13 de abril de 2012

Copa 2014 na Bahia


Divulgado oficialmente pela Fédération Internationale de Football Association (Fifa), o Jardim de Alá será sede dos Fifa Fan Fests em Salvador, durante a Copa do Mundo de 2014. A escolha do local foi uma decisão conjunta, que contou com a participação de todos os membros envolvidos na preparação da cidade para o megaevento: a Fifa, o Comitê Organizador Local (COL), a Prefeitura do Salvador e o governo do Estado. A decisão pelo Jardim de Alá obedeceu a critérios como localização adequada e emblemática para a sede: facilidade de acesso, tamanho adequado; disponibilidade durante todo o torneio, permissão para as atividades comerciais, distância suficiente do estádio oficial acessível a todos, facilidade de evacuação e segurança.




Fonte: Secom

Emprego tem alto crescimento em Salvador


Nos últimos anos, Salvador tem se destacado entre as capitais do país quando o assunto é a oportunidade de emprego. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados, no último mês de fevereiro, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Salvador aparece em situação confortável, com o maior saldo da região, tendo um acréscimo de 2.190 empregos. Entre os fatores que impulsionam a diminuição da taxa de desemprego, estão a atuação do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), que em 7 anos já captou mais de 137 mil vagas, com um saldo de 62 mil contratações. Há também a revitalização de bairros, como é o caso do Comércio, e a expansão da construção civil nos últimos anos.
Fonte: Secom

500 mil para pavimentação em Ibicaraí


                                       Av. Acelino Prudente de Morais

O prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, se reuniu quinta-feira (12), na Assembleia Legislativa, em Salvador, com o deputado estadual Augusto Castro (que é filho de Ibicaraí), para discutir como será usado recursos na ordem de 500 mil reais, conseguido junto ao Ministério das Cidades, para  calçamento a paralelos. A emenda foi colocada pelo deputado federal Jutahy Magalhães a pedido do deputado Augusto Castro.
A emenda soma-se a outras que destinam-se à pavimentação a paralelos de diversas ruas de Ibicaraí, e tem sido colocadas todos os anos pelo deputado federal Geraldo Simões e pelo senador João Durval.

O prefeito Lenildo Santana, na oportunidade, definiu as ruas e avenidas que serão beneficiadas pela emenda e as providências junto ao SICONV (Sistema de Convênios, criado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão) para efetivação da contratação da mesma, ficando a prefeitura responsável pelo projeto de execução da obra.
O prefeito também lembrou que no próximo sábado (14), será entregue uma ambulância à população, adquirida por solicitação dos deputados Geraldo Simões e Rosemberg Pinto e será assinada ordem de serviço para o início das obras de recapeamento asfáltico da Av. Acelino Prudente de Morais no Bairro Duque de Caxias (antiga Rua do Asfalto), da rua Siqueira Campos em toda a sua extensão e da Av. São Vicente de Paula, na parte duplicada, trecho que se estende da entrada do Hospital Regional até o posto de saúde do bairro Caxingó. 

“São conquistas da nossa administração que vem ampliando a frota municipal e melhorando as vias de acesso da nossa cidade. Estamos construindo dois postos de saúde, garantido mais qualidade no atendimento à população do nosso município, e concluímos o calçamento e drenagem da avenida Coaraci, Ruas A, B e C do bairro Sempre Viva,"  finalizou o prefeito.


Texto: Arnold Coêlho
Fotos: Raimundo

12 de abril de 2012

Decreto sobre crédito consignado beneficia servidor


As regras que alteram a contratação de crédito consignado em folha para os servidores públicos estaduais foram alteradas por meio do Decreto Estadual N° 13.913, publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (12). De acordo com o documento, será facultado ao servidor o contrato para o crédito em instituição financeira de sua escolha, para o período de 48 meses, sem exclusividade.

A medida é válida para contratos firmados a partir da data de publicação, mas os contratos assinados antes das novas regras poderão ser transferidos por intermédio do Sistema Eletrônico de Consignação. O ajustamento no procedimento para consignações em folha de pagamento dos servidores foi iniciado em 2010, com a publicação do Decreto Nº 12.225, de 30 de junho do mesmo ano.


Aas/rn – 12.04.12

Programa Minha Casa Minha Vida 2 contempla Ibicaraí com mais 50 casas


O município de Ibicaraí foi contemplado na manhã desta quinta-feira, 12, com 50 casas pelo Programa Minha Casa Minha Vida 2. Ibicaraí é um dos 374 dos 417 municípios baianos que tem menos de 50 mil habitantes.

 Ao todo foram contempladas 2.500 cidades em todo o território nacional, e serão construídas 107.348 casas, com investimento global de 2 bilhões de reais. Os municípios terão mínimo de 40 e máximo de  50 unidades habitacionais. O valor da subvenção econômica destinada aos imóveis residenciais será de R$ 25 mil para cada beneficiário.

Ministério do Planejamento autoriza concursos para 280 vagas

O Ministério do Planejamento autorizou nesta quinta-feira (12) a realização de concursos públicos para dois órgãos federais: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Inep
A portaria nº 154 autoriza concurso público para 140 vagas para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As vagas são para a carreira de pesquisador-tecnologista em informações e avaliações educacionais (100 vagas) e para técnico em informações educacionais(40 vagas).

O provimento dos cargos deverá ocorrer a partir de setembro e está condicionado à existência de vagas na data da nomeação; e à declaração do respectivo ordenador de despesa, quando do provimento dos referidos cargos, sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.

O prazo para publicação de edital de abertura para realização de concurso público será de até seis meses contados da data de publicação da portaria.

Capes
O Ministério do Planejamento autorizou, por meio da portaria nº 156, a realização de concurso público para 140 vagas na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Para especialista em analista em ciência e tecnologia são 70 vagas e para assistente em ciência e tecnologia da carreira de Gestão, Planejamento e Infraestrutura em Ciência e Tecnologia são 70 vagas.

O provimento dos cargos deverá ocorrer a partir de setembro de 2012 e está condicionado à existência de vagas na data da nomeação; e à declaração do respectivo ordenador de despesa, quando do provimento dos referidos cargos, sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.

O prazo para publicação de edital de abertura para realização de concurso público será de até seis meses contado a partir da publicação da portaria.

G1-SP

Hotel do Pelourinho é eleito o melhor do Brasil



O site Trip Advisor, uma das principais ferramentas da web no mundo para o planejamento de viagens, elegeu o Hotel Villa Bahia, no Pelourinho, em Salvador, como o melhor do Brasil. A avaliação foi feita com base em resenhas e comentários de centenas de turistas que estiveram em destinos de todo o planeta e opinaram sobre questões importantes relacionadas às viagens.

 No quesito relacionado aos hotéis, foram avaliados conforto, qualidade do sono, localização e limpeza dos quartos. O hotel baiano deixou para trás estabelecimentos em destinos turísticos importantes do país, como Búzios, no Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, no Paraná, Gramado, no Rio Grande do Sul, e São Paulo.

 O Villa Bahia ocupa dois casarões históricos com requinte, conforto e ótimo atendimento. Localizado no Largo do Cruzeiro de São Francisco, a alguns passos dos mais importantes atrativos do Centro Histórico de Salvador, o hotel surpreende pelos pequenos detalhes. Sua sede possui estruturas dos séculos XVII e XVIII inteiramente restauradas e decoradas com peças históricas.
           A temática do lugar é a expansão marítima portuguesa nos séculos XV e XVI. Cada quarto representa uma etapa dessa evolução. Guiné, Gana, Moçambique e Angola são alguns dos nomes das suítes que homenageiam as ex-feitorias de Portugal e têm decoração típica de cada uma delas.



uas/om        11.04.12

Governador nomeia novo desembargador do TJ da Bahia


O governador Jaques Wagner nomeou o procurador de Justiça José Edivaldo Rocha Rotondano para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. A nomeação de Rotondano, na vaga da classe do Ministério Público, está publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (11).

Edivaldo Rotondano integrou a lista tríplice enviada pelo Tribunal de Justiça ao governador, juntamente com as procuradoras de Justiça Elna Leite Ávila Rosa e Regina Helena Ramos Reis.


Secom-Ba.

Secretária de Políticas para as Mulheres defende criação da Lei Antibaixaria nos municípios


Com a sanção da Lei Antibaixaria, assinada ontem (11) pelo governador Jaques Wagner, a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, acredita que o desafio maior será a sensibilização dos prefeitos e prefeitas para a implementação de propostas semelhantes nos municípios.

A lei, de autoria da deputada estadual Luiza Maia (PT), tem 90 dias para entrar em vigor, contados a partir desta quinta-feira (12), data de publicação no Diário Oficial do Estado.

Lúcia Barbosa defende que os grupos feministas e demais setores organizados continuem mobilizados para que os gestores municipais abracem a causa – a exemplo do que aconteceu em Lauro de Freitas -, uma vez que a lei sancionada vale somente para os casos que envolvem contratação direta com recursos estaduais. 



was/om    12.04.12


Uneb faz seleção inédita de estudantes para graduação-sanduíche no exterior


A Universidade do Estado da Bahia (Uneb), por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG), está selecionando dez estudantes para concorrer a bolsas de graduação-sanduíche no exterior (SWG).

A iniciativa integra o programa Ciência sem Fronteiras (CsF), coordenado pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para participar, os interessados devem cumprir os pré-requisitos expressos no edital da seleção e apresentar o formulário de inscrição, além dos demais documentos solicitados pela PPG, até o dia 20 de julho, na sede da pró-reitoria, no Campus I da universidade, em Salvador.

Os estudantes selecionados vão participar de intercâmbio pelo período de seis a 12 meses, com permanência custeada pela Capes e pelo CNPq.

O programa Ciência sem Fronteiras, lançado no ano passado pelo governo federal, busca promover a expansão e a internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileiras através do intercâmbio e da mobilidade internacional.

O CsF prevê a utilização de até 75 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação.



eas/om      12.04.12


Coopfesba elege novo presidente



A Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), realizou na manhã de quarta-feira (11), na sede do Sindicato dos Professores de Ibicaraí, uma assembleia extraordinária para eleger e dar posse a o novo presidente em substituição ao atual, Osaná Crisostomo, que renunciou ao cargo em virtude do mesmo ser pré- candidato a uma vaga na Câmara de Vereadores do Município de Ibicaraí.  Estiveram presentes representantes e diretores das associações dos assentamentos Santa Luzia, Horizonte, Santana, Vila Isabel e Jacarandá.

Para o biênio 2012/2013 foi eleito e empossado Paulo Romiseces do assentamento Santana, localizado no distrito do Cajueiro. Após a posse do novo presidente, foi elaborado e discutido com os representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Andersom Francisco e Luis Mauricio, um projeto de recuperação de 16 barcaças para os assentamentos Santana, Vila Isabel e Jacarandá, um projeto de parceria da Coopfasba e o PAA através da Conab para 2012/2013, solicitação de custeio através do Banco do Nordeste/Car, no valor de R$ 100 mil para compra de cacau para a fábrica de chocolate de Ibicaraí.



Texto e fotos: Antônio Lima

Prazo de inscrição para cursos no setor de petróleo e gás é prorrogado


O prazo de inscrição para o processo seletivo para o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), que terminaria nesta quinta-feira (12), foi prorrogado até as 23h59 deste domingo (15). São oferecidas 11.671 vagas para cursos nos níveis básico, médio, técnico e superior gratuitos voltados para o setor de petróleo e gás.

As vagas são distribuídas por estados: Amazonas (562), Bahia (920), Ceará (212), Espírito Santo (387), Maranhão (130), Minas Gerais (180), Mato Grosso do Sul (708), Pernambuco (384), Rio de Janeiro (4.602), Rio Grande do Norte (485), Rio Grande do Sul (1.192), Santa Catarina (524), Sergipe (364) e São Paulo (1.021).

As inscrições podem ser feitas nos sites do Prominp (www.prominp.com.br) e da Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br). Após preencher a ficha de inscrição, o candidato deve pagar uma taxa. Os valores são: R$ 25 para cursos de nível básico; R$ 42 para níveis médio e técnico; e R$ 63 para nível superior.

G1-SP                                                          

11 de abril de 2012

Salvador tem um índice baixo de fumantes


De acordo com pesquisa que acaba de ser divulgada pelo Ministério da Saúde, Salvador é uma das capitais brasileiras com o menor índice de fumantes, com 9% da população, ficando atrás apenas de Maceió (AL), com 8% de fumantes. O resultado estimula as ações de combate ao tabagismo implantadas pela administração municipal, como a Lei Antifumo (Lei Municipal 7.651/2009) e o Programa Municipal de Controle ao Tabagismo. Criado em 2006, o serviço de atendimento aos fumantes é oferecido em nove unidades da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e no Hospital Octávio Mangabeira, no bairro do Pau Miúdo. Dos 753 pacientes assistidos pelo serviço em 2011, 346 pararam de fumar, o que representa um índice superior a 45%.

Associações agrícolas de Ibicaraí e de Teolândia fazem intercâmbio técnico


Para trocar experiências de beneficiamento de frutas e raízes, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), por meio da Gerência Regional de Itabuna, promoverá, nesta quinta-feira (12), um intercâmbio técnico entre agricultores familiares dos Territórios de Identidade Litoral Sul e Baixo Sul do Estado. O encontro acontecerá no município de Teolândia, a 290 km de Salvador.

Nove agricultores familiares da Associação Rural do Jacarandá e do Assentamento Santana, ambos de Ibicaraí, visitarão a Unidade Agroindustrial da Associação dos Pequenos Produtores e Agricultores da Região do Km 85 (APTK) de Teolândia. No local, os visitantes acompanharão o processamento de doces e a confecção de compotas de frutas; a fabricação de biscoitos de caroço de jaca e de fécula de mandioca. No evento, também haverá a troca de informações sobre gestão administrativa e comercialização dos produtos da agricultura familiar.

A Agroindústria da APTK do Km 85 funciona há mais de oito meses e vende os produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). De acordo com o técnico da EBDA de Gandu, Meirivaldo Meira, estima-se que a vendagem de produtos beneficiados será de R$ 154 mil, em 2012.

Os representantes da Associação Rural do Jacarandá levarão para Teolândia os conhecimentos sobre os derivados de aipim – pão, sorvete e pudim - fabricados na agroindústria local.

O intercâmbio contará ainda com a participação da técnica social do Escritório da EBDA de Ibicaraí, Maria José Melo, e da engenheira agrônoma Ludmilia Vitória, representante da cadeia produtiva da fruticultura. Também do Escritório de Ibicaraí e representando a cadeia produtiva da mandiocultura, a EBDA enviará o técnico agropecuário, José Carlos Albernaz.

O chefe do Escritório Local de Ibicaraí, Bernardino Rocha, explicou que a primeira etapa desse intercâmbio técnico foi realizada no dia 31 de janeiro, quando a EBDA levou agricultores de Teolândia para conheceram as instalações da cozinha agroindustrial do Assentamento Santana. “Agora, vamos fazer o inverso. Esperamos que o intercâmbio seja bastante proveitoso, já que o Baixo Sul apresenta uma boa diversificação agrícola”, comentou Rocha.



 




EBDA/Assimp

10 de abril de 2012

Estado e Ibama definem agenda de audiências públicas sobre o Porto Sul


O Governo do Estado da Bahia e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) chegaram, nesta terça-feira (10), a um entendimento para a realização de seis novas audiências públicas para discutir o projeto do Porto Sul.

As novas audiências deverão acontecer no final do mês de maio, uma por dia, nos municípios de Uruçuca, Itacaré, Itajuípe, Coaraci, Barro Preto e Itabuna. O governo avalia que os futuros encontros com as comunidades reforçarão a proposta de transparência do projeto, que foi pautado nos princípios democráticos e transparentes, desde sua concepção.

           Em 29 de outubro passado, o Ibama realizou uma audiência pública no Centro de Convenções de Ilhéus, para apresentação dos estudos de impacto ambiental do projeto Porto Sul. O evento - pontuou na ocasião o superintendente do Ibama na Bahia, Célio Costa Pinto - foi o maior já realizada no estado, com 3.788 pessoas assinando a lista de presença, 25 cidades representadas, 270 inscritos para questionamentos sobre o projeto e  13 horas de duração.

A construção do Porto Sul representa não somente a oportunidade de dotar o interior do estado de uma grande estrutura de transportes, mas também a chance de viabilizar novas políticas públicas para a região. O avanço que o equipamento representa, com a sua conexão com a Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), é positivo para a logística de escoamento da produção agromineral da Bahia.

O projeto integrará a Bahia e o Brasil, criando um novo eixo de desenvolvimento sustentável, estimulando o turismo, negócios, empregos e ativos ambientais para toda a região.



Vas/rn – 10.04.12

Bahia tem primeiro estádio de energia solar da América Latina


Estádio autossuficiente na produção de energia. Desta forma, o Estádio Roberto Santos (Pituaçu) entra para a história do futebol mundial como o primeiro da America Latina com energia solar.  O sistema, conhecido como ‘Pituaçu Solar’ foi inaugurado nesta terça-feira (10), na Tribuna de Honra, pelo governador Jaques Wagner, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, e os presidentes do Grupo Neoenergia e da Coelba, Marcelo Correa e Moisés Sales.

Com a utilização dessa energia alternativa, o Governo do Estado estima economizar cerca de R$120 mil/ano, além de fomentar o uso de novas tecnologias sustentáveis. A energia solar gerada e interligada à rede de distribuição será equivalente a 630MWh ao ano, capaz de abastecer 525 residências. O consumo médio anual do estádio é de 360 MWh, o excedente de energia gerado é de 270 MWh será compensado do consumo de energia elétrica da Setre.



Na configuração do sistema de geração foram utilizados 2.302 módulos fotovoltaicos, 52 inversores, equipamento responsável por adequar a eletricidade gerada às características da rede elétrica, construídas três salas elétricas para os inversores e instalados sistema de medição e aquisição de dados elétricos e ambientais.

De acordo com o presidente do Grupo Neoenergia, Marcelo Correa, os sistema de fotovoltaicos, instalados em Pituaçu, estão conectados à rede elétrica de distribuição, permitindo que toda energia solar produzida seja enviada para a rede da Coelba.  

O projeto será desenvolvido sob a gerência da Coelba e a coordenação da Embasa. A duas empresas serão responsáveis pelos custos da pesquisa e do desenvolvimento do projeto de inovação na produção de energia elétrica utilizando um dos gases gerados no processo de tratamento de esgoto.




Fonte: Secom-Ba.

Regional da DPT de Itabuna já emite laudos de maconha e cocaína


A coordenadoria regional de Polícia Técnica de  Itabuna está produzindo laudos definitivos de maconha e cocaína. As perícias, que antes eram realizadas na sede em Salvador, já acontece no próprio município, descentralizando a demanda da capital.

Além das próprias cidades de Feira e Itabuna, as coordenadorias atendem as solicitações dos municípios compreendidos nas grandes regionais Recôncavo e Mata Sul, respectivamente.   

Com a implantação da Cromatografia de Camada Delgada (CCD), método empregado na separação e identificação de substâncias diversas, tornou-se possível realizar o exame definitivo para identificar os princípios ativos de drogas de abuso conhecidas como maconha (THC–tetrahidrocanabinol), e cocaína (Benzoilmetilecgonina).

            Estão em fase de capacitação para realização do exame definitivo, os peritos de Vitória da Conquista, Juazeiro, Irecê e Ilhéus. As coordenadorias também darão suporte aos municípios compreendidos nas grandes regionais Planalto, Nordeste, Chapada e Mata Sul, respectivamente. A próxima a inaugurar o serviço é Vitória da Conquista, que deve começar a atender no início de junho.   


Fonte: Secom-Ba.

Mineração na Bahia devem atingir US$ 6,7 bilhões até 2015


A Bahia vai receber US$ 6,7 bilhões em investimentos na área de mineração até 2015. A estimativa foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) nesta terça-feira (10) durante o lançamento do 2º Congresso Internacional de Direito Minerário, no Museu Geológico da Bahia.

O Estado, que também sediou a primeira edição do evento em 2010, é considerado um polo promissor de mineração do país. Nesta nova edição, que ocorrerá no período de 2 a4 de maio, no Pestana Bahia Hotel, o congresso pretende aumentar a interação e ampliar os debates entre governo, empresas e sociedade. Na ocasião, serão debatidos assuntos como a gestão e a transparência da aplicação de royalties da mineração, além do novo código florestal e os impactos no setor.



O evento é uma iniciativa do Ibram em parceria com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e a Escola da Advocacia Geral da União (AGU), com apoio do Governo da Bahia. As inscrições para podem ser feitas pelo site WWW.direitominerario.org.br

          A produção mineral da Bahia dobrou em três anos, passando de R$ 850 milhões, em 2007, para RS 1,7 bilhão em 2010. Dados do DNPM revelam que somente em 2010 o setor minerário gerou mais de 9,3 mil empregos diretos. Considerando que a cada vaga criada pela mineração, outras 13 são geradas na cadeia produtiva, o setor empregou cerca de 120 mil pessoas no referido ano.

            


Fonte: Secom-Ba.

Começam inscrições para 22.840 vagas do pré-vestibular do Universidade para Todos


As inscrições para o projeto Universidade para Todos, pré-vestibular gratuito oferecido pelo Governo do Estado da Bahia, serão abertas nesta terça-feira (10). Os estudantes interessados em participar do projeto devem acessar o Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) para realizar a inscrição gratuita.

O projeto vai disponibilizar este ano 22.840 vagas, distribuídas em 158 municípios baianos. Em Salvador, a iniciativa é oferecida em 29 locais. Entre o final de 2011 e o início de 2012, 1.337 estudantes do projeto conseguiram assegurar vaga no ensino superior.

Podem concorrer às vagas os candidatos regularmente matriculados em 2012, no 3º ano do ensino médio seriado ou no 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio da rede pública de ensino estadual e municipal e os que já concluíram, desde que tenham cursado na rede pública municipal ou estadual da Bahia. Outras informações sobre os critérios estão dispoiníveis no edital 007/2012, disponível no Portal da Educação.

No momento da inscrição, o candidato deverá fazer opção pelo município, o local de funcionamento e o turno que deseja cursar. Terão prioridade os candidatos que tiverem o melhor aproveitamento escolar, resultante do cálculo das médias finais obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, informadas pelo candidato no momento da inscrição e que serão confirmadas no ato da matrícula.

O curso é presencial, com carga horária de 25 horas semanais. Os estudantes do programa são contemplados, ainda, com material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processos seletivos das universidades estaduais para aqueles que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.

O projeto é executado pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual de Santa de Cruz (Uesc), Universidade Estadual do Sudoeste Baiana (Uesb) e também pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).

O candidato poderá esclarecer as dúvidas referentes à inscrição por meio do telefone 0800 285 8000, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, ou pelo email upt@educacao.ba.gov.br.



Eas/rn – 09.04.12




Instalado subcomitê para gestão da Redesim na Bahia


O subcomitê para gestão da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) foi instalado nesta segunda-feira (9) em Salvador, cumprindo mais uma etapa na implantação da rede na capital e interior do estado.

A Redesim é um sistema criado pelo Governo Federal com o objetivo de agilizar os procedimentos de inscrição, fechamento, alteração e legalização de empresas nas juntas comerciais.

O evento aconteceu no auditório da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia (Sicm) e contou com a presença do secretário James Correia, do presidente da Junta Comercial do Estado (Juceb), Carlos Henrique Martins, do Superintendente de Comércio e Serviços, Adhvan Furtado, e do coordenador de Comércio e Assuntos Tributários, Francisco Nobre.

          Com a Redesim, os municípios passam a contar com uma importante ferramenta, reduzindo a burocracia e facilitando a vida do empreendedor. Hoje, o tempo para o registro de uma empresa chega a 150 dias. Pela Redesim, todo o processo dura um mês, com a maior parte do atendimento feita via internet.

A Redesim é integrada por representantes do governo estadual, Receita Federal, prefeitura de capital, Conselho Regional de Contabilidade, Sebrae, União dos Municípios da Bahia (UPB) e entidades representativas do empresariado.





Ias/rn – 09.04.12


Congresso Internacional de Direito Minerário será em Salvador


Será lançado oficialmente nesta terça-feira (10), às 10h, no Museu Geológico da Bahia, no Corredor da Vitória, em Salvador, o 2º Congresso Internacional de Direito Minerário.  A Bahia, que também sediou a primeira edição do evento em 2010, é considerada um polo promissor de mineração do país.

Nesta nova edição, que vai ocorrer entre os dias 2 e 4 de maio, no Pestana Bahia Hotel, na capital baiana, o evento pretende aumentar a interação e ampliar os debates entre governo, empresas e sociedade. O congresso é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) em parceria com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e a Escola da Advocacia-Geral da União (AGU) e tem o apoio do Governo da Bahia.



         A produção mineral da Bahia dobrou em três anos, passando de R$ 850 milhões, em 2007, para RS 1,7 bilhão em 2010. Dados do DNPM revelam que somente em 2010 o setor minerário gerou mais de 9,3 mil empregos diretos. Considerando que a cada vaga criada pela mineração, outras 13 são geradas na cadeia produtiva, o setor empregou cerca de 122 mil pessoas no referido ano.

Estes números tendem a ser ainda maiores, uma vez que no período 2011 a 2015 serão investidos, segundo o Ibram, US$ 6,7 bilhões em projetos minerais na Bahia. Estima-se que esses recursos possam impulsionar a criação de 5 mil novos postos de trabalho. As inscrições para o 2º Congresso Internacional de Direito Minerário podem ser feitas pelo site WWW.direitominerario.org.br.



Ias/rn – 09.04.12


9 de abril de 2012

PM de Barro Preto prende jovens de Ibicaraí por suspeita de assalto


A Polícia Militar de Barro Preto, sob o comando dos policiais Alberto e Bispo, prendeu na manhã deste domingo (9), Lucas Ramos Sales Costa, 19 anos, residente na travessa Padre João do Prado nº 196 Ibicaraí, e Ralf Santos de Oliveira, 19. anos, residente na rua Beira Rio s/n, na mesma cidade. Ambos estavam em situação suspeita, próximo ao Sacolão do Barro Preto, localizado na praça Getúlio Vargas, quando a polícia fez a abordagem encontrando com eles um revolver calibre 32 com seis cartuchos (cinco intactos e um picotado), uma touca ninja e uma moto de placa, JKZ 6594, de Ibicaraí. Os elementos estão pressos à disposição da Justiça.

Os policiais acreditam que, eles estavam preparados, para assaltar o Sacolão do Barro Preto pois estavam com o motor da moto ligado.

De acordo com a delegada Ana Paula Gomes, os elementos estão sendo ouvidos, neste momento.





Pichações alertam para risco de assaltos em bairro de Salvador


Um protesto diferente contra a violência no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, vem chamando a atenção de quem passa e mora no local.

Pichações estão sinalizando áreas com grande risco de assalto, segundo o autor do ação. O protesto no considerado reduto da boêmia da capital baiana também desperta a atenção pelo que parece ser, além de um protesto, um apelo por mais segurança.

As pichações podem ser vistas em diversas ruas, sinalizando supostas áreas perigosas. A polícia ainda não sabe quem pichou os avisos pelo bairro, um crime contra o patrimônio público, já que postes de iluminação também foram pintados. A iniciativa ganhou apoio de moradores do bairro.

A Polícia Civil quer descobrir o autor das pichações, alegando que isso possa virar clima de terror. Não seria mais fácil se a Policia Civil investigasse e prendesse os marginais que andam aterrorizando os moradores do local.

O número de ocorrências policias na região, incluindo assaltos e roubos de carro, aumentou de 64, em janeiro de 2011, para 89, em dezembro do mesmo ano, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). A Polícia Militar faz o patrulhamento de rotina no bairro com três viaturas.
Fonte: G1-Ba.

Paralisação de professores suspende aulas nas 132 escolas de Itabuna


As aulas nas 132 escolas da rede municipal de ensino da cidade de Itabuna, no sul da Bahia, estão suspensas desde quarta-feira (4) por conta da paralisação dos professores. Cerca de 30 mil alunos estão matriculados na rede, supervisionados por 1.153 profissionais, de acordo com o Sindicato do Magistério Municipal Público da cidade (Simpi).

A categoria pede que a prefeitura reajuste o salário dos professores de nível 2 e 3 - que se referem aos graduados e os com mestrado - para 22,22%, como obtiveram os professores do nível 1, categoria que engloba os profissionais que não possuem graduação, os únicos geridos pelo Ministério da Educação (MEC), do governo federal. Até o momento, a proposta de reajuste feita pela prefeitura para o nível 2 e 3 é de 15%, que devem ser pagos em duas parcelas - 8% em abril e 7% em outubro.

Uma reunião entre os sindicalistas e representantes da Secretaria Municipal da Educação na manhã desta segunda-feira (9) não firmou acordo entre as partes. "A única proposta é manter o reajuste salarial em 15%, com a diferença de a segunda parcela ser paga em setembro, em vez de em outubro. Agora vamos pedir apoio aos vereadores, solicitar parceria para que eles alterem a proposta que será enviado à Câmara pela prefeitura", afirma a vice-presidente do Simpi, Carmem Oliveira.

Segundo Carmem, há a determinação do MEC de que os reajustes do nível 2 e 3 deve seguir o que rege o plano de carreira municipal. No caso de Itabuna, o plano de carreira versa sobre a existência da linearidade entre as categorias dos professores, conforme explica. Os profissionais devem decidir se aceitam ou não a proposta da prefeitura em assembleia marcada para as 15h desta segunda.

O Secretário de Educação de Itabuna, Gustavo Lisboa, está em viagem e não participou da reunião, sendo representado por seu assessor de Planejamento, Allan Salomão. O G1 ainda não obteve sucesso na tentativa de contato com Salomão.


G1-Ba.

Estado garante atendimento oftalmológico gratuito aos alunos do Topa


O atendimento oftalmológico oferecido este ano aos alunos do programa  Todos pela Alfabetização (Topa) será pago com recursos do Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), gerido pela Casa Civil.

Antes, os recursos vinham do Ministério da Saúde. Serão investidos R$ 748 mil em consultas e distribuição de óculos aos pacientes. Além disso, o fundo pagará transporte e lanche aos alunos.
         O secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, afirma que o atendimento oftalmológico a esse segmento da população é um quesito indispensável à aprendizagem. “Por isso, o Estado vai arcar com 100% do valor necessário para levar consulta e, se necessário, óculos aos que precisam”, garante Costa.
       

          A oferta gratuita do atendimento aos beneficiários do Topa faz parte do programa Saúde em Movimento, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que atende também a população do interior baiano com mais de 60 anos de idade.
         O cronograma da atual etapa começa na próxima terça-feira (16), e segue até o mês de agosto, passando por 14 cidades - Conceição da Feira, Castro Alves, Tucano, Andaraí, Cordeiros, Mutuípe, Ubaitaba, Valença, Poções, Caturama, Ourolandia, Santana, Wanderley e Casa Nova. Os moradores dos municípios vizinhos também podem participar.
          Para este ano,
estão previstas 21 mil consultas para alunos inscritos no Topa. De acordo com Sesab, 80% dos alunos atendidos precisam usar óculos. Até agora, o programa já realizou atendimentos em 356 dos 417 municípios baianos.


Vas/rn – 09.04.12

Comprar medicamentos em farmácias populares diminui custo de tratamento


Das 63 farmácias populares na Bahia, 17 estão localizadas em Salvador. Desde fevereiro do ano passado, hipertensos e diabéticos recebem remédios de graça e ainda podem ser acompanhados pelos farmacêuticos.

Para receber  os medicamentos de hipertensão e diabetes, tanto na 'Farmácia Popular', projeto do governo federal, quanto nas convencionais, é necessário apresentar a carteira de identidade com foto, CPF e a receita médica, que tem validade por quatro meses. Para um parente ou amigo pegar o remédio, é preciso portar uma procuração reconhecida em cartório, além das cópias dos documentos pessoais do procurador e do paciente.

Quinze medicamentos são gratuitos. Outros 24 remédios, mais fralda pediátrica, são vendidos com descontos em farmácias conveniadas. Ainda são encontrados remédios para osteoporose, rinite e doença de Parkinson. As farmácias populares funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; e nos sábados, até o meio-dia. Para comprar, basta apresentar a receita médica. São mais de 100 medicamentos disponíveis para cerca de 30 doenças, algumas crônicas e raras.
Fonte: Tv Bahia

Anatel publica regulamento do novo modelo do chamado 'telefone social'


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou nesta segunda-feira (9), no Diário Oficial da União, as novas regras do chamado "telefone social" para as famílias de baixa renda.

No serviço chamado Acesso Individual Classe Especial (AICE), famílias de baixa renda poderão pagar, em média, R$ 13,31 (com tributos já incluídos), pós-pago, pela assinatura de telefone fixo com franquia mensal de 90 minutos para chamadas locais para fixo. Para o excedente, os usuários poderão comprar créditos pré-pagos.

Conforme a Anatel, a medida vai beneficiar 22 milhões de famílias inscritas no cadastro único de beneficiários de programas sociais do governo federal, entre eles o Bolsa Família, que terão direito ao novo Aice. De acordo com a resolução, as operadoras terão que instalar o Aice nas residências em apenas 7 dias. As companhias terão 4 meses para se adaptar à nova regra nas casas onde não existe nenhuma linha instalada.

Mais barato
A Anatel afirma que o valor de R$ 13,31 é inferior ao do atual Aice (R$ 24,14, com tributos) e da assinatura básica residencial convencional (R$ 40,24, com tributos). O atual modelo funciona no sistema pré-pago. Para fazer ligações, os usuários precisam comprar créditos.

O AICE existe desde 2005 mas, como o novo regulamento, ele passa a ser oferecido com novas regras. A principal mudança é a definição do perfil das famílias que têm direito ao serviço. Antes, qualquer pessoa poderia fazer assinatura. Agora, apenas aquelas que estão no cadastro único de programas sociais do governo.

Os atuais assinantes do Aice terão sua assinatura reduzida para o novo valor no momento em que o regulamento começar a valer. Os usuários que estão no cadastro único do governo federal – ou seja, são beneficiários de programas sociais –, contarão com migração automática. Para os assinantes que não cumprem o requisito, as operadoras terão que oferecer, num prazo de 90 dias, um plano que conte, pelo menos, com vantagens semelhantes às do atual AICE.

Cronograma
A agência publicou o cronograma de implantação para permitir que as companhias planejem a migração. Nos primeiros 12 meses, a obrigatoriedade será para as famílias que recebem até um salário mínimo mensal. Nos 12 meses seguintes, passará para as residências com renda de até dois salários e, após 24 meses, será estendida ao restante dos integrantes do cadastro único, que recebem até três salários. Se não houver procura suficiente pelo modelo nesses prazos, a Anatel poderá antecipar o cronograma.

Do G1, com Agência Estado


EUA anunciam dois novos consulados no Brasil


Os Estados Unidos vai abrir mais dois consulados no Brasil, para ajudar a reduzir o tempo de espera para concessão de vistos. Os novos postos serão em Porto Alegre e Belo Horizonte. Atualmente, há consulados na capital federal, no Rio e Janeiro, em Recife em São Paulo.

Além do anúncio dos dois novos consulados, deve ser assinado um acordo no setor de aviação, para expandir o recente programa 'céus abertos' e permitir mais voos entre os dois países.

Com informações da Dow Jones e da AP


8 de abril de 2012

13 órgãos abrem inscrições para 4,1 mil vagas na segunda-feira


Pelo menos 13 órgãos abrem inscrições na segunda-feira (9) para 4.178 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade.. Os salários chegam a R$ 12.960,77 no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Os órgãos que abrem as inscrições nesta segunda-feira são os seguintes: Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Empresa de Desenvolvimento de Itabira, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Prefeitura de Cotriguaçu (MT), Prefeitura de Ibirité (MG), Prefeitura de Itaquaquecetuba (SP), Prefeitura de Olinda (PE), Prefeitura de Patrocínio (MG), Prefeitura de Toledo (MG), Prefeitura de Câmara de Trairi (CE), Prefeitura de Uberaba (MG) e Tribunal de Justiça de São Paulo.

G1

Venda de aviões privados cresce no país


Nos últimos dois anos, o crescimento anual desse mercado chegou a mais de 9%, e ter sua própria aeronave deixou de ser uma exclusividade dos muito ricos.

Mesmo indo além do nicho dos muito ricos, ter um avião particular, no entanto, ainda não é para todos. Atualmente, é possível comprar um monomotor seminovo com cerca de R$ 500 mil – modelos da década de 1980 saem por até R$ 200 mil.

Já os jatos custam mais caro, passando dos US$ 4 milhões (R$ 7,3 milhões), e têm que ser importados por representantes credenciados pela fabricante. O preço de uma aeronave varia conforme o ano de fabricação, quantidade de horas de voo e situação dos componentes.

 Na categoria dos jatos, o Learjet (da Bombardier), o Phenom 100 e o Legacy (da Embraer), o Citation Mustang e o Citation XLS (da Cessna) e o King Air (da Beechcraft) estão entre os mais adquiridos no país. São os preferidos por cantores e empresários devido à comodidade, maior número de assentos e autonomia que pode chegar a 19 horas de voo. Os preços variam entre US$ 3,6 milhões a US$ 30 milhões (R$ 6,59 milhões a R$ 54,6 milhões).

Um jato novo de R$ 5 milhões exigirá um custo operacional fixo mensal de R$ 30 mil - despesas com piloto, gasolina, hangar. Já um monomotor seminovo de R$ 200 mil pode ser mantido em um hangar alugado por R$ 500 mensais e com manutenção a cada 200 horas de voo, que fica em R$ 2 mil cada.


G1-SP

Bilionário doou metade de sua fortuna e vive em hotéis


O que você compraria com uma fortuna de R$ 4,3 bilhões? Bem, a resposta de Nicolas Berggruen, um dos maiores acionistas da rede de fast food Burguer King e dono do dinheiro acima é: nada. Berggruen não tem casa, carros ou aviões. Seus poucos pertences são carregados em um saco de papel. Segundo o executivo, coisas materiais têm “apelo zero”. São as ações que têm valor real, disse Berggruen em entrevista ao jornal Daily Mirror.

Aos 50 anos, o executivo leva uma vida que muitos sem-teto gostariam de ter. Viaja pelo mundo, sai com mulheres bonitas e se hospeda em hotéis de luxo. Em apenas mês, chegou a se hospedar em 14 cidades diferentes, geralmente os lugares onde tem negócios.

A mais recente aquisição de Berggruen foi uma participação de R$ 2,5 bilhões no Burger King. Mas, apesar de sua riqueza, o magnata franco-alemão insiste que não precisa ou mesmo deseja bens materiais. "Possuir as coisas não é interessante. Viver em ambientes grandes para mostrar a mim mesmo e aos outros que sou rico tem apelo zero. O que tenho é temporário, já que estamos aqui apenas por um curto período de tempo. São nossas ações que vão durar para sempre. Esse é o valor real”, disse na entrevista.

Berggruen nasceu em uma família privilegiada. O pai, Heinz, era um rico judeu comerciante de arte que fez amizade com Pablo Picasso, em Paris, em 1961. Desde cedo, Berggruen mostrou um lado rebelde. Foi expulso por insubordinação de um internato suíço, ao prometer que não iria aprender uma palavra de inglês, porque esta era a língua do imperialismo.

Anos depois, no entanto, ele mudou de ideia e passou a estudar finanças em uma universidade de Nova York (EUA). Em 1988, fundou um fundo hedge, o Alpha Investment Management. Mais tarde, criou o grupo Berggruen Holdings, o qual comprou fatias de empresas ao redor do mundo.

Um dos negócios de maior repercussão feito pelo grupo foi a aquisição da loja de departamentos alemã Karstadt. Berggruen comprou a loja por um euro, salvando 25.000 empregos ao investir R$ 115,7 milhões.

Em 2000, Berggruen teve uma espécie de epifania e prometeu doar parte de sua riqueza. Naquele ano, vendeu sua casa na Quinta Avenida, em Nova York, e sua ilha particular perto de Miami. A partir de então, passou a morar em hotéis.


Berggruen é um dos mais de 50 bilionários que concordaram em ceder pelo menos metade de suas fortunas. Ele gasta milhões comprando obras de arte de Andy Warhol e Damien Hirst apenas para entregá-los aos museus. De graça! No ano passado, doou R$ 34,7 milhões a uma campanha para salvar a Califórnia de suas dívidas. Talvez uma instituição de ajuda aos sem-teto sejam o próximo item em sua lista.



por ÉPOCA NEGÓCIOS ONLINE