13 de agosto de 2011

Desfile gay em Ibicaraí arrasta população para avenida

Ponto de vista--
Foto Ilustrativa- fonte Google--



O primeiro desfile da Parada do Orgulho GLTB (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais), realizado em Ibicaraí na noite de sexta-feira (12), levou um grande número de curiosos para a Avenida São Vicente de Paula. As pessoas que foram obsevar o desfile notaram que além de fantasias ousadas exibidas pelos participantes, existia tambem um mote politico como: “Todos contra a homofobia”,” A favor da livre expressão”, e outras cobranças mais em favor da causa deles.

Politicamente falando sou a favor que algumas liberdades sejam concedidas aos homossexuais. O estado é laico, portanto, o mesmo deve reconhecer que gays, lesbicas e bissexuais são cidadãos que pagam seus impostos como todo cidadão comum. O que eu não concordo é como o movimento gay se comporta frente à sociedade, insistindo na necessidade de a todo o momento mostrar ao mundo sua homossexualidade, atraves de uma intensa sensualidade, sem respeitar e agredindo a individualidade das outras pessoas, provocando com isto as desavenças sociais.

Respeito todos os homossexuais, inclusive tenho amigos que são, mas não concordo com a prática homossexual, muito menos com a forma que eles encontraram para provocar a igreja católica, expondo os seus santos com práticas homossexuais. Acho que os homossexuais devem conquistar seus direitos sim, pois vivemos em um estado laico, mas para isso é necessário respeitar o direitos dos outros. Assim acredito que desta forma a causa deles seja melhor aceita pela sociedade que ate então a regeita.
Texto: Antonio Lima- Foto Ilustrativa- fonte Google

Alistair Overeem não foi demitido e continua campeão do Strikeforce


Lutador negou luta com Pezão por estar machucado e teve contrato rescindido


O holandês Alistair Overeem não foi demitido pelo Strikeforce e está em fase de negociações com o UFC. A informação foi publicada nesta sexta-feira pelo ESPN.com, que conversou com o representante do lutador, Bas Boon.

Overeem é o atual campeão dos pesos pesados do Strikeforce. Nas últimas semanas, o lutador negou-se a lutar com Antônio Pezão no Grand Prix de pesos pesados, em luta marcada para 10 de setembro, alegando lesões no dedo do pé e nas costelas.

Na época, vários boatos sobre a demissão do holandês foram publicados, dando conta de que o lutador havia perdido o cinturão, que ficaria vago. O empresário afirmou que tudo foi um mal entendido. No Strikeforce há uma "cláusula de campeões" que mantém os lutadores ligados ao evento, mesmo após o fim do contrato.

Ainda de acordo com seu empresário, Overeem só teve seu contrato rescindido porque havia uma cláusula em seu acordo que permitia o rompimento do vínculo com a Forza LLC, companhia que gere o Strikeforce, caso ele deixasse de fazer uma luta.

O empresário disse também que o lutador está em período de negociações com a Zuffa, companhia que gerencia o UFC e passou a englobar os lutadores do Strikeforce. Pessoas próximas a Overeem afirmaram que ele possivelmente só volte a lutar em 2012.

12 de agosto de 2011

Entrevista com Dailton Reis – pré-candidato a vereador


Dailton Francisco Moura dos Reis é uma figura conhecida na política ibicaraiense, onde ele mesmo declara que sempre fez questão de atuar nos “bastidores”. Jornalista, publicitário, marketeiro, atuou como titular das assessorias de imprensa dos ex-prefeitos Monalisa Tavares (Ibicaraí) e Garrafão (Floresta Azul).

Dailton atualmente cursa Direito na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Vitória da Conquista). Filho do já falecido Chico da Gerfab e de Alice costureira, é casado com Iraildes Reis e pai de Thirza Moura, Yves Reis e Maria Reis, esta última estudante de Medicina em Vitória (ES), além de já ser avô da pequena Ana Clara.

Ele afirma que a sua origem humilde nunca o impediu de tentar a busca do crescimento através do trabalho e do estudo, foi assim que participou diversas vezes de projetos jornalísticos na região, a exemplo do lançamento do primeiro jornal diário em offset da nossa região, o Diário do Sul, em Itabuna, onde permaneceu por seis anos e da implantação do primeiro jornal semanal de Ibicaraí: A Folha da Semana.

Como a notícia divulgada por este blog, com exclusividade, causou um impacto positivo, entramos em contato com Dailton, por telefone, e ele nos concedeu a seguinte entrevista:



TRIBUNA: Apesar de sempre estar envolvido com a política de nosso município, você nunca se candidatou a nenhum cargo eletivo. Por quê?

DAILTON: Veja bem Alexandre: eu sempre tive essa vontade, porém outras prioridades tomaram meu tempo, recursos e atenção. A criação e a educação dos meus filhos sempre tiveram prioridade e nesse sentido eu já me sinto quase realizado, pois tenho uma filha estudando Medicina, outra filha que é servidora pública concursada e um filho que tem um bom emprego, em Vitória da Conquista.

Quando consegui realizar esse meu intento, passei a cuidar dos meus projetos pessoais que envolvem me tornar um advogado e entrar para a política como protagonista e não coadjuvante.



TRIBUNA: Como marketeiro e jornalista político você está a par das dificuldades para um candidato alcançar êxito nessas eleições de 2012?

DAILTON: Olha Alexandre, Ibicaraí está precisando de desenvolvimento urgente. E esse desenvolvimento precisa ter início no Poder Legislativo, que é o órgão que aprova as leis e fiscaliza o Poder Executivo Municipal.

Infelizmente, a maioria dos nossos vereadores nunca sequer leu a Constituição da República Federativa do Brasil, não sabem elaborar um projeto de lei, não têm profundidade de ideias, têm dificuldades de se expressar em público, entre outros fatores negativos. Isso desestimula os verdadeiros formadores de opinião a sentirem o desejo de participar das sessões.

Se você notar bem, os eventos realizados pelos poderes públicos em Ibicaraí não têm conseguido reunir um número expressivo de participantes. Isso é um sintoma da apatia que os ibicaraienses têm sentido em relação aos atos de seus líderes.



TRIBUNA: E como então você pretende conduzir sua campanha?

DAILTON: Quero que a campanha de Dailton Reis a uma vaga na Câmara Municipal seja uma construção coletiva, pautada em conversas, discussões e principalmente na aceitação de ideias, mesmo que divergentes.



TRIBUNA: Você está buscando setores específicos da sociedade para formar sua base eleitoral?

DAILTON: Sim! E creio que para atingir uma base eleitoral é necessário que haja uma identificação com ela, porque ninguém pode chegar para um determinado grupo, sem saber utilizar a linguagem que aquele grupo domina, ou ao menos saber das dificuldades enfrentadas pelos mesmos.

Eu acredito na educação formal, em todos os níveis, como fonte motora da transformação socioeconômica. Ibicaraí está a 37km de Itabuna, que está se transformando em um pólo educacional dos mais importantes. Estamos recebendo uma universidade federal, já temos a UESC em Ilhéus, diversas faculdades particulares e os centros de formação técnica, a exemplo do SENAI.

Além disso, creio que o poder público poderia firmar convênios com a nossa faculdade (FAM), possibilitando que ibicaraienses tivessem seus estudos superiores financiados. Se há dinheiro para micareta e festas, creio que também pode haver para a educação superior.

É claro que para adentrar qualquer universidade é necessário passar por um curso pré-vestibular, que possibilite adquirir uma base capaz de levar o aluno ibicaraiense a disputar em pé de igualdade com alunos dos demais municípios da região do cacau.

Na Uesc ainda existem as Ações Afirmativas, entre elas o sistema de cotas raciais e sociais, que poucos sabem o que é, mas tem permitido que diversos alunos egressos do Ensino Médio estejam cursando uma faculdade pública de qualidade. Informações sobre o Fies e Prouni estão à disposição nos websites do MEC, mas falta quem oriente o aluno que não pode por si só chegar a essas informações. Na minha sincera opinião é uma falha direta da Educação Municipal.

Discorde e ache ruim quem quiser, mas falo com autoridade, pois coloquei minha filha em uma boa Universidade, pelo Prouni, e entrei em no Curso de Direito de uma Universidade Pública Estadual.



TRIBUNA: Além da plataforma estudantil, o que você acha que o diferenciará, caso seja eleito?

DAILTON: Cultura! Não vou levantar a bandeira do esporte e do lazer porque já tem muitos que o fazem. A Cultura do município está entregue à própria sorte. Aqui não há um grupo de teatro em atividade, nossa biblioteca é uma piada, nossos poetas são desprezados. Para se ter uma ideia: há mais de dez anos que um ibicaraiense não publica um livro. É ou não é vergonhoso?

Nossos intelectuais dormem em berço esplêndido. A vida passou na janela e só eles não viram.



TRIBUNA: Pra finalizar: qual o seu partido? E quem você apoiará para prefeito?

DAILTON: A primeira parte da pergunta é fácil de responder: sou filiado ao PMN, cujo presidente municipal é o meu amigo Moisés Messias. É junto com os partidários do PMN que empreenderei essa jornada.

Já quanto ao apoio a prefeito passa por algumas decisões, principalmente a partidária. Posso lhe garantir que o PMN é o único hoje em Ibicaraí que mantém uma posição de independência. Não iremos lançar candidato próprio à chapa majoritária, porém planejamos participar de uma coligação e para isso dependerá de quem serão os candidatos a prefeito.

Eu, particularmente (e não posso falar pelo partido) continuo acreditando no trabalho e na reeleição do atual prefeito Lenildo Santana. Sei que houve avanços nessa administração, como também sei que há aspectos passíveis de melhora. Caso eu seja eleito, pretendo contribuir de forma efetiva para a resolução desses problemas.

Mas política é algo dinâmico e as coisas teimam em mudar! Simpatizo com Lula Brandão, respeito Luisinho da Huanna e reconheço o que Monalisa Tavares realizou por Ibicaraí. Todos estes são pré-candidatos e nesses 13 meses até as eleições, muitas coisas podem acontecer, modificando novamente o curso da história política do Município.

Rei do crime ou 'garganteiro'? Menor diz ser matador do tráfico de Itabuna


O menor que confessou o sequestro da funcionária da Coelba Maria Luiza Azevedo, na porta de casa, no Castália, ontem à noite, deixou policiais boquiabertos ao confessar pelo menos cinco homicídios, mais de 10 tentativas e diversos assaltos, inclusive a banco. Sem falar nos mais de seis carros tomados de assalto em Itabuna. Tudo isso com uma frieza de chamar a atenção até de experientes agentes da civil e da imprensa especializada.

O termo ‘menor em conflito com a lei’, preconizado pela legislação, acaba ficando dissonante da realidade desse indivíduo, especialmente quando se descobre que ele, aos 16 anos, é um dos matadores oficiais do crime organizado de Itabuna. Segundo contou na polícia, as execuções são encomendadas pelos chefes do tráfico de dentro do presídio local.

Bom de bola e ‘bom de dedo’

O menor disse em depoimento que está no mundo do crime desde os 10 anos, quando passou a integrar o bando da finada dupla ‘Sapatinho e Johnny Cartucheira’. Depois dessa primeira experiência, diz que tentou mudar de vida e foi parar em times das divisões de base da Portuguesa (SP). “Era bom de bola”, afirmou.

Hoje, segundo relatou, está no time de Jack Bombom, um dos maiores bandidos que a região já conheceu. Poderia estar mandando bem em outros campos, mas preferiu os riscos da vida na bandidagem. Em alguns momentos de seu depoimento, os policiais até duvidaram de tantas experiências na criminalidade.

O menor, que tem 16 anos, disse, ainda, que os diversos assaltos a motoristas em Itabuna – mais de seis, pelas suas contas, também foram feitos sob encomenda. Todos os veículos teriam sido entregues a um suposto receptador, que ele identificou como “Marcelo”, de Ilhéus, que lhe pagava entre R$ 300,00 e R$ 500,00 por veículo, a depender do modelo.

Já o sequestro de ontem à noite teria sido uma ação sua, para suprir uma necessidade própria: fazer uma cirurgia num dos olhos, ferido por bala ou estilhaços, durante um assalto no bairro Jorge Amado, em Itabuna.

Ele pedia R$ 10 mil pelo resgate de sua vítima – Maria Luiza Azevedo -, que conseguiu fugir quando foi autorizada a telefonar para a família, de um orelhão, em um posto de combustíveis, em Buerarema.

Demonstrando uma frieza impressionante para um jovem de 16 anos, o menor que confessou o sequestro da funcionária da Coelba Maria Luiza Azevedo, na noite de ontem, disse na polícia, após ser apreendido na manhã de hoje, que só não matou a vítima porque estava com pouca munição no momento em que ela tentou a fuga.

“Tive medo de que alguém revidasse. Como eu estava apenas com três balas, se tivesse troca de tiros, eu ia ficar sem munição”.

Maria Luiza conseguiu fugir quando o sequestrador parou em um posto de combustível, em Buerarema, para que ela ligasse para a família pedidindo o valor do resgate – R$ 10 mil. Ela pulou do carro e fugiu correndo.

O sequestro ocorreu na porta da casa da vítima, na rua Paulo Portela, no bairro Castália. Essa é a mesma rua em que há dois meses eram registrados mais de 10 assaltos por dia. Esse fato motivou a polícia a realizar patrulhamento constante na área.

Postado no Blog Agora na rede


Flamengo já tem um novo patrocínio milionário


Flamengo aprovou na noite desta quinta-feira (11/08), por unanimidade no Conselho Deliberativo, o novo contrato de patrocínio com as marcas da P&G - Duracell e Gillette.

Com um investimento de R$ 6,6 milhões, o contrato, com vigência até dezembro de 2011, dá direito à presença das logomarcas nos uniformes de jogo, de treino, no backdrop do clube e em placas de publicidade no Centro de Treinamento. O time já usará a nova camisa na partida deste domingo contra o Figueirense, às 16h, em Florianópolis.


11 de agosto de 2011

Mensagem ao dia dos Advogados


Justiça!

Ao Poder Judiciário, milhares de homenagens, Porque é o esteio do estado de Direito. Sem ele, a democracia seria imperfeita. Sem ele, a liberdade se extingue! Ser magistrado é ser um sacerdote do Direito, Ingressar em universos desconhecidos do ser humano, Conviver com personagens até então estranhos E conhecer um pouco de cada um e vivendo no seu mundo, Que agora também é dele, Compartilhar e recriar um novo espaço, tempo, com novas criaturas a povoarem este cenário. O verdadeiro direito é aquele que anda de mãos dadas com a justiça social e com a realidade. Ser advogado é ser bom, quando necessário. Ser justo, sempre. Ser intransigente com a injustiça e a ilegalidade. Ser solidário com o inocente e ser duro com o infrator....

SER ESTUDANTE


Se quiseres ser um verdadeiro estudante Não aprenda só o superficial, Pois o difícil pode se tornar barreira vencida. Para aquele cujo momento chegou agora, nunca é tarde demais! Aprender o ABC não basta, mas aprenda-o. Procura na escola o que deseja para tua vida, Pois ela te recolherá, orientará, dirigirá. Confia nos teus mestres: eles não te decepcionarão. Se não tens teto, cobre-te de saber, De vontade, de garra. Se tens frio, se tens fome, Agarra-te ao livro: ele é uma boa arma para lutar. Se te faltar coragem, Não tenha vergonha de pedir ajuda. Certamente haverá alguém para te estender a mão. Sê leal, fraterno, amigo, forte! Nunca te deixes ser fraco, desleal, covarde. Pois tu, jovem estudante, tens que assumir o comando do teu país. Respeita para ser respeito. Valoriza para ser valorizado. Espalha amor para seres amado. Não tenhas medo de fazer perguntas: toda a resposta terá sentido. Não te deixes influenciar por pensamentos alheios ou palavras bonitas. Tenha a tua própria linguagem (aperfeiçoa-te). Quando te deparares com a injustiça, a impunidade, a corrupção, a falta de limites, o abuso de poder, Pensa na existência de tudo o que te cerca. Busca o teu ideal e lembra: um valor não se impõe, se constrói. Não faça do teu colega, uma escada para subir. Isto é imoral e a imoralidade não faz parte da tua lição.



Marina da Silva

Brasil é referência mundial no turismo de aventura


O Aventura Segura já mobilizou mais de 50 mil pessoas e qualificou diretamente mais de 5 mil profissionais do segmento

Brasília, DF – O Brasil lidera o processo de certificação no segmento de turismo de aventura e ecoturismo com respaldo do Inmetro. Além disso, as normas técnicas brasileiras são referência no processo de normalização internacional, no âmbito da Organização Internacional para Normalização (ISO). Hoje, o país conta com 92 empresas do segmento certificadas e outras 130 estão em processo de certificação. Isso significa mais segurança para os turistas que se aventuram em atividades ao ar livre no Brasil.

A criação de normas técnicas e a certificação estão entre os resultados do Programa Aventura Segura do Ministério do Turismo (MTur), desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e o Sebrae Nacional. Os resultados do programa foram apresentados, nesta terça-feira (09), em Brasília, durante o evento “Programa Aventura Segura: um marco no fortalecimento da cultura da vida ar livre no Brasil”.

No Maranhão, a empresária Cássia Valentim ressalta que as conquistas geradas pelo programa foram fundamentais para o sucesso do negócio. “Sem o programa seria difícil a implementação da norma técnica. O Programa Aventura Segura ajudou na profissionalização das nossas ações como um todo, não apenas na gestão da segurança. Deu uma cara nova à nossa empresa. Foi uma mudança radical”, afirma. Para Valentim, a certificação ampliou a confiança dos clientes que percebem as mudanças na operação.



O empresário Jurandir dos Santos, de São Paulo, concorda e ressalta que a certificação favorece não apenas o empresário, mas, principalmente, o cliente de ecoturismo e turismo de aventura. “O processo de normas técnicas e a certificação ajudaram no amadurecimento de ideias e práticas que já existiam na conduta de muitos empreendimentos”, acrescenta.



O Aventura Segura já mobilizou mais de 50 mil pessoas e qualificou diretamente mais de 5 mil profissionais do segmento. A iniciativa contemplou mais de 100 municípios, em 17 destinos, presentes em 13 estados e nas cinco regiões brasileiras.



Destinos do Aventura Segura



· Bonito e Serra da Bodoquena (MS)

· Brotas (SP)

· Chapada Diamantina (BA)

· Chapada dos Veadeiros (GO)

· Fortaleza Metropolitana (CE)

· Foz do Iguaçu e Paraná (PR)

· Grande Florianópolis (SC)

· Grupo São Paulo (SP)

· Lençóis Maranhenses (MA)

· Manaus (AM)

· Recife e Fernando de Noronha (PE)

· Rio de Janeiro Metropolitana (RJ)

· Serra do Cipó (MG)

· Serra dos Órgãos (RJ)

· Serra Gaúcha (RS)

· Socorro (SP)

JÂNIO AGRADECE A DILMA PELA UFSULBA


Autor da proposta de implantação da Universidade Federal no Extremo Sul da Bahia, o deputado Jânio Natal (PRP-BA) agradeceu pessoalmente à presidenta Dilma a confirmação de que os municípios de Porto Seguro, Itabuna e Teixeira de Freitas terão campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsulba).

O agradecimento foi feito pelo parlamentar durante reunião do Conselho Político, do qual é integrante. “Há muito tempo o sul e extremo-sul mereciam esta importante conquista”, assinalou o líder do PRP na Câmara Federal.

Jânio também participou da audiência no Ministério da Educação (MEC), quando também foi pedida a instalação de campus da Ufsulba também em Eunápolis, como informado pelo PIMENTA mais cedo. A previsão é de que a universidade comece a funcionar em 2012.

 Autor: Pimentanamuqueca

10 de agosto de 2011

Ibicaraí realiza llª Conferência Municipal de Saúde


A Prefeitura municipal de Ibicaraí através da Secretaria de Saúde realizou a llª Conferencia de Saúde do município, com o objetivo de reorganizar o modelo de atenção à saúde com base na Estratégia de Saúde na Família (ESF), através da discussão dos problemas de saúde do município e propiciar diretrizes para atualizar o plano municipal de saúde. O evento teve inicio terça-feira dia 09, das 19 as 22h00min horas e na quarta-feira dia 10, das 08 as 17h00min no salão do Clube dos comerciários, e contou com á participação do Prefeito Lenildo Santana, do Secretário de Saúde, Pedro Adriano, Vereadores do município, agentes de saúde, representantes de associações e sindicatos e a comunidade em geral.  

Na abertura foi feita á apresentação do comitê executivo e organizador do evento pelo apresentador de honra, Romilso Ferreira, execução do Hino Nacional, e uma breve saudação de boas vindas do Prefeito Lenildo Santana acompanhado de uma explanação da importância da participação dos munícipes ao evento, e encerrando a noite, a palestrante Vitória Solange abordou o tema central “Todos usam o SUS”.

No período da manhã do dia 10 foram feitas as apresentações sobre o sistema de saúde do município e a leitura do regimento da conferencia, palestras sobre os eixos temáticos e a formação dos grupos para discussão e elaboração das propostas. No período da tarde, alem das oficinas temáticas e votações das propostas feitas pelos grupos, foram realizadas as aprovações das propostas, nomeações dos conselheiros locais de saúde e a eleição dos delegados que irão participar da conferencia estadual, e encerrando o dia foram entregues os certificados de participação.

A classificação dos delegados que irão representar o município na conferencia estadual.

Delegado de representação de usuários:

Edinoel Oliveira de Souza

Suplente, Ilmar Vieira Reis

Geovanio Ferreira dos Santos

Suplente, Rogério O. S. Lima

Delegado representante dos trabalhadores da saúde:

Rita de Cássia Damasceno

Suplente, Robson do Rosário Guimarães

Delegado Gestor:

Luamar Assis

Suplente, Marco Antonio Assis

67% dos eleitores aprovam presidente Dilma, diz Ibope


Pesquisa CNI/Ibope mostra que aprovação caiu seis pontos percentuais.
Instituto ouviu 2.002 eleitores com mais de 16 anos entre 28 e 31 de julho
.

A presidente Dilma Rousseff é aprovada por 67% dos eleitores, de acordo com pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quarta-feira (10). Na comparação com levantamento realizado em março, a aprovação da presidente caiu seis pontos percentuais - o índice era 73%.

Dos entrevistados na pesquisa atual, 25% disseram desaprovar a presidente e 8% não souberam ou não responderam. O percentual de desaprovação em março era de 12%, ou seja, dobrou no atual levantamento conforme o Ibope.

Entre 28 e 31 de julho, o Ibope ouviu 2.002 eleitores com 16 anos ou mais em 141 municípios de todas as regiões do país. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, o que significa que a aprovação da presidente pode variar de 65% a 69%.

A avaliação é a segunda feita pelo Ibope sobre a gestão Dilma. De acordo com o levantamento, 48% consideram o governo Dilma ótimo ou bom, 36% regular e 12% ruim ou péssimo. Outros 4% não souberam ou não responderam. Em março, 56% consideraram o governo como ótimo ou bom. Conforme o Ibope, a queda da aprovação do governo foi de oito pontos percentuais.

Entre o fim de março, quando a última pesquisa foi realizada, e o fim de julho, data da pesquisa atual, ao menos três ministérios estiveram envolvidos em escândalos. O ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci deixou o cargo após denúncias sobre irregularidades em sua evolução patrimonial; o ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento saiu da função após acusações de irregularidades em obras da pasta; e o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, se explica após denúncias de irregularidades na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A prisão de integrantes da cúpula do Ministério do Turismo, servidores e empresários na Operação Voucher da Polícia Federal nesta terça-feira(9) ocorreu depois da realização da nova pesquisa Ibope.

Naiara Leão Do G1, em Brasília

Governador participa de congresso de associações comerciais e empresariais


O governador Jaques Wagner participa nesta quarta-feira (10), às 19h30, no Hotel Pestana (Rio Vermelho), da abertura do 21º Congresso da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). Com o tema “Salto para o Futuro - Facilitando Caminhos”, o evento discutirá, até a próxima quinta-feira (11), as micro e pequenas empresas, ouvindo empresários, dirigentes de instituições financeiras e entidades governamentais.

O encontro reunirá mais de mil empreendedores do país. Na pauta estão assuntos como empreendedorismo, mediação e arbitragem, certificação digital e nota fiscal eletrônica. O evento também comemora os 200 anos da Associação Comercial da Bahia (ACB), a primeira entidade empresarial do país.

A CACB reúne mais de 2,4 milhões de sócios, abrigados em 2,3 mil associações comerciais do país que, por sua vez, estão sob o abrigo de 27 federações.

9 de agosto de 2011

Acidente em canteiro de obras mata nove operários em Salvador


Um acidente ocorrido na manhã desta terça-feira (9) no canteiro de obras do edifício Empresarial Paulo VI, na Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM), em Salvador, provocou a morte de nove operários, de acordo com a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros. Um elevador despencou do 20º andar da obra por volta das 7h30, na região do Iguatemi.

Três equipes dos bombeiros foram encaminhadas para atender a ocorrência. Segundo testemunhas, as nove pessoas que morreram estavam dentro do elevador e mais ninguém ficou ferido. Os corpos dos trabalhadores foram retirados do local e encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML), em Salvador. Familiares de vítimas passaram mal e foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Também atuaram no local do acidente equipes da Polícia Militar, funcionários do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e policiais da 16ª Delegacia, responsável pela área, que investigarão as causas do acidente.

Edifício Comercial 2 tem 20 andares em construção
(Foto: Reprodução/TV Bahia)

De acordo com a delegada Jussara Santos, a hipótese de superlotação do elevador, por enquanto, é descartada. "Ele tinha capacidade para doze pessoas e, até onde a gente sabe, tinham nove. Houve óbito de todos, inclusive do operador do equipamento. Vamos buscar quem é o responsável, que deve responder por homicídio culposo. A perícia deve ser concluída em 30 dias", explica a delegada.

O superintendente da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom), Cláudio Silva, esteve no canteiro e informou que os trabalhos foram suspensos por tempo indeterminado. Silva acrescentou que a obra possui licença e alvará regularizados para funcionamento. O prédio tem 20 andares e mais oito pavimentos de estacionamento.

A empresa responsável pelo canteiro não havia se pronunciado sobre o acidente até por volta das 11h.

Primeiro dia
O operário Ailton Alves Reis, irmão de um dos homens que morreu na queda, afirmou que o acidente ocorreu na terceira vez do dia em que o elevador fazia a subida. Segundo ele, seu irmão era o funcionário Antônio Alves Reis, de 56 anos, conhecido como "Itinga", que estava no primeiro dia de trabalho naquele canteiro. Airton Reis contou que conversou com o irmão momentos antes de entrar no elevador. “Ele disse que ia lá em cima ver como estava o trabalho”, disse Ailton Reis.

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção (Sintracom), Raimundo Brito, informou ao G1 que acompanhava o trabalho das equipes da polícia e bombeiros. "Nós não podemos falar muito neste momento, mas infelizmente a construção civil passa por problemas de segurança. Queremos uma discussão sobre segurança e condições de trabalho fora de momentos como este", lamenta Brito.


Em Ilhéus, aux. administrativo ganha 11 mil e aux. de eletricista, 7 mil reais


Exclusivo. No limite constitucional do uso de recursos públicos para o pagamento dos servidores municipais e asfixiada por uma conta cada vez mais dificil de fechar, a Prefeitura de Ilhéus é daquelas que pagam mal para a maioria, atrasam para todos e privilegiam alguns poucos. O mais grave é que não se sabe, efetivamente, qual o tamanho da fatia privilegiada de servidores que, pode-se assim dizer, usam "turbantes", nem como e quando eles chegaram a tal condição.

Foi por um simples acaso que o governo municipal, nos últimos dias, conseguiu descobrir que um auxiliar de serviços gerais da Prefeitura de Ilhéus recebe mensalmente 11 mil 690 reais de salário; um motorista fatura pouco mais de 5 mil e um auxiliar de eletricista consegue embolsar 7 mil reais do dinheiro do contribuinte.

Isso mesmo: não estamos falando de personagens fictícios.

Só não podemos, por precaução, ainda revelar os nomes já que, desde a descoberta, todos eles estão sendo monitorados pela Procuradoria Jurídica do município, que vai acioná-los para reaver o dinheiro que, por direito, não lhes pertence.

O que se sabe é que todos estão lotados na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. E o que não se sabe é: quantos na folha de pessoal da prefeitura estariam nas mesmas condições destes três privilegiados que já foram identificados por membros do atual governo?

Uma fonte do Palácio Paranaguá, revelou ao reporter do Jornal Bahia Onlineque o sistema usado no controle dos salários e da quantidade de servidores públicos de Ilhéus é muito defasado e sujeito a fraude. Os três "marajás" da Sedur só foram identificados a partir de uma decisão do prefeito Newton Lima de cortar a quantidade que considerava excessiva de horas extras. A medida teria gerado insatisfação e levantado suspeita.

De acordo com o levantamento do JBO, a Prefeitura de Ilhéus estava gastando, por mês, algo em torno de 400 mil reais com o pagamento de horas extras. No final do mês passado, o prefeito Newton Lima assinou um decreto proibindo a concessão e exigiu dos secretários que fizessem um levantamento minuncioso do quadro de cada uma das pastas administrativas para saber quantos servidores estavam trabalhando e quantos estavam ganhando o salário no qual está efetivamente enquadrado.

A surpresa foi geral. Dias depois, o próprio titular da pasta, o secretário Carlos Freitas, entregou um relatório ao prefeito apontando os três primeiros casos. No exemplo do motorista que recebe 5 mil reais, ainda há um fato intrigante. Entre os benefícios que possui, há uma premiação em dinheiro, pelo cuidado que tem com o veículo que utiliza. Poderia até ser justo em se tratando de um patrimônio público cuja grande maioria não aparenta ter mesmo o mínimo cuidado. Mas o zeloso motorista tem um bom tempo que não faz sequer uma curva pilotando um carro da Prefeitura de Ilhéus. Ele não dirige mais.

"De há muito, fiscalizar a folha salarial da Prefeitura de Ilhéus é mexer em um enorme vespeiro", garante um influente secretário municipal. "Agora, com as primeiras descobertas, o prefeito quer saber quem são os privilegiados com recursos públicos", completa. A Prefeitura está iniciando uma rigorosa auditoria para identificar a quantidade de "marajás" que ganham muito além do que merecem e do que devem ganhar.

Neste próprio governo, um outro levantamento deveria ter caminhado a passos largos há mais de um ano, identificando possíveis "fantasmas" do serviço público. Mas o trabalho ficou perdido pelo caminho com o contribuinte pagando o preço da indiferença que na maioria das vezes resulta em má fé.

 texto divulgação : Jornal Bahia Online


Modernidade – Justiça estuda receber até cartao de crédito e débito


O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal estudam a implantação de um sistema que permitirá o pagamento dividas judiciais por meio de cartão de crédito ou de débito. O sistema, que deverá ser implantado nas salas de audiências dos tribunais de todo o país, deve reduzir a burocracia nos pagamentos de multas e indenizações determinadas pela Justiça. A idéia é que a dívida possa ser liquidada logo após a sentença.

As duas instituições pediram ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) um prazo de seis meses para analisar a viabilidade do projeto. Segundo a corregedora-nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, o sistema começará a ser testado em outubro, em uma vara da Justiça do Trabalho no Estado do Pará. A ideia é iniciar pela justiça trabalhista e depois expandir o projeto para todos os ramos da Justiça.

A expectativa do CNJ é que o uso dos cartões de crédito e débito dê maior efetividade às decisões judiciais, assegurando o imediato pagamento dos valores acordados ou determinados pelo juiz.

Atualmente, é grande o número de empresas e pessoas físicas que, condenadas pela Justiça, pagam com cheque sem fundos ou descumprem os acordos de pagamento parcelado. Isso leva o credor a continuar demandando o Poder Judiciário para receber o que tem direito, tornando mais demorado o encerramento do processo.

8 de agosto de 2011

ENCONTRO DE JOVENS DO PT DE ITORORÓ SUPEROU AS ESPECTATIVAS


O 1º Encontro da Juventude do PT de Itororó superou as expectativas. O evento que esperava contar com a presença de 150 jovens, surpreendeu com a participação de mais de 400 pessoas. Segundo Rodrigo Coelho, representante estadual da JPT (Juventude do Partido dos Trabalhadores), esse foi “o maior evento de jovens que participou em uma cidade do porte de Itororó”. A organização do encontro ficou por conta da JPT local, coordenada pelo advogado e vice-presidente do DMPT (Diretoria Municipal do Partido dos Trabalhadores) Alfredo Ruy, pelo administrador e representante da JPTI Danilo Oliveira, pelo jornalista e dirigente do DMPT Alisson Aguiar e pelo advogado e assistente judiciário Gustavo Sousa. Autoridades como o prefeito Adroaldo Almeida, o deputado federal Geraldo Simões e o deputado estadual Rosemberg Pinto participaram da “festa política dos jovens”.

O 1º Encontro da JPTI, que aconteceu no dia 7 de agosto, na Fundação Cultural Cabana da Ponte, apresentou uma maneira leve de se debater políticas públicas para juventude. O tema foi misturado a apresentações musicais, teatrais e de dança. Após as palestras e as apresentações feitas por parte dos convidados, as autoridades presentes foram convidadas a abrir um debate com o publico, que cobrou mais educação da Policia Militar em suas abordagens, elogiou a política educacional do prefeito Adroaldo, questionou sobre a realização de concurso publico no município e pediu mais atenção a antigos integrantes do PT local.

“Nós trouxemos faculdades para Itororó (2 particular e 1 pública), cursinho pré-vestibular gratuito, programas sociais do governo, abrimos telecentros comunitários (inclusão digital), conseguimos uma escola de nível técnico,  aumentamos o efetivo da PM, tenho vários jovens ocupando cargos de extrema confiança em meu governo  e pretendo criar a secretária da juventude, tudo isso para melhorar a vida de nossos jovens e os incluírem no debate da política de nossa cidade”, disse Adroaldo ao publico presente.

Para os organizadores do encontro o objetivo foi cumprido. Como ressaltou Alfredo, “no fim a democracia sempre fala mais alto e mostra suas beneficies”, por outro lado Gustavo disse “estar feliz com os jovens da sua terra, pois mostram que tem vontade de lutar sempre”. Danilo credita o sucesso ao trabalho coletivo, segundo ele a “ajuda de todas as pessoas do PT que atenderam os seus pedidos foi fundamental” e afirma que o evento também serviu para mostrar que “os jovens itororoenses se preocupam com política e sabem qual lado é o melhor”. Já Alisson definiu o acontecimento como “histórico”. “Dificuldades são encontradas em tudo o que fazemos, mas um dia eu li uma frase que dizia: ‘Não diga que as estrelas estão mortas, só por que o céu está nublado’. Desconheço o autor, mas ela serve para coroar o nosso encontro, pois a oposição deve estar se corroendo com o nosso feito no domingo”, disse o jornalista.

Aproveitando a ocasião, Adroaldo Almeida aproveito para apresentar os mais novos integrantes do PT local: Delmara Brito (vice-prefeita) e Netão Calixto (vereador). Com a adesão dessas duas forças políticas, o PT passou a ser o maior partido da terra da carne de sol em todos os quesitos. “Eu acredito em Adroaldo e sei que ele só que o melhor para nossa cidade, por aceitei, sem precisar parar pra pensar, o convite que ele me fez para fazer parte do plantel de seu partido”, contou Delmara.



Jornal Expresso ( Sul e Sudoeste)

Editor/Editor: Igor Pinto Costa.