14 de outubro de 2016

Ouvidor Geral visita ouvidorias especializadas em Ilhéus e Itabuna




Para melhorar a comunicação entre a população e o governo nos assuntos referentes à Educação e Segurança, o ouvidor geral, José Maria Dutra, visitará, entre os dias 17 e 20 de outubro, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o Comando do Policiamento da Região Sul e o Batalhão Escola da Polícia Militar, em Ilhéus e Itabuna, sul do estado. As visitas têm o objetivo de conhecer o funcionamento das Ouvidorias Setoriais e fazem parte de um conjunto de ações que visam qualificar o trabalho das ouvidorias especializadas em todo o estado, consolidando o sistema de ouvidorias como instrumento de gestão.

Portaria do Detran obriga autoescolas a oferecerem curso para habilitação de 'cinquentinhas'




Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (14) a portaria 1587 do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), que obriga os Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados ao órgão a oferecer o curso de Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), de acordo com o que dispõe a resolução 358 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A medida determina que as autoescolas disponibilizem pelo menos uma turma por mês de ACC, com o número máximo de 35 candidatos por sala. O não cumprimento da portaria pode levar à suspensão do credenciamento do estabelecimento.

Brasil Ride aquece turismo na Costa do Descobrimento




A partir deste sábado (15), até o dia 22, as belezas da Zona Turística Costa do Descobrimento, no Extremo Sul da Bahia, servem de cenário para a VII edição da Brasil Ride 2016. Considerada a principal ultramaratona de mountain bike das Américas, a prova terá, durante sete dias de competição, mais de 500 quilômetros pedalados, passando por região litorânea e trecho de montanhas.

Começa temporada de cruzeiros na Bahia


A partir de domingo (16), a Bahia começará a receber turistas da temporada verão 2016/2017 pelo mar. Neste dia, a partir das 7h, o navio Mitnadsol chegará ao porto de Salvador com a previsão de trazer cerca de 500 passageiros. Para recebê-los, a Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) estará presente no local com baianas tipicamente caracterizadas dando boas vindas com a distribuição de fitinhas do Senhor do Bonfim.

A ação seguirá até o final da temporada, que está prevista para o mês de abril de 2017. Ao todo serão pelo menos 73 navios que se dividirão entre Salvador e Ilhéus, com a possibilidade de trazer mais de 200 mil turistas.

13 de outubro de 2016

Detran abre 200 vagas para habilitação de 'cinquentinhas'


Para atender à reivindicação das associações de motociclistas de ‘cinquentinhas’, em Salvador, a Escola Pública do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) decidiu oferecer gratuitamente o curso para a emissão da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC). O documento será obrigatório para motos de 50 cilindradas, a partir de 1º de novembro. Pilotar sem ACC caracteriza infração gravíssima, com multa no valor de R$ 574, 62. “O curso é uma iniciativa pioneira no Brasil, no setor público, que vai reforçar a segurança no tráfego da capital baiana, além de contribuir para a qualificação profissional no segmento”', disse o diretor de Educação para o Trânsito do Detran, Eliezer Cruz.

Produtos baianos serão divulgados na Feira de Artesanato Brasil Original


Os produtos artesanais da Bahia, desenvolvidos por artesãos individuais e cinco associações, serão divulgados e comercializados na Feira de Artesanato Brasil Original, que acontece no período de 20 a 23 deste mês, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, com estimativa de receber 20 mil visitantes. Os profissionais foram selecionados pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), via edital, sendo contemplados nas suas respectivas tipologias.

Polícia baiana é a primeira no País a usar simulador em ocorrências


Em grandes eventos como o Carnaval de Salvador, situações corriqueiras, a exemplo de manifestações, casos de desastres naturais, entre outras demandas, a polícia baiana passa a contar com a ajuda de um simulador, que faz parte do Sistema de Gestão de Informação e Inteligência. Na prática, o programa, instalado no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria da Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, será alimentado com informações sobre o fato e traça um diagnóstico do que deve ser promovido de imediato.

12 de outubro de 2016

Reforma no ginásio de esportes de Ibicaraí entra na fase final





Texto e fotos: Arnold Coelho
A reforma do Ginásio de Esportes Nicécio Bráulio, no bairro Agripino Monteiro, em Ibicaraí, mantém um bom ritmo de trabalho e deve ficar pronto em breve. A parte interna do ginásio já foi toda pintada, passando por retoques e ainda essa semana começa a receber a pintura do piso da quadra. Paralelo a pintura interna, a empresa responsável pela reforma iniciou a pintura externa de todo o prédio com a primeira demão de tinta e retoques de massa. "A pintura externa só não está mais adiantada em virtude das chuvas que caem em nossa cidade há alguns dias. Essa semana vamos pintar o piso da quadra", disse o responsável pela pintura do prédio.

11 de outubro de 2016

Projeto 'O Amor é Contagioso' realiza evento solidário em Ibicaraí





O projeto 'O Amor é Contagioso' foi realizado com a união de cinco grupos filantrópicos de Ibicaraí (Rotaract Club, Interact Club, LEO Clube, O amor é a Cura e Ordem Demolay), com o intuito de intensificar a luta pela solidariedade. Foi concretizado no último domingo (9) de outubro, na praça Henrique Sampaio. A ação contou com uma Manhã de Lazer, acompanhado por uma Feira de Saúde e um Campo Social, onde aconteceu doações de roupas e cestas básicas. Na oportunidade o professor de dança Marcelo Menezes levantou o astral da galera presente na praça com uma irreverente aula de dança.

Redução dos gastos públicos desmonta políticas sociais e favorece os ricos, dispara Valmir



O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) foi um dos parlamentares que votou contra a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 241) nesta segunda-feira (10) na Câmara Federal. Depois de uma estressante sessão, o parlamentar destacou que a PEC desmonta todas as políticas públicas de inclusão social, educação e transferência de renda, afetando diretamente o sistema previdenciário, o SUS e o sistema público de educação superior.

Com regras mais amplas, IPVA soma 1.809 novas isenções para portadores de deficiência


Desde que entraram em vigor, em abril de 2015, as novas regras que ampliam a isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) para os contribuintes baianos portadores de deficiências física, visual e mental, além de autismo, já somam 1.809 benefícios concedidos. Com o decreto 16.032, do ano passado, passou a ser possível que o portador de deficiência se torne isento sem que necessariamente seja o condutor do veículo, bastando indicar até três condutores.

Inscrições abertas para composição do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência


A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado da Bahia (Coede/BA) divulgam o edital de inscrição para a composição do Coede no biênio 2017/2018. Estão convocadas entidades da sociedade civil que atuam na garantia e promoção dos direitos das pessoas com deficiência e os Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado da Bahia. A eleição será realizada no dia 7 de dezembro, das 10h às 15h, no Auditório do Instituto Anísio Teixeira, localizado na Estrada da Muriçoca, s/nº, São Marcos, em Salvador.