31 de maio de 2012

Destinação adequada da manipueira é tema de campanha da EBDA


Na próxima terça-feira (05), será comemorado o dia mundial do meio-ambiente. A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), por meio da Gerência Regional de Itabuna, aproveitará a data para lançar uma campanha sobre a destinação adequada da manipueira. O líquido, proveniente da prensagem da mandioca, apresenta um forte odor característico e é um potente agente de poluição ambiental, superior ao esgoto doméstico.
A campanha é uma iniciativa do engenheiro agrônomo da EBDA Paulo Beline, que coordena a cadeia produtiva da mandioca na região. Ele explica que a destinação incorreta da manipueura é um grave problema encontrado nos locais de processamento de mandioca, como no município de Buerarerma, no Sul da Bahia, famoso nacionalmente pela produção e qualidade da farinha. “Realizaremos uma campanha educativa de forma extensiva com visitas às propriedades e através da imprensa regional, orientando os produtores de farinha e buscando alternativas, a exemplo da aquisição de reservatórios para a manipueira”, disse Beline.
Beline fará palestras sobre o assunto nas regiões de atuação da Regional da EBDA de Itabuna, e mostrará para os produtores de farinha os riscos desse resíduo. O técnico também informará a possibilidade de multiaproveitamento da manipueira, que pode ser utilizada para fazer tijolos, na alimentação animal, no controle de pragas e doenças de plantas, e na produção de biogás. “O próprio desconhecimento sobre o potencial de uso da substância leva ao descarte incorreto”, comentou Beline.
O engenheiro agrônomo da EBDA levará a discussão também para as microrregiões de Buerarema, Una e Ilhéus, municípios que têm um elevado número de agricultores que trabalham com essa cultura. Além das palestras, os agricultores receberão material didático-educativo sobre o assunto. “Paralela a essa ação estamos realizando um diagnóstico sobre a sanidade das casas de farinha; a maioria funciona de forma artesanal, nos quintais dos agricultores”, ressaltou Beline, acrescentando que o número das Unidades de Processamento de Mandioca, nesses três municípios, é superior a 75.
Com a colaboração do técnico agropecuário, Mateus Paraguai, que atua na Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), por meio do Programa Pacto Federativo, Paulo Beline está elaborando um projeto para a aquisição de 80 reservatórios para a recepção da manipueira. O material será obtido através de uma parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e distribuindo entre os agricultores familiares que processam mandioca.



EBDA/Assimp, 30/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário