismos causados por manifestantes em greve.
Em Feira de Santana foram deslocadas viaturas da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte. Já em Ilhéus foram enviadas equipes da Cipe Cacaueira. O objetivo é intensificar o policiamento e garantir a segurança nestes municípios.

Aposentada colhe abóbora de cerca de 50 quilos e um metro em MG

Uma aposentada de 52 anos de Pirangui, na Região Sul de Minas Gerais, guarda com cuidado em casa uma abóbora de cerca de 50 quilos e aproximadamente um metro de comprimento colhida em suas terras. No dia 22 de janeiro, o fato chamou atenção e surpreendeu Maria Imaculada Conceição Ribeiro, que só resolveu fazer uma plantação depois da morte do pai. Ela explicou que foi o noivo dela que plantou as sementes. Além do fruto “gigante”, ela espera que outras abóboras plantadas pelo companheiro também cresçam acima do normal. Afinal, a mulher acredita que o desenvolvimento da planta ocorreu por causa do cuida
O terreno deixado de herança pelo pai da aposentada não produzia nada há algum tempo. Ela explica que, com 91 anos, o antigo dono já não era capaz de fazer uma plantação, mas a teimosia não permitia que deixasse o local aos cuidados dos filhos. Após ficar “descansada”, como conta Maria, a terra estava pronta para o plantio. A esperança agora é manter uma “linhagem” de abóboras bem desenvolvidas e, por isso, a mineira e o noivo não pretendem vender o fruto. O motivo ela explica entre risos: “Não vou vender para manter a semente”.

Maria também disse que quer plantar uma horta, com alface, chicória e couve, além de outras hortaliças. E é claro que ela vai continuar plantando abóboras. “Vamos plantar abóbora porque não dá trabalho”, conta.
do com a terra. “Tudo que vai produzir ali vai dar”, diz.

G1

Deputado Aguinaldo Ribeiro é o novo ministro das Cidades

O Palácio do Planalto anunciou na tarde desta quinta (2) o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) como o novo ministro das Cidades, em substituição a Mário Negromonte, que pediu demissão.

Logo após o anúncio de seu nome como novo ministro, Aguinaldo Ribeiro disse, em entrevista à Globo News, que ainda iria conversar com a presidente Dilma Rousseff sobre a gestão da pasta. Perguntado sobre a divisão do partido na Câmara, o ministro disse que a unificação é a "prioridade".

"Acho que essa prioridade sempre foi nossa, desde a época da liderança e agora com esse novo desafio que Deus nos designou", disse em entrevista rápida a Gerson Camarotti.


G1

Secretaria da Educação vai repassar R$ 35,8 milhões para o transporte escolar


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia vai destinar R$ 35,8 milhões para o transporte escolar. O recurso é dividido em três parcelas e a primeira delas chegará para os municípios no próximo mês de março. As outras duas são em junho e setembro.

O transporte escolar contemplou, no ano passado, 68.539 estudantes do ensino médio que vivem na zona rural de 350 municípios baianos. Nos últimos cinco anos, os recursos destinados ao transporte escolar cresceram 262%, possibilitando que os estudantes que vivem nas áreas mais remotas do estado possam se deslocar até a escola.



Para facilitar o processo, o governo criou, em 2009, o Programa Estadual de Transporte Escolar (Pete/BA), que possibilita a transferência direta dos recursos do transporte para os municípios, de forma descentralizada e automática.

Qualquer município pode ser contemplado com recursos para o transporte escolar. Para participar, o município deve se habilitar ao programa mediante a assinatura de um Termo de Adesão, sem necessitar de qualquer outro acordo, contrato ou convênio.



Eas/rn – 02.02.12

Cinco agências bancárias de Salvador são atingidas por disparos

Cinco agências bancárias de Salvador foram atingidas por vários tiros na madrugada e início da manhã desta quinta-feira (2).
Os ataques aconteceram nos bairros da Liberdade, Porto Seco Pirajá, na Avenida Barros Reis, no Largo do Tamarineiro e no IAPI.

Uma das agências teve a fachada completamente destruida. Ninguém ficou ferido e nada foi roubado do banco, segundo a polícia. A Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos investiga as ações.

Ibirataia

Uma agência do Banco do Brasil da cidade de Ibirataia, região sul da Bahia, ficou completamente destruída na madrugada desta quinta-feira, após um incêndio criminoso.

A polícia ainda não sabe quantas pessoas participaram da ação, nem se elas conseguiram roubar dinheiro do banco e se o apagão que aconteceu na cidade também foi criminoso.

Teodoro Sampaio

Um grupo de homens fortemente armados tentou arrombar caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil de Teodoro Sampaio, a 92 Km de Salvador, também na madrugada desta quinta-feira. Segundo as informações da delegacia do município, os assaltantes usaram um maçarico portátil para tentar abrir dois dos quatro caixas eletrônicos da cidade, mas não tiveram sucesso e acabaram provocando um incêndio na agência.


G1-Ba.

Justiça considera greve de policiais militares ilegal


A greve convocada por segmentos de policiais militares baianos foi considerada ilegal nesta quinta-feira (2) pelo juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública, Ruy Eduardo Almeida Brito. O ato foi representado pelo procurador Marcos Sampaio. O juiz acolheu requerimento do governo, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), determinando que a Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra-BA) “suspenda o movimento grevista deflagrado”.

Segundo o procurador-geral do Estado, Ruy Moraes, caso a entidade não cumpra a decisão de imediato, será cobrada multa de R$ 80 mil por cada dia de paralisação. “Os policiais do segmento grevista devem retornar de imediato às atividades. Este é um serviço essencial e indispensável. Portanto, não comporta paralisação”.

Marcos Sampaio disse que, além da ilegalidade da greve, alegou na representação enviada à 6ª Vara da Fazenda Pública sobre os riscos que a população foi exposta com a paralisação.

“O magistrado ficou muito sensível ao problema. Não só por ser o serviço dos policiais militares essencial, como pela visitação de turistas, as pessoas desenvolvendo a sua fé na festa de Iemanjá e a menos de 15 dias para o início do Carnaval. Por isso determinou a suspensão do movimento. Portanto, a greve é ilegal e inconstitucional e quem participa dela está à margem da legalidade nesse momento”, ressaltou Sampaio.

A decisão determinada por Ruy Eduardo Almeida Brito já está em vigor e será entregue ainda nesta quinta-feira à Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia.



jlt/om     02.02.12        

SEC repassa R$ 19,6 milhões para preparação das escolas na volta às aulas


As escolas da rede estadual já estão se preparando para o início do ano letivo. A Secretaria da Educação (SEC) repassou R$ 19,6 milhões para que os dirigentes das unidades da capital e do interior realizem reparos, como revisão da cobertura, instalações hidrossanitárias e pintura. A orientação é que todos os serviços fiquem prontos antes do início letivo, dia 6 deste mês.

“A Secretaria da Educação não tem medido esforços para tornar o ambiente das escolas mais confortável e agradável. Queremos que nossos estudantes se sintam bem”, disse o superintendente de Organização e Atendimento da Rede Escolar, José Maria Dutra.



eas/om     02.02.12

Banco de Ibirataia fica destruído após incêndio criminoso

Uma agência do Banco do Brasil da cidade de Ibirataia, região sul da Bahia, ficou completamente destruída na madrugada desta quinta-feira (2), após um incêndio criminoso.

De acordo com a polícia, houve um apagão geral na cidade durante a madrugada e a hipótese é de que uma quadrilha tenha invadido o local na ocasião.

A polícia ainda não sabe quantas pessoas participaram da ação, nem se elas conseguiram roubar dinheiro do banco e se o apagão também foi criminoso. Também não há informação sobre feridos. O delegado e policiais, civis e militares, realizam buscas na tentativa de localizar os suspeitos.

G1-Ba.

Museu do Cacau de Salvador será revitalizado para Copa 2014


Localizado no Comércio, na Cidade Baixa de Salvador, o Museu do Cacau, que conta a história da história da cacauicultura e do desenvolvimento da região sul do estado, será transformado num espaço para realização de eventos e exposição de produtos da agricultura baiana premiados nacional e internacionalmente.

Os turistas que desembarcam no porto de Salvador, a população da capital, incluindo os estudantes das escolas públicas e privadas, terão a opção de conhecer os caminhos do cacau, desde a planta até o chocolate, e produtos premiados da agricultura da Bahia como o café, a cachaça, charutos, vinhos e espumantes, que poderão degustar e adquirir.

Até o final do ano estará pronto o projeto de reformulação que a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado (Seagri) planeja fazer no local, que deverá ser concluída em 2014, incorporando-se aos equipamentos para a Copa do Mundo em Salvador.

“O Museu do Cacau tem grande importância para a Bahia”, explica o secretário Eduardo Salles, acrescentando que a instituição continuará preservando e divulgando a cultura daquela região. Segundo ele, “o cacau foi a grande mola que impulsionou a economia da Bahia e, no final da década de 70, chegou a responder por mais de 70% da pauta de exportação do estado”.

Com as instalações ricas em madeira jacarandá, o Museu do Cacau possui um auditório espaçoso, que será reformado e qualificado para receber eventos importantes, ampliando a oferta de espaços para o crescimento do turismo de eventos na capital.

“É fantástico o que o secretário está planejando”, disse o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Joaquim Bastos, que na segunda-feira (30) assinou convênio com a Seagri, por meio do qual a secretaria transfere para a universidade todo o acervo do Museu do Cacau de Ilhéus e também seus funcionários. Ele explicou que o prédio será totalmente revitalizado e o museu reaberto ao público, contando a história grapiúna. “Os visitantes terão acesso a mais de 100 anos de história e poderão conhecer jornais de outras publicações que deixaram de existir na região”.



01/02/12

ras/is

Termo de cooperação técnica atende assentamentos baianos


A Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) e a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), ligadas à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), assinaram termo de cooperação técnica para atender os assentamentos do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e Cédula da Terra através de assistência técnica da EBDA.

“O acompanhamento dessas famílias é a garantia da sua sustentabilidade, fundamental para qualquer assentamento. A assistência técnica deve ser sistemática e contínua, até que todos tenham condições de consolidar seus empreendimentos”, afirmou o coordenador-executivo da CDA, Luís Anselmo.

Para o presidente da EBDA, Elionaldo Faro, a assistência técnica entra como um ingrediente fundamental e indispensável para os trabalhadores rurais, além de analisar as novas perspectivas do campo.

O ato aconteceu durante uma reunião da câmara técnica do PNCF, ontem (1º), no auditório da CDA.

Representantes de diversas associações, instituições financeiras e movimento sindical estiveram reunidos para discutir 48 propostas do crédito fundiário.

A câmara técnica é vinculada ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e tem como objetivo tratar sobre projetos de políticas públicas.



ras/om    02.02.12

1 de fevereiro de 2012

PM morre em acidente de carro no sul da Bahia, diz PRE

Uma tenente da Polícia Militar morreu na tarde desta quarta-feira (1) em um acidente de carro na BA-262, na região da cidade de Uruçuca, no sul da Bahia, segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). A jovem tinha 22 anos e era lotada na 69ª CIPM de Ilhéus. Um outro policial, de idade ainda não informada, também estava no veículo e foi socorrido com ferimentos para o Hospital Regional de Ilhéus.

O capitão Edmundo César, da PM em Uruçuca, informou que o carro onde as vítimas estavam bateu em uma árvore após derrapar na pista. Segundo ele, chovia bastante no local onde o acidente ocorreu. O corpo da tenente foi encaminhado para o DPT de Ilhéus.

Do G1 BA, com informações da TV Santa Cruz

Etanol não é vantajoso em nenhum estado do País

Na semana encerrada no último dia 28, em nenhum estado brasileiro foi vantajoso abastecer com etanol, segundo dados da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
O estado de São Paulo tem o etanol mais barato do Brasil, com média de R$ 1,869 por litro, com base nos preços praticados na última semana. No entanto, no estado, a gasolina continua a ser mais vantajosa, saindo, em média, por R$ 2,634 o litro.
Já o Piauí tem o litro da gasolina mais barato, custando R$ 2,568.
Para o uso do etanol ser vantajoso, é preciso que o litro custe menos do que 70% do preço do litro da gasolina. Se a proporção ultrapassar essa porcentagem, abastecer com gasolina torna-se mais apropriado financeiramente.
Brasil
De maneira geral, das 27 unidades federativas analisadas pela agência, o preço médio do etanol subiu em 13 estados na semana encerrada no último dia 28. Na média nacional, o litro do etanol caiu para R$ 2,024. Já a gasolina caiu em 18 estados, ficando em R$ 2,735, na média. A proporção do preço do etanol com relação ao da gasolina, na média nacional, foi de 74% na última semana.
Veja, na tabela abaixo, os valores do etanol e da gasolina nas 27 unidades federativas avaliadas pela ANP e a proporção entre os preços dos dois combustíveis.


Fonte: O Globo

Conta de luz ganha novo formato e visual em fevereiro

A conta de energia elétrica de mais de 5 milhões de clientes da Coelba ganhará novo formato a partir de fevereiro. As alterações serão realizadas no tamanho e no acesso às informações, a nova fatura evitará a utilização de aproximadamente 170 toneladas de papel por ano.
A fatura permanecerá contendo todas as informações aos consumidores, conforme determina o Artigo 119 da Resolução 414/2010, da Agência Nacional de Energia Elétrica, somente mudará o layout e as dimensões, passando do A4 (21 cm x 297 cm) para A5 (14,5 cm x 21 cm).
A mudança acontecerá para os clientes atendidos em baixa tensão, que hoje representam 99% dos clientes da Coelba.

Entre esses clientes, estão os residenciais, que correspondem a 88% do total. A nova conta será impressa em papel com certificação florestal – FSC.

Fonte: O Tempo jornalismo

"Pinho" presidente da câmara de Pau Brasil é morto com 4 tiros

O vereador Valdelins Pinheiro Matos (Pinho) (PTB), 48 anos, foi assassinado na manhã desta quarta feira (1), quando estava sentado na porta da casa de um vizinho, no Município de Pau Brasil. Um homem se aproximou e deflagrou quatro tiros á queima roupas no presidente da Câmara de Vereadores daquela cidade. 
O corpo do vereador, que é natural de Camacan, está sendo transladado para o DPT de Itabuna. A polícia ainda não tem pistas do criminoso. Aguarde mais informações sobre a morte do vereador.

O presidente da Câmara Municipal de Pau Brasil, cidade da região sul da Bahia, Valdelin Pinheiro Matos, de 48 anos, morreu após ser baleado na manhã desta quarta-feira (1°). De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorreu na Rua João Veloso, onde morava, por volta das 6h30.
Segundo as primeiras informações, repassadas à polícia por testemunhas, a vítima tomava café na porta da casa de um vizinho, quando um homem, ainda sem identificação, passou andando e disparou contra o vereador. O delegado local foi acionado e se desloca à unidade policial para dar prosseguimento às investigações. Equipes já estão na rua à procura do suspeito.
O corpo de Valdelin está sendo transferido para o Instituto Médico Legal (IML) de Itabuna, cidade próxima. Ele era casado e tinha filhos. A polícia apura o que teria motivado o crime, mas aponta que uma das hipóteses é briga política.
Pau Brasil tem cerca de 11 mil habitantes, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2010.

Fonte: G1-Ba.- foto- O Tempo jornalismo

Assentamento de Ibicaraí ganha cozinha industrial

Os moradores do Projeto de Assentamento (PA) Senhora Santana, localizado no distrito do Cajueiro, no município de Ibicaraí, podem contar com uma cozinha industrial comunitária a partir desta terça-feira (31). A estrutura composta por freezer, despolpadeira, desidratador, liquidificador industrial, mesa de inox e dosador, irá possibilitar um aumento na produção de bolos, doces, beijus, polpas de frutas e outros derivados da agricultura familiar, que já são fabricados pelas mulheres da Coopfesba e vendidos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

O equipamento foi comprado pela Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), e doado para a Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidaria da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba). A solenidade de entrega dos equipamentos teve inicio ás 9 horas com farta distribuição de guloseimas produzidas no próprio assentamento Senhora Santana, que fica às margens da BR-415, no distrito do Cajueiro, e contou com a presença do prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, do vice Lula Sampaio, a secretária de Assistência Social e primeira dama, Ângela Santana, Wagner Ayres, diretor regional da EBDA e técnicos da região, Anorina Smith, diretora da CAR, autoridades regional, assentados e um grande público presente.

Durante a solenidade, quando foi franqueada a palavra, o Diretor de Agricultura do Município de ibicaraí, Osaná Crisóstomo, lembrou do período difícil no ano de 2003, quando tomou a iniciativa de liderar os sem terras no município, quando foi perseguido e preso por arbitrariedade das autoridades locais, mas, com coragem, determinação e incentivo, seguiu em frete, e hoje se sente orgulhoso de ver todo o seu esforço sendo compensado com o bom andamento em que o assentamento tem tido com atenção da administração do prefeito Lenildo, coisa que as administrações passadas não valorizaram. Encerrando o evento o prefeito Lenildo Santana falou que essa iniciativa, além de atender a necessidade de alimentação da população do assentamento, também fomenta a produção rural da cidade. “O caráter social está aliado à geração de emprego e renda, com a compra da produção da agricultura familiar pelo município para abastecer creches e colégios, os assentados terão também a possibilidade de aumentar suas rendas vendendo os produtos produzidos aqui, nas feiras livre, mercados e diretamente aos transeuntes em um estande  instalado as margens da BR-415”.

Texto e fotos: Antonio Lima









31 de janeiro de 2012

IPVA 2012 pode ser pago com 10% de desconto até 29 de fevereiro

Até o dia 29 de fevereiro deste ano, os donos de veículos podem aproveitar o desconto de 10% para pagamento da cota única do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores de 2012 (IPVA 2012). Além disso, o valor do imposto terá  também a redução média de 3,2%, por conta da desvalorização do preço de mercado dos veículos usados.
         
A tabela com os valores que servem de base para o cálculo do IPVA 2012 e o calendário de pagamento do imposto foram divulgados pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz) na edição Diário Oficial do Estado do dia 20 de dezembro de 2011.

O imposto é calculado sobre o valor médio de cada veículo, de acordo com pesquisa feita pela Fundação do Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e, embora seja um imposto estadual, o valor arrecadado é dividido igualmente com o município onde o veículo foi emplacado.

Existe ainda a opção de pagar o IPVA com 5% de abatimento. Para isso, basta quitar o valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira cota, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo. Os proprietários têm ainda a opção de parcelar o imposto em três vezes, com vencimento da primeira cota no dia 15 de março, para os veículos de final de placa um, e no dia 16 de março, os carros com final de placa.

O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil ou do Bradesco e basta apenas apresentar o número do Renavam. Mais informações podem ser obtidas pelo site da Sefaz (www.sefaz.ba.gov.br), Canal Inspetoria Eletrônica, ou pelo Call Center da Sefaz (0800 071 0071).



Faz/rn – 31.01.12