13 de março de 2015

Participação das mulheres em cooperativas está sendo fortalecida


O IV Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas foi realizado nesta sexta-feira (13), no São Salvador Hotel, no Stiep, em Salvador, com a presença da secretária de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana. O presidente da Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia (Sescoop/BA), Cergio Tecchio, fez a abertura do encontro. Ele ressaltou a importância da associação das mulheres nas cooperativas e informou que, atualmente, dez mulheres representam o sistema de cooperativas, fazendo parte dos conselhos. Tecchio também apresentou dados estatísticos do Sistema Sicoob Bahia.

Micro e pequenos empresários ampliam negócios com o CrediBahia


Pequenos empreendedores baianos podem conseguir linhas de crédito, que vão de R$ 200 a R$ 10 mil, para ampliar seus negócios, por meio do Programa de Microcrédito do Estado da Bahia (CrediBahia). O benefício, que somente ano passado realizou mais de 20 mil contratos, é concedido a trabalhadores do mercado formal ou informal, que tenham algum estabelecimento há pelo menos seis meses.

Biblioteca Pública Municipal de Floresta Azul atende mais de 600 alunos por mês



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Educação

Em pleno século 21, com a internet como fonte de pesquisa e as mídias sociais presentes no dia a dia de boa parte da população jovem mundial, a Biblioteca Pública Municipal Professora Dinalva Nunes de Oliveira, situada no complexo do Colégio Educacional de Floresta Azul (CEFA), se mantém viva e recebe diariamente, nós três turnos, uma média de 30 alunos das escolas públicas e particulares de Floresta Azul, ou turmas inteiras de sala de aula para pesquisar, além do cidadão florestense. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 11:40h; das 13:00 às 16:45h, e a noite das 19:00 às 22:00h.

Secretário de Saúde de Ibicaraí faz parte da diretoria da CIR



Texto: Arnold Coelho - Foto: Divulgação

A Comissão de Intergestores Regional (CIR), composta por 22 municípios da Microrregião de Itabuna, empossou na terça-feira, 3 de março, no Auditório da Base Regional de Saúde, antiga 7ª DIRES em Itabuna (local funciona como sede da CIR), a sua nova diretoria, tendo Antonio Pinheiro Farias (Secretário de Saúde - Ibicaraí) como Coordenador; Mariza Eduane Pinheiro (Coord. do Núcleo Regional de Saúde), Coordenadora Adjunto; Ana Célia, Secretária Executiva (Funcionária da Antiga 7ª DIRES, hoje Base Regional de Saúde de Itabuna); Claudia Silva, Membro Efetivo (Representando o Núcleo Regional de Saúde de Itabuna) e Maria Alcina, Membro Efetivo do Nível Central (Representando a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia SESAB).

12 de março de 2015

Reunião discute inclusão do xadrez como disciplina no ensino público


A prática do xadrez como disciplina regular no ensino público da Bahia foi defendida pelos diretores da Federação Bahiana de Xadrez em visita ao secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, na quarta-feira (11). “O xadrez tem sido cada vez mais empregado em atividades educacionais com o objetivo de aprimorar atitudes, habilidades e competências inerentes ao processo ensino-aprendizagem”, afirma o presidente da federação, Wilter Vieira, que estava acompanhado do diretor e jornalista Paixão Barbosa.

Escolas ganham carteiras novas em Floresta Azul



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Educação

A prefeitura de Floresta Azul, através da secretaria Municipal de Educação, comprou 100 novas carteiras escolar para reposição nos colégios José da Silva Cardoso, que recebeu 60 unidades, e o Colégio Educacional de Floresta Azul (CEFA), que recebeu 40 unidades. As carteiras foram compradas com recursos próprios, no valor de 7.900 reais e foram entregues na manhã de ontem, quarta-feira, 11 de março.

Prefeito vistoria ampliação da barragem da Serra da Banha



Texto: Arnold Coelho – Fotos: Raimundo Gomes

O prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, visitou na manha da última segunda-feira, 9, as obras de ampliação da barragem da Serra da Banha. O prefeito subiu a serra com o secretário de Infraestrutura Leildo Santana, o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgotos – SAAE, José Dias e o técnico em saneamento do SAAE, William Nogueira. A visita serviu para verificar o andamento das obras da barragem que estão sendo feitas com recursos próprios do SAAE. No local o prefeito e o secretário ficaram surpresos com o trabalho que está sendo feito na barragem por José Dias e equipe.

11 de março de 2015

Uma mão lava a outra


Texto e foto: Arnold Coelho

No sábado passado, 7 de março, recebi a visita do meu amigo Soares Neto, que chegou com um pacote com 100 mudas de cacau. Soares estava muito empolgado com a nova forma como a Biofábrica está passando as mudas para o meio rural. O processo (que antes precisava dos tubetes, gerando custo e ocupando muito espaço na locomoção e entrega final do produto ao pequeno agricultor) agora ficou muito simples e prático. Prova disso é que ele deixou aqui em casa um pacote com 100 mudas para que presenteasse algum amigo agricultor familiar.
Como tenho alguns amigos que vivem no meio rural, eu, para não criar nenhum tipo de ciumeira, estabeleci que o primeiro que me ligasse ganharia as mudas. Pedro Gama foi o contemplado. Meu amigo Pedro tem uma propriedade no topo da Serra do Córrego Grande (acima da fazenda de Abel de Furtuoso). São 68 hectares de mata, cacau e pasto, com diversos pontos de nascentes que ajudam a abastecer o riacho do Córrego Grande.

10 de março de 2015

Secretária de Saúde de Floresta Azul ganha prêmio nacional pelo segundo ano consecutivo



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Saúde

A secretária de Saúde de Floresta Azul, Domilene Borges, recebeu, no final do mês de fevereiro, o Prêmio de Grande Gestor Municipal 2014/2015. O Principal objetivo desse prêmio é o reconhecimento dos Gestores Públicos Municipais pelas práticas administrativas desenvolvidas com observância às regras técnicas, pela obtenção de resultados positivos para a população de seus municípios e pelo bom uso da verba pública.

Secretaria de Educação faz Encontro Pedagógico em Ibicaraí



Texto e fotos: Ascom Ibicaraí - Educação

Com o tema “Os Desafios da Formação: Inclusão e Aprendizagem” a Secretaria Municipal de Educação fez o I Encontro Pedagógico de Ibicaraí no Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães (CELEM). O encontro aconteceu sexta-feira, 6, das 08:00 às 12:00h e contou com a presença de 180 pessoas, entre elas diretores, coordenadores e professores.

9 de março de 2015

Sesab lança campanha de combate ao mosquito transmissor da Dengue e da Chikungunya



A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) lança, nesta terça-feira (10), a campanha de combate ao mosquito transmissor da Dengue e da Febre Chikungunya, tendo este ano um grande reforço: foi desenvolvido um teste rápido que, associado a um smartphone com GPS, permite, simultaneamente, o georreferenciamento (google maps) dos casos a fim de controlar rapidamente os surtos, bem como ter o resultado em apenas 20 minutos, o que antes demorava até 60 dias. Esta é uma ação inédita no país.

Inema realiza apreensão de 1.007 aves no município de Ubaitaba



A Unidade Regional Sul do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), junto a Cia Independente de Polícia Especializada (Cipe Cacaueira), realizou no município de Ubaitaba, no sul do estado, a apreensão de 1.007 aves silvestres de cativeiro. Os animais, que seriam alvos do tráfico, foram conduzidos para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Porto Seguro, onde vão receber a assistência de técnicos ambientais do local.

Agricultoras rompem fronteiras e celebram conquistas no Dia Internacional da Mulher


A arte de fazer dos frutos cultivados em suas terras, produtos que geram renda e ocupação para milhares de famílias na Bahia, tem sido, dia após dia,  o desafio e, ao mesmo tempo, a conquista de mulheres que trocam a rotina das tarefas de casa pela riqueza das atividades e oportunidades oferecidas pela agricultura familiar.
Trata-se de um grupo, cada vez mais organizado e promissor, de trabalhadoras jovens, adultas e idosas, que rompem fronteiras territoriais e encontram, no ofício da agricultura, motivos para mudar de vida, tornando o empreendedorismo e a presença feminina nas cooperativas e organizações do campo, áreas predominantemente dominada por homens, uma realidade.

Secretaria de Educação de Floresta Azul realiza Encontro Pedagógico

Texto: Ascom Floresta Azul - Fotos: Sec. Educação



Professores, diretores, coordenadores e secretários de escolas da rede municipal de educação de Floresta Azul participaram no dia 02 de março de um encontro pedagógico que serviu como abertura oficial do ano letivo 2015.
O evento aconteceu no prédio do Centro Educacional de Floresta Azul (CEFA), e contou com oficinas, participação de palestrantes, além de discussões em grupos temáticos a fim de alcançar melhores resultados na educação municipal.

8 de março de 2015

Dra. Sandra foi uma das homenageadas pela UPB no Dia Internacional da Mulher



Texto: Ascom Floresta Azul - Fotos: UPB

"Abolir barreiras que impeçam as mulheres de ocupar espaços na sociedade". Esta é a bandeira defendida pelas 61 prefeitas da Bahia, e foi o tema central de um almoço promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB), ontem, 7 de março, na Churrascaria Fogo de Chão, em Salvador, para comemorar o Dia Internacional da Mulher, que é comemorado hoje, 8 de março, em todo o mundo. Na Bahia, dos 417 municípios, 61 são comandados por mulheres, número que representa aproximadamente 14% dos municípios baianos. Floresta Azul tem o privilégio de fazer parte desse seleto grupo de 'guerreiras' que verdadeiramente estão à frente do seu tempo e quebraram o paradigma de um Brasil e um Nordeste com costumes e tradições extremamente machistas, onde a política sempre foi vista e direcionada aos homens. A Dra. Sandra Cardoso, prefeita de Floresta Azul, participou do almoço e foi uma das homenageadas.

Método simples e inovador de entrega de mudas facilita o pequeno produtor



Texto e fotos: Arnold Coelho

O escritório local da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, EBDA (escritório local de Coarací) e a prefeitura de Coaraci adquiriram, junto ao Governo do Estado, via Biofábrica, 20 mil mudas de cacau, das quais 16 mil já foram distribuídas na zona rural do município, ficando as 4 mil restantes para serem distribuídas na próxima semana.